Após um dia inteiro de muitos vazamentos, incluindo a abertura da temporada e a semana 1 completa, a NFL divulgou oficialmente a tabela de 2021 na noite da última quarta-feira. Embora todos os times já soubessem seus oponentes desde o final da temporada regular passada, ainda faltava conhecer como se daria a distribuição dos confrontos e, acima de tudo, quais seriam os duelos de horário nobre.
Agora, em posse dessas informações, sabemos quais franquias terão o maior número de partidas no primetime, quais deram sorte ou azar com um começo de ano mais tranquilo ou pesado, quem será mais “castigado” com sucessivos jogos fora de casa, etc.
Neste texto falaremos exclusivamente sobre o Sunday Night Football, o filé mignon das transmissões televisivas de futebol americano nos Estados Unidos e aqui no Brasil. Listamos os cinco melhores jogos de domingo à noite, aqueles impossíveis de perder, mesmo que isso signifique ter problemas para acordar cedo na segunda-feira seguinte.
Semana 13: San Francisco 49ers @ Seattle Seahawks
Teremos nada menos do que seis duelos divisionais consecutivos no Sunday Night Football entre as semanas 12 e 17 – e provavelmente outro na semana 18 -, incluindo dois jogos do Green Bay Packers, em casa, diante de Chicago Bears e Minnesota Vikings. A NBC não está brincando em serviço.
Nosso destaque, porém, é a visita dos 49ers ao Lumen Field (o antigo CenturyLink Field). Em primeiro lugar, estamos falando de uma das rivalidades mais incandescentes da última década. Em segundo, considerando que as coisas caminhem dentro do imaginado, deve ser uma partida chave para definir tanto os destinos das duas equipes quanto o destino da própria NFC West, afinal todo confronto divisional é decisivo em uma divisão na qual os quatro membros podem ser campeões.
Semana 12: Cleveland Browns @ Baltimore Ravens
Você se recorda do que aconteceu na última vez em que Browns e Ravens se enfrentaram? Tivemos 89 pontos combinados e um espetacular triunfo de Baltimore por 47 a 42. Foi também quando Lamar Jackson sumiu nos vestiários, supostamente para ir ao banheiro, e voltou milagrosamente para conduzir a campanha da vitória.
No papel os dois times só melhoraram desde então, sobretudo Cleveland, e postam-se como os favoritos ao título da AFC North em 2021 – torcedor de Pittsburgh, calma. Os Steelers não vêm muito atrás. Enfim, o encontro da semana 12 tem boas chances de ser um tira-teima definindo o verdadeiro Rei do Norte (da AFC).
Semana 02: Kansas City Chiefs @ Baltimore Ravens
As duas franquias medirão forças pelo quarto ano seguido, mostrando que esta talvez seja a maior rivalidade em ascensão da NFL. Contudo, não custa lembrar, a freguesia de Baltimore vem sendo enorme desde 2018 e Lamar Jackson ainda busca sua primeira vitória contra Patrick Mahomes.
Em todo o caso, é uma partida bastante aguardada principalmente por conta dos dois quarterbacks, ambos jovens e excepcionais em seus respectivos estilos. Ademais, também pode ser um jogo importante na definição dos rumos da conferência, afinal é certo que Kansas City brigará pela melhor campanha da AFC, enquanto Baltimore é um dos candidatos a tentar desbancar os atuais bicampeões da Conferência Americana.
Semana 05: Buffalo Bills @ Kansas City Chiefs
Outro duelo excelente é a reedição da última final da AFC. Buffalo voltará ao Arrowhead Stadium, dessa vez esperando oferecer mais resistência a Mahomes e ao ataque dos Chiefs em comparação ao Championship Game da temporada passada. Para quem já se esqueceu, naquela ocasião os donos da casa venceram por 38 a 24 com certa tranquilidade.
Além de um possível “revenge game”, também reunindo dois quarterbacks jovens e ultraprodutivos, será um ótimo teste para descobrir do que os Bills são capazes em 2021. Uma vitória ou pelo menos uma boa apresentação diante do grande bicho papão da conferência consolidará a franquia da AFC East como um postulante viável ao Super Bowl.
Semana 04: Tampa Bay Buccaneers @ New England Patriots
Obviamente o melhor Sunday Night Football da temporada é o retorno de Tom Brady ao Gillete Stadium vestindo o uniforme dos Buccaneers. Só se falará nisso nos dias antes e depois à partida, então prepare-se, pois o número de histórias é quase infinito: se Brady cumprimentou Bill Belichick; se foi um cumprimento amigável ou não; se a torcida o recebeu bem ou mal; se houve vaias e se tais eventuais vaias são um desrespeito ou não.
O jogo em si tende a ficar em segundo plano, até porque são times em patamares distintos e com ambições diferentes em 2021. Por fim, vale lembrar que se Brady vencer, ele entrará no seleto grupo de signal callers que ganharam de todas as franquias da liga, juntando-se a Peyton Manning, Drew Brees e Brett Favre.
Para saber mais:
Curti: 5 melhores jogos do calendário 2021
Browns saem do Draft como vencedores – agora falta ir ao campo
Abertura da temporada será Bucs vs Cowboys – veja Semana 1
Mac Jones tem cacife para ser titular dos Patriots em 2021?
