Até hoje, apenas o Seattle Seahawks de 2010 (7-9) e o Carolina Panthers de 2014 (7-8-1) conseguiram a façanha de vencer suas respectivas divisões com mais derrotas do que vitórias. É possível que logo mais tenhamos um terceiro time nesse seleto grupo: o campeão da NFC East em 2020, seja ele quem for. Por ora, o Philadelphia Eagles lidera a divisão com uma campanha 1-2-1.
Mas o que realmente precisa acontecer para uma franquia terminar campeã de divisão com uma campanha negativa? Analisamos os casos da NFC West 2010 e NFC South 2014 para tentar descobrir se a NFC East 2020 terá o mesmo destino.
Equilíbrio nos duelos divisionais é a chave da mediocridade
Para que haja um campeão divisional negativado é necessário, obviamente, que exista grande equilíbrio dentro da divisão – no caso, um equilíbrio entre várias equipes ruins. É preciso que a disfuncionalidade geral faça todo mundo ser capaz de perder para todo mundo, impedindo que alguém dispare na liderança. Na NFC West de 2010, por exemplo, Seahawks (7-9), St. Louis Rams (7-9) e San Francisco 49ers (6-10) se digladiaram, alternando vitórias e derrotas entre si. Foi também o que ocorreu com Panthers (7-8-1), New Orleans Saints (7-9) e Atlanta Falcons (6-10) quatro anos depois.
Nesse cenário, os duelos divisionais costumam ser o fiel da balança, até porque a expectativa é ninguém conseguir muitos resultados positivos contra oponentes de outras divisões ou conferência. No caso da NFC East, Dallas Cowboys e Philadelphia Eagles, teoricamente os principais candidatos a vencê-la, precisam deixar vitórias pelo caminho contra New York Giants e Washington, os times mais fracos.
Até o momento só tivemos um confronto divisional: o triunfo de Washington sobre os Eagles na semana 1, portanto é impossível saber como se dará a dinâmica dentro da divisão leste da NFC. Por exemplo, se os Cowboys varrerem Washington e Giants, o que deveria ser o natural, e conseguirem pelo menos uma vitória contra Philadelphia, já encaminham uma campanha positiva. O mesmo raciocínio vale para os Eagles, em que pese o revés na estreia.
Ou seja, pelo menos o terceiro colocado da NFC East precisa fazer frente aos dois primeiros para que todo mundo fique mais ou menos atolado na mesma lama. Caso contrário veremos se repetir o que aconteceu em 2019, quando nem Eagles nem Cowboys eram muito bons, mas ainda assim ganharam respectivamente nove e oito jogos graças a um sólido 5-1 dentro da divisão – eles só perderam entre si.
NFC East tem o pior começo da história e o calendário não ajudará no futuro
Após quatro semanas, as equipes da NFC East somam um retrospecto total de 3-12-1, o pior de todos os tempos para um primeiro quarto de temporada. A título de curiosidade, as franquias da NFC West 2010 e a NFC South 2014, nessa altura, somavam 6-10.
São, de fato, números historicamente pífios, mas que tendem a melhorar com os duelos divisionais (alguém tem de vencer essas partidas) e a projeção de regressão à média no rendimento dos times. Dallas não vai ceder 40 pontos todo jogo, assim como Philadelphia não terá de colocar os reservas dos reservas do ataque em campo a temporada inteira.
Em todo o caso, vale destacar como o calendário foi cruel com a NFC East ao cruzá-la com a NFC West e AFC North em 2020. Isso fará com que Cowboys e Eagles tenham sequências duríssimas ao longo de todo o ano – vamos focar neles pois os dois são os principais postulantes ao título.
Philadelphia, por exemplo, visitará o Pittsburgh Steelers e receberá o Baltimore Ravens nos próximos 15 dias, além de ter pela frente uma maratona de Cleveland Browns, Seattle Seahawks, Green Bay Packers e New Orleans Saints entre as semanas 11 e 14. Dallas, por sua vez, viverá seu momento mais crítico ao voltar da bye week, quando visitará Minnesota Vikings, Baltimore Ravens e Cincinnati Bengals também entre as semanas 11 e 14. É uma tabela bastante complicada para ambos.
Em suma, essas são as condições e o cenário para que a NFC East tenha um vencedor com campanha negativa em 2020. As chances são realmente consideráveis, sobretudo se atendido o requisito de equilíbrio divisional mencionado antes, embora seja impossível cravar qualquer coisa com apenas quatro jogos disputados.
Leia também:
4 Descidas: Cai o Magnífico Gestor Bill O’Brien
5 pontos que explicam o sucesso da defesa dos Colts em 2020
Curti: 5 coisas boas na NFC East (é sério)
🎙️Ep 230: Tom Brady pistola, uma instituição da NFL – mais o recap da Semana 4
🎙️ ProClub: Rodgers e Mahomes triunfam – o recap dos dois jogos da segunda







