Como na NFL há poucos jogos na temporada regular, a força do calendário importa muito e pode punir equipes que, na verdade, não são tão fracas assim. Já que a liga preza pela rotatividade, isso é um elemento fundamental, pois permite que times melhores acabem, em tese, enfrentando oponentes do mesmo nível.
Em 2020, a história não muda, só que há um elemento diferencial. Com a pandemia, os estádios estarão vazios ou com capacidade extremamente reduzida, o que tira o famoso “fator casa” da jogada. Jogar no próprio estádio continua tendo importância – como conhecer o gramado e evitar o desgaste da viagem -, mas o peso neste ano será bem menor.
A partir disso, vamos analisar quem são as 5 franquias com os calendários mais difíceis em 2020, que não estão dispostas em ordem de dificuldade. Lembre-se o prospecto de todas as equipes deste texto está disposto no nosso menu de prévias!
Atlanta Falcons
Além de atuar em uma das divisões mais acirradas da NFL, o Atlanta Falcons não deu sorte no restante do calendário. Não bastasse enfrentar New Orleans Saints e Tampa Bay Buccaneers duas vezes por ano, a franquia também encontrará confrontos extremamente complicados contra outros adversários da NFC, caso de Dallas Cowboys, Seattle Seahawks e Green Bay Packers.
O fator comum acima? Todos os times possuem ótimos ataques e a fraqueza de Atlanta é, justamente, sua defesa. Mais ainda, a equipe da Georgia enfrentará as franquias da AFC West, que contém “apenas” Patrick Mahomes e os promissores ataques de Las Vegas Raiders, Los Angeles Chargers e Denver Broncos.
Kansas City Chiefs
Campeão da última temporada, já era esperado que o Kansas City Chiefs possuísse uma tabela complicada. A pior parte está nas seis primeiras semanas, quando a franquia enfrenta Houston Texans, Los Angeles Chargers, Baltimore Ravens, New England Patriots, Las Vegas Raiders e Buffalo Bills. Não há um jogo que se pode classificar como tranquilo.
A presença de público no Arrowhead Stadium nas semanas iniciais pode dar uma força maior à equipe, pois 20% de torcida é melhor que nada, e Mahomes sempre pode levar o time a qualquer lugar. Ainda assim, o caminho dos Chiefs em busca da dinastia não será fácil, seja dentro da divisão ou fora dela.
Las Vegas Raiders
Em um ano decisivo para Derek Carr, os Raiders não poderão contar com o auxílio da tabela para realizar uma boa temporada. Além de estar em uma divisão complicada, Las Vegas terá pela frente a forte NFC South, o que renderá três embates difíceis contra Saints, Buccaneers e Falcons – e os dois primeiros vem logo nas semanas iniciais.
Para complementar, a equipe terá confrontos equilibrados na própria conferência: Patriots, Bills e Colts possuem defesas prontas para dificultar a vida de Carr e os Browns possuem um ataque predisposto a passar o carro pela fraca defesa dos Raiders.
New York Jets
Com a troca de Jamal Adams, as expectativas da temporada do New York Jets se tornaram ainda menores. Como se isso já não fosse o suficiente, o calendário da franquia é recheado de equipes que estarão brigando forte nos playoffs, diminuindo ainda mais as aspirações dos comandados de Adam Gase.
Dentro da divisão, nem mesmo contra Miami pode-se projetar os Jets como amplo favoritos, pois o problemático ataque da equipe enfrentará três defesas que devem estar na parte de cima da liga. Além disso, New York enfrentará francos candidatos ao título como os Chiefs e os Niners, além de times que lutarão por algo maior em 2020: como Browns, Cardinals, Colts, Raiders, Rams e Seahawks. Não existe um confronto que a franquia possa classificar como fácil.
Seattle Seahawks
Se as declarações recentes de Pete Carroll, que indicam que Russell Wilson não deve passar a bola como esperado, já trazem medo ao torcedor de Seattle, o calendário de 2020 reforça o temor sobre a temporada. É possível dizer que a equipe tem apenas um jogo fácil – contra os supracitados Jets – e um restante de ano recheado de empecilhos.
Por si só, a NFC West será uma batalha sangrenta entre 4 equipes que possuem condições de vencê-la. Para dificultar esse processo, os Seahawks encararão pela frente partidas complexas contra Bills, Cowboys, Eagles, Patriots e Vikings. Cada confronto é um troféu separado na busca pela pós-temporada e este ano será um teste de força para Seattle – o que pode definir o futuro próximo da franquia.
Leia mais:
🎥 Análise Tática: Por que o quarterback não pode telegrafar o passe
5 times que mais perdem com estádios vazios ou com público diminuído
5 free agents que podem ser contratados durante o training camp






