Um estudo de Justis Mosqueda publicado originalmente em 2018 aponta que as equipes que começam a temporada com 2 derrotas consecutivas tem chances baixíssimas de se recuperar e classificar para aos playoffs. Mesmo se adaptássemos os anos anteriores para a nova regra, com 14 times classificados, apenas 10% das equipes que abriram a temporada com 0-2 estariam no mata-mata.
Em 2020, são 11 equipes que começaram o ano com 2 derrotas. Dentre essas, listamos 5 times que podem contornar o mau começo e se classificar aos playoffs:
Houston Texans
De todos os times dessa lista, a campanha inicial ruim dos Texans pode ser a mais enganadora de todas, afinal, o time abriu a temporada jogando contra os dois últimos vencedores do prêmio de MVP e nem teve torcida para lhe ajudar durante esses confrontos. Embora Deshaun Watson não esteja longe do nível de Patrick Mahomes e Lamar Jackson, a diferença do elenco de Houston para o Kansas City Chiefs e o Baltimore Ravens é considerável.
A AFC South tem um favorito no Tennessee Titans mas, no geral, é uma divisão bastante equilibrada, e os Texans ainda não tiveram nenhum confronto divisional. A tabela fica bem mais fácil a partir da semana 4, quando confrontos contra Minnesota Vikings, Jacksonville Jaguars e o próprio Titans entram no horizonte.
Philadelphia Eagles
O buraco que o Philadelphia Eagles se enfiou no começo da temporada é assustador dadas as expectativas iniciais, porém, a salvação da equipe não está necessariamente dentro do time: depois de duas rodadas, as primeiras impressões são de que a NFC East será a divisão mais turva da NFL, e apesar do favoritismo do Dallas Cowboys, vimos no ano passado a inconsistência passear pelo Leste.
Para que os Eagles possam virar a maré, é essencial que o time pare de dar tiros no próprio pé – os 6 turnovers cometidos em 2 partidas lideram a liga de forma isolada – e melhore seu nível geral, já que a parte mais difícil da tabela ainda está por vir, em confrontos contra San Francisco 49ers, Pittsburgh Steelers e Baltimore Ravens em sequência a partir da semana 4.
Minnesota Vikings
Semelhante ao caso do Philadelphia Eagles, os Vikings precisam melhorar seu nível com certa urgência: é um time talentoso, mas que não chegou nem perto de seu potencial nas primeiras semanas. A linha ofensiva não está bem, Kirk Cousins teve dois jogos instáveis e a secundária não tem produzido o suficiente.
Só que Minnesota está correndo contra o tempo: dois times dentro da NFC North abriram seu ano com duas vitórias, e conquistar uma vaga de wild card na NFC é mais difícil que na AFC. Estamos apostando aqui no talento dos Vikings, mas os triunfos não podem esperar mais. A sequência contra Titans, Texans e Seahawks é dura.
Denver Broncos
Dos times aqui citados, os Broncos são o que tem a menor diferença de pontos nas duas partidas, com um diferencial de -7, ou seja: as duas derrotas foram bem apertadas. Só que começar com dois reveses numa divisão com Patrick Mahomes é quase que garantia de que suas aspirações de pós-temporada estarão limitadas ao wild card.
Denver mostrou vários pontos positivos nos primeiros jogos e poderia estar até mais alto nessa lista não fossem as lesões de Drew Lock e Courtland Sutton durante o jogo contra os Steelers – o primeiro estará fora de ação por um período de 2 a 6 semanas., o segundo não joga mais em 2020. Os Broncos tem uma boa defesa e como a última vaga do wild card não tem um favorito muito claro, o time é mais do que capaz de alcançá-la.
Atlanta Falcons
Não deveríamos nem estar falando dos Falcons aqui: o time que adentraria essa lista no lugar de Atlanta seria o Dallas Cowboys, só que, bem, o final do jogo entre essas equipes foi grotesco e os comandados de Dan Quinn acordaram hoje com duas derrotas na cabeça.
O melhor ataque dessa lista é certamente o do Atlanta Falcons, porém, a média de pontos cedidos pela defesa está em 39 – é difícil expressar em palavras o quão ruim é esse número. Por sorte, o time adentra agora a sequência menos complicada da tabela, com jogos contra Bears, Panthers (2x), Vikings e Lions no horizonte. Quatro vitórias aqui e o time permanece vivo na NFC South.
Leia também:
4 Descidas: Você não pode parar Pat Mahomes, no máximo contê-lo
Dak Prescott mostrando nervos de aço e mais 4 lições da semana 2
Por que Patriots e Seahawks seguiram caminhos tão distintos pós-Super Bowl XLIX?
