Após quase 30 mil respostas: Qual a maior torcida da NFL e do College de acordo com nosso censo

Foram quase 30 mil respostas – ficamos a apenas 213 de atingir essa incrível marca. Em termos de espaço amostral, portanto, estamos bem servidos.

Claro: muitas pessoas assistem à NFL e não acessam constantemente a internet. Ou então não foram atingidas por nossa divulgação – feita em redes sociais. Mas, mesmo assim, é um espaço amostral relevante e que confirma algumas suposições de nossa parte.

Com cinco títulos desde 2001 e um dos melhores, senão o melhor, quarterback da história em seu comando, o New England Patriots lidera nosso ranking. Foram mais de 6 mil votos, o que corresponde a 20,27% do total de respostas. Em segundo lugar, com o incrível Aaron Rodgers e uma rica história – contando Super Bowl e títulos pré-Super Bowl é a franquia mais vitoriosa da história da liga – o Green Bay Packers. Em ascenção desde que Pete Carroll chegou no noroeste dos EUA, o Seattle Seahawks fica em terceiro lugar com 9,16%.

Dos dez primeiros lugares em nossa lista, três não venceram um Super Bowl desde o boom de popularidade da NFL no Brasil, a partir de 2006 quando as transmissões começaram a serem feitas do Brasil e houve popularização da TV a Cabo; São eles Cowboys, Eagles e 49ers. Em compensação, somados, os 12 últimos colocados de nossa lista não ganharam nenhum Super Bowl nos últimos dez anos e, além disso, em toda sua história somam apenas 5 títulos – o mesmo que os Patriots, líderes do ranking, na Era Belichick-Brady.

Títulos e Idas Recentes aos Playoffs são pontos em comum entre os 15 primeiros

Ainda, há alguns dados interessantes. Todas as franquias do top 15 foram para os playoffs pelo menos uma vez nos últimos cinco anos. Entre 10 últimas colocadas, Jaguars, Rams, Titans, Browns e Buccaneers não estiveram em pós-temporada nesse mesmo espaço. Ainda, o “Efeito Cairo Santos” é apenas de simpatia com o atleta. Não é o suficiente para fazer com que a torcida do Kansas City Chiefs aumente de maneira exponencial só pela presença do brasileiro no elenco. Os Chiefs estão na 23ª colocação de nosso ranking, com 0,6%.

Polarização de torcidas é realidade no censo

Somados, Patriots e Packers correspondem por 39.63% da torcida, nesse espaço amostral que prospecta como bastante fidedigno para a realidade brasileira. Se somarmos o top 10, temos 81% das torcidas concentradas em apenas dez equipes. Do outro lado, Jacksonville, Los Angeles Rams, Tennessee, Cleveland, Houston, Cincinnati, Detroit, Tampa Bay, Los Angeles Chargers, Kansas City, Buffalo, New York Jets, Chicago, Washington e Atlanta (as 15 últimas) correspondem a 7,85% – o que daria menos que o terceiro colocado, Seattle, sozinho.

Confira abaixo a listagem completa

No College Football, ligação com ídolos da NFL e títulos recentes são pontos em comum entre primeiros colocados

Alabama é o programa de College Football com mais títulos desde a metade da década passada. Não espanta saber que a Crimson Tide lidera nosso censo, com 6,99% de votos. Interessante notar algumas coisas; Primeiro, que o College é mais pulverizado no que diz respeito às torcidas. Das 128 universidades com programas na primeira divisão (FBS), todas receberam pelo menos um voto. 37 receberam pelo menos 100 votos. 115 tiveram menos de 1% cada. E 41,67% das pessoas que participaram de nosso censo não tem nenhum time de preferência no College Football.

Como era de se esperar, o top 10 é composto por programas tradicionais ou com títulos recentes. Alabama, Ohio State e Clemson – três dos quatro primeiros – foram campeões pelo menos uma vez desde 2010, quando a ESPN começou a transmitir mais jogos no Brasil. Notre Dame e Michigan, as outras duas que completam o top 5, são os dois programas mais vitoriosos (em termos de % de vitórias-derrotas) da história do futebol americano universitário.

Além disso, há um fato interessante: mesmo não tendo títulos recentes, Wisconsin, Ole Miss e Boston College figuram no top 11. A associação Boston College-Patriots, Wisconsin-Packers-Russell Wilson e Ole Miss-Família Manning pode explicar o porquê. Ainda, LSU-Odell-Giants faria bastante sentido também. O mesmo com Oregon e seus uniformes carismáticos.

Abaixo, os 10 primeiros do College. Para a lista completa, clique aqui

Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds