5 lições é uma coluna semanal de Deivis Chiodini, abordando pontos importantes que a rodada da NFL nos trouxe. Está no ar sempre nas segundas-feiras pela manhã, trazendo opinião rápida e de forma clara. Clique aqui e confira o índice da coluna!
Protege o velhinho, que ele sabe o que faz
Nenhum sack e apenas um hit: esse foi o saldo da pressão do Atlanta Falcons contra o Tampa Bay Buccaneers. Dá para dizer que Tom Brady chegou com o uniforme limpo no vestiário e se não fosse o cheiro de suor, nem precisaria ir para lavanderia. O camisa 12 é o quarterback menos pressionado na temporada[foot]Pro Football Focus[/foot] e esse trunfo o coloca na frente pelo prêmio de MVP. Ninguém entre os jogadores da posição vem tendo um ano incontestável e a regularidade é um fator que conta em prol de Brady: neste momento ele lidera a liga em jardas aéreas e touchdowns e isso não deve mudar nas próximas semanas, em especial com a linha ofensiva dos Buccaneers fazendo esse trabalho primoroso. O quarto MVP tá na porta e Tom já deve estar até pensando onde colocar o troféu.
É hora de dar tchau, Mike Zimmer
Perder para o Detroit Lions, tomando uma campanha para touchdown de Jared Goff, com ele marchando o campo inteiro sem timeouts, é digno de demissão. Mike Zimmer vem para sua segunda temporada ruim consecutiva e mesmo em 2019, quando chegou na semifinal de conferência, o time não empolgava. Seguindo na toada atual, os playoffs ficam cada vez mais longe e no caso do insucesso se confirmar não existem motivos para manter o treinador. A equipe nunca consegue engrenar e se mostrar confiável, mesmo tendo talento em bom nível para brigar por coisas maiores. De nada adianta bater o Green Bay Packers numa semana e perder para os Lions 15 dias depois: consistência é a chave na NFL, e isso Zimmer tem mostrado que não consegue mais dar aos Vikings.
A freguesia continua forte
Muito se fala – de forma justa – de como Kyle Shanahan tem dominado Sean McVay nos confrontos diretos, com direito a uma sequência de 5 vitórias nos últimos embates entre San Francisco 49ers e Los Angeles Rams. Porém, outra tem recebido menos destaque: Pete Carroll com ampla vantagem sobre Shanahan. Com a vitória deste final de semana, o treinador do Seattle Seahawks tem 8 triunfos e apenas 2 reveses quando enfrenta Kyle. Nesta temporada, Seattle tem apenas 4 vitórias e duas delas são sobre o time da California. Confrontos divisionais são sempre complicados e perder essas duas partidas pode custar a classificação para os playoffs que os 49ers ainda correm atrás.
Os Dolphins acertaram muito no último Draft
Sim, Liam Eichenberg pode estar sofrendo como todo restante da linha ofensiva do Miami Dolphins, mas as 3 escolhas que a franquia fez antes dele no último Draft vem impactando muito e vão se tornar grandes nomes na NFL rapidamente. Jaylen Waddle teve um jogo de 9 recepções contra o New York Giants e lidera entre os calouros da posição com 86, estando apenas a 15 de igualar o recorde de Anquan Boldin, estabelecido em 2003. Jaelan Phillips começou a temporada devagar, mas com os 2 sacks anotados contra os Giants, chegou a 8 e está atrás apenas do fenômeno Micah Parsons entre os novatos. Jevon Holland é o melhor safety calouro e já tem 6 passes desviados. Não dá para pedir mais de suas escolhas.
A AFC South tem duas prateleiras e isso não deve mudar logo
É tenebroso olhar para Houston Texans e Jacksonville Jaguars. Não apenas pelas derrotas sofridas para Indianapolis Colts e Los Angeles Rams respectivamente nessa semana, mas também pela falta de perspectiva de qualquer melhora em ambas. Os Texans são um time envelhecido, que tem uma situação controversa para resolver em relação a Deshaun Watson e inúmeros buracos na equipe. Já em Jacksonville, por mais ter Trevor Lawrence no elenco é um alento, a comissão técnica não passa confiança alguma e se não mudar logo, mais um talento pode ir pelo ralo. A AFC South é a divisão dos Colts e do Tennessee Titans e isso não deve mudar para 2022.
Para saber mais:
Defesa forte, ataque eficiente: eras Jones e Brady começam quase iguais nos Patriots
5 times que subiram de patamar em 2021
5 temporadas mais caóticas da história da NFL
