A expectativa é que vejamos muitos jogadores importantes sendo cortados até o dia 17 de março, quando o ano novo da NFL oficialmente terá início e o mercado de agentes livres se abrirá. Em primeiro lugar, porque esse é o ciclo natural da liga; em segundo, porque o salary cap diminuirá em 2021 devido às perdas financeiras causadas pela pandemia, obrigando as equipes a apertarem o cinto. A folha salarial, por exemplo, deve encolher de 200 para algo entre 175 a 185 milhões.
Com isso em mente, separamos cinco dos principais nomes da NFC com mais chance de perderem o emprego nas próximas semanas. Todos os valores citados no texto foram retirados do site spotrac.com, inclusive a estimativa de dinheiro disponível no cap dos times.
Jimmy Garoppolo, QB, San Francisco 49ers
Julgando pelo suposto interesse demonstrado pelos 49ers em outros quarterbacks recentemente, é razoável imaginar que eles estão animados com a ideia de ter um novo signal caller em 2021. Mas é aquele negócio: melhor Garoppolo do que C.J. Beathard ou Nick Mullens, então ele vai ficando.
Em todo o caso, não podemos descartar a possibilidade de um corte. Financeiramente faria total sentido, aliás: como o grosso do contrato de 137 milhões já foi pago, dispensar Garoppolo significaria 23,6 milhões de economia na folha salarial e apenas 2,8 de dead money. San Francisco não é uma das franquias com o salary cap mais problemático, entretanto os atuais 20 milhões disponíveis também não deixam muita margem para John Lynch trabalhar.
Golden Tate, WR, New York Giants
Tate foi uma experiência que deu errado e é hora de seguir em frente. Não fez muito sentido quando os Giants lhe deram um contrato de quatro anos e 37 milhões de dólares em 2019, pois eles já tinham Sterling Shepard, um jogador mais jovem e com características similares. No final das contas, Tate nunca encaixou direito na equipe nem conseguiu produzir.
Mantê-lo no elenco não tem lógica, ao passo que o cortar trará uma economia de 6,1 milhões aos cofres de New York e um dinheiro morto de 4,7. Haja vista a franquia atualmente ter míseros oito milhões livres na folha, é só uma questão de tempo até a movimentação ser oficializada.
