5 perguntas para serem respondidas na Semana 12

Podem os Buccaneers emularem a fórmula dos Raiders e baterem os Chiefs? Lamar pode bater o Pittsburgh Steelers? Essa e outras questões sobre a rodada que se acerca

5 perguntas é uma coluna semanal de Deivis Chiodini, abordando questões importantes sobre a rodada da NFL que está por se iniciar. Está no ar sempre nas quintas-feiras a tarde, trazendo indagações que virão a ser respondidas nos jogos da semana. Hoje, o destaque fica por conta de Tom Brady tentando voltar a jogar bem e provar que pode ser agressivo. Além disso, Lamar Jackson precisando assumir a responsabilidade para fazer algo improvável e muito mais. Vamos às perguntas:

1. Lamar tem forças para quebrar a invencibilidade dos Steelers?

Claro que parece uma pergunta tola nesse momento da temporada. Afinal de contas, a defesa do Pittsburgh Steelers é a melhor da NFL e o Baltimore Ravens passa por um momento de crise, vindo de duas derrotas e sem jogar bem. Para piorar, Mark Ingram e J.K.Dobbins testaram positivo para o COVID-19 e estão fora e Calais Campbell é dúvida, se recuperando de lesão. Nada é favorável aos Ravens, que ainda tem a viagem a Pittsburgh.

Mesmo assim, a vantagem nas casas de apostas é de apenas 4 pontos para os Steelers? O motivo: Lamar Jackson. Claro que ele está bem longe de jogar como em 2019, mas não se despreza um MVP do ano anterior. Dono de um elemento “X”, aquilo que o faz conseguir jogadas especiais, Lamar só precisa de um grande jogo para recuperar a confiança e brilhar. Nada melhor para isso que explodir contra o maior rival. Improvável? Sim, mas não impossível para Lamar Jackson.

2. A defesa do Dallas Cowboys realmente melhorou?

O importante aqui é deixar claro o parâmetro: a comparação é com o desastroso começo de temporada. Até a semana 6, o Dallas Cowboys cedia mais de 36 pontos de média por partida, já nos últimos 4 jogos esse número caiu para 25. Longe do ideal, mas suficiente para dar chances de o time brigar por alguma coisa, como na vitória sobre o Minnesota Vikings. Nessa semana, o adversário é Washington, que vem de três bons jogos desde a volta de Alex Smith a posição de titular. Ótimo teste para medir em que pé realmente está a defesa do time de Dallas.

3. Taysom Hill pode engrenar na posição de quarterback?

A surpresa da semana passada foi sem dúvidas Taysom Hill como titular no New Orleans Saints. Após a lesão de Drew Brees, todos esperavam que Jameis Winston entrasse em campo, mas foi Hill quem jogou contra o Atlanta Falcons, tendo bons números e saindo com a vitória. Apenas um jogo, ainda mais contra a defesa dos Falcons, é um lapso temporal muito pequeno e o camisa 7 terá que conseguir uma boa sequência de jogos para provar sua capacidade. Contra o Denver Broncos ele enfrentará uma ótima defesa contra o passe e com grande capacidade de conseguir pressão, o que ajudará a entender melhor em que pé está Hill.

4. A “fórmula Raiders” pode ser aplicada pelo Buccaneers para bater os Chiefs?

Ninguém complicou mais a vida do Kansas City Chiefs até agora que o Las Vegas Raiders. Além de ser o único a bater Mahomes e cia., os comandados de Jon Gruden deram um calor enorme na última semana, tomando a virada apenas no minuto final. A fórmula? Conter Mahomes nos passes longos sem mandar blitz e não hesitar em atacar a secundária dos Chiefs em profundidade. Nos dois jogos entre as equipes, Derek Carr lançou 14 passes em que a bola viajou mais de 20 jardas e destes saíram 3 touchdowns.

O grande problema é que Tom Brady vive uma fase muito ruim tentando passar no fundo do campo. Segundo o site Next Gen Stats, Brady tentou 19 passes para mais de 20 jardas nas últimas quatro semanas e não completou nenhum. Se não conseguir transformar a partida num tiroteio, as chances de Tampa caem e muito, pois Mahomes vai conseguir pontuar de algum jeito.

5. Podem os Bears pararem Rodgers e darem uma sobrevida na briga pela divisão?

O ataque do Chicago Bears é péssimo, mas enfrentará um defesa que lhe dá chances de parecer menos ruim: a do Green Bay Packers. Depois de tomar um nó tático do Indianapolis Colts na semana 11, a unidade comandada por Mike Pettine não pode nem pensar em ser sobrepujada pelo anêmica ofensiva dos Bears. Do outro lado, a chave é conseguir pressionar Aaron Rodgers, fazendo com que ele diminua sua produção, que vem em alta na temporada. Caso Chicago não consiga a vitória, ficará três jogos atrás de Green Bay, que virtualmente garantirá a NFC North.

Leia mais:
🎙️ Ep 244, Prévia Wk 12: Defesa dos Packers segura insosso ataque de Chicago?
4 Descidas, Curti: Brady tem culpa nas derrotas, não o sistema dos Buccaneers
Draft Simulado 3.0, Deivis: Mudanças no top-10 causam efeito dominó

“odds