Depois da intertemporada mais caótica que se têm memória, a NFL encontrou um pouco de normalidade em agosto com a chegada dos training camps e com os times se encontrando presencialmente ao invés das reuniões por Zoom. O distanciamento social desde março fez com que os jogadores não pudessem fazer a preparação ideal, resultando num maior número de lesões ainda nos treinos, além de menos visitas e encontros para assinatura de novos contratos. Separamos 5 jogadores que estão disponíveis no mercado e que podem encontrar uma nova casa até o início da temporada regular.
Jadeveon Clowney, EDGE
Jogadores do calibre de Clowney não costumam estar disponíveis no mercado muito depois da abertura da free agency em março. Imagine então em agosto, quando o elenco das equipes já está definido inclusive após o Draft e já se sabe onde um time precisa de reforços. Mesmo numa posição tão importante, existe uma disparidade entre o que o defensor pede e o que as equipes estão dispostas a pagar.
Seu potencial é indiscutível, porém, depois de 6 temporadas, os times estão receosos a se comprometer no longo prazo com um jogador cuja produção e comprometimento já foram questionados em diversos momentos. Ele provavelmente assinará com algum time até setembro, mas num contrato de apenas 1 ou 2 anos.
Devonta Freeman, RB
Não faz muito tempo que Devonta Freeman era o running back mais bem pago da NFL e uma das grandes estrelas da posição. Com Kyle Shanahan comandando o ataque de Atlanta, Freeman formava uma dupla letal com Tevin Coleman no backfield, ameaçando tanto no jogo corrido quanto no jogo aéreo. Ele chegou até mesmo a liderar a NFL em número de touchdowns e foi indicado ao All-Pro, ambos em 2015.
A saída de Shanahan resultou na queda de produção do jogador, que não atingiu as 1000 jardas terrestres desde então e foi dispensado pelos Falcons em março. Freeman é o jogador ideal para um time que precisa de uma opção veterana e barata na posição – havia boatos que o Philadelphia Eagles e o Seattle Seahawks estavam entre os interessados.
Eric Reid, S
O corte de Eric Reid por parte dos Panthers em março foi surpreendente e ele estar desempregado em agosto é ainda mais: ele não tem grandes problemas com lesões e, mesmo que não seja uma grande estrela, tem qualidade suficiente para ser titular na NFL.
O fator financeiro pode ser o que está limitando sua contratação, assim como seus protestos durante o hino americano certamente afasta alguns times dessa opção. Seja como for, nada altera que Reid é um jogador sólido que ainda está disponível no mercado numa posição que ganha cada vez mais importância. Um contrato de um ano é a maior probabilidade.
Logan Ryan, DB
Apesar de ter sido um cornerback durante toda sua carreira, Ryan atualmente se vê como um safety, um movimento até inteligente da parte do jogador se considerarmos a necessidade de versatilidade e profundidade de elenco que dominará a NFL em 2020 por causa da pandemia. Com 29 anos, a mudança para o posto de free safety pode fazer muito bem ao jogador, que cedeu algumas big plays em 2019 mas registrou 4 interceptações e uma pick-six nos playoffs para encerrar a carreira de Tom Brady no New England Patriots, seu antigo time.
Ryan será uma ótima adição para qualquer equipe que esteja sonhando com playoffs em 2020, já que ele pode cobrir uma porção de posições e leva bastante experiência para seu novo time. Ele não deve chegar até a primeira semana da temporada desempregado.
Clay Matthews, EDGE
Mesmo aos 34 anos, Matthews ainda pode ser uma opção valiosa para uma equipe precisando de mais opções para atacar o quarterback. Não se pode esperar que ele consiga replicar a produção dos tempos de Green Bay Packers, porém, uma utilização restrita em terceiras descidas e jogadas de passe pode fazer com que ele apresente algo na faixa de 7 a 8 sacks, assim como vimos no Los Angeles Rams em 2019.
Matthews tem idade avançada e, por isso, é improvável que algum time assine com o jogador por mais de um ano. O veterano ainda pode produzir em situações ocasionais, além de não custar muito.
Leia nossas prévias de temporada:
Prévias 2020: Deixa o Wilson passar a bola, Pete Carroll
Prévias 2020: Cam Newton é um step ou o futuro dos Patriots?
Prévias 2020: Sem grandes expectativas, Panthers entram em reconstrução 🏈20
Prévias 2020: Na volta de Roethlisberger, defesa é a força dos Steelers 🏈
