Cenários de playoffs

O que cada equipe precisa fazer para se classificar aos playoffs? Quais os confrontos e como eles se projetam? Nesse texto, as chances de cada franquia.

Neste domingo acontecerá a última semana da temporada regular da NFL, e saberemos ao fim do dia quem conseguirá o tão sonhado lugar nos confrontos de janeiro. Existem muitos cenários que definem os caminhos para cada franquia chegar aos playoffs, com alguns se projetando mais tranquilos do que outros.

Neste texto, analisaremos qual a chance de cada time baseado no seu confronto e no que precisa acontecer para se classificar, tentando entender quem são as equipes mais prováveis de comemorarem a continuidade na segunda-feira.

AFC

Baltimore Ravens

Adversário: @ Bengals
Para classificar: Vitória ou derrota dos Browns ou derrota dos Colts.

Apesar de Cincinnati vir de duas vitórias em sequência, é muito difícil não ver os Ravens obtendo a classificação com uma vitória simples. Jogando com força total, a defesa tem capacidade suficiente para deixar Brandon Allen desconfortável no pocket enquanto Lamar Jackson e amigos repetem a velha e boa fórmula ofensiva que passa por cima de defesas frágeis.

Cleveland Browns

Adversário: Steelers
Para classificar: Vitória ou derrota dos Colts ou vitórias de Ravens + Colts + Dolphins e derrota dos Titans.

A derrota para o New York Jets complicou a jornada dos Browns, mas como os Steelers descansarão alguns de seus principais jogadores e atuarão com Mason Rudolph como quarterback titular, o jejum de Cleveland parece caminhar para o final. E antes que eu esqueça, Myles Garrett será um dos capitães do jogo de domingo.

Indianapolis Colts

Adversário: Jaguars
Para classificar: Vitória + derrota dos Ravens ou vitória + derrota dos Browns ou vitória + derrota dos Dolphins ou vitória + derrota dos Titans.

A situação dos Colts é complicada, pois a equipe não depende só dela mesma. Além disso, como os Jaguars já garantiram a primeira escolha geral do próximo Draft, não espere uma derrota proposital à caminho, ainda mais enfrentando uma equipe que insiste em dificultar suas próprias vitórias. A virada do último final de semana cobrou seu preço e Indianapolis precisará contar com a sorte de eventuais derrotas de Miami ou Tennessee, já que esperar os outros revezes parece improvável.

Miami Dolphins 

Adversário: @ Bills
Para classificar: Vitória ou derrota dos Ravens ou derrota de Cleveland ou derrota de Indianapolis

A virada nos últimos instantes contra o Las Vegas Raiders foi essencial para as ambições dos Dolphins, que dependerão de uma vitória simples para garantir sua vaga. O ponto chave para Miami é se os Bills descansarão ou não alguns de seus titulares – como uma derrota de Pittsburgh dá a seed #2 para os Bills, é provável que isso aconteça. Com Ryan Fitzpatrick fora por testar positivo para COVID-19, Tua Tagovailoa possuirá uma grande oportunidade de reverter algumas das dúvidas instauradas ao seu redor após a péssima partida da última semana.

Tennessee Titans 

Adversário: @ Texans
Para classificar: Vitória ou derrota dos Colts ou derrota dos Ravens ou derrota dos Dolphins.

Mesmo com Deshaun Watson indo para o jogo, o caminho dos Titans para a vaga na pós-temporada ainda é relativamente tranquilo. Ryan Tannehill e Derrick Henry devem colocar muitos pontos no placar, ainda que a defesa não se mostre capaz de fazer muita coisa. Se o plano ofensivo não for perfeito, percalços podem aparecer ao longo da partida.

NFC

Arizona Cardinals 

Adversário: @ Rams
Para classificar: Vitória.

Os Cardinals se complicaram ao longo da temporada e chegam na última semana precisando bater o rival para se classificar. Para sorte da equipe, Jared Goff não estará em campo, ao passo que Kyler Murray deve jogar mesmo baleado. A diferença entre os quarterbacks dá uma grande vantagem para Arizona, deixando a equipe com um pé dentro dos playoffs, a menos que Kliff Kingsbury não seja capaz de ditar bem o ritmo do ataque. 

Chicago Bears

Adversário: Packers
Para classificar: Vitória ou derrota dos Cardinals.

Quem diria que os Bears chegariam na última semana da temporada dependendo apenas de si para se classificar. Como Green Bay não descansará seus titulares, a tarefa da equipe não será fácil, ainda mais com Aaron Rodgers em temporada de MVP, contudo, os Packers podem não jogar com intensidade total – e David Bakhtiari sofreu uma lesão que o tirou do restante do ano. Portanto, se Chicago mantiver o sistema ofensivo simples dos últimos jogos (jogo terrestre forte e muito play-action) e a defesa conseguir bons drives cedo na partida, abrindo uma boa vantagem logo de início, há um desenho favorável para a equipe vencer o confronto.

Dallas Cowboys 

Adversário: @ Giants
Para classificar: Vitória + derrota de Washington.

Os Cowboys chegaram à última semana da temporada regular com grandes chances de se classificar é a narrativa mais NFC East possível. Nos últimos três jogos, Andy Dalton passou bem a bola e, com todo o talento ao seu redor, a unidade superou os 30 pontos em todos eles. A defesa dos Giants possui talento, mas não deve ser um empecilho para o feitio ofensivo dos Cowboys se repetir, dando grandes chances de vitória à equipe.

New York Giants

Adversário: Cowboys
Para classificar: Vitória + derrota de Washington

Com o ataque de Dallas fluindo, a missão de New York é muito complicada. A defesa teve seus bons momentos durante a temporada e poderia auxiliar reduzir o impacto ofensivo dos Cowboys se Daniel Jones fosse capaz de realizar o seu trabalho, mas esperar esse conjunto é uma tarefa difícil. A menos que o quarterback tenha seu jogo da vida, os Giants terão de suar muito para vencer o rival.

Los Angeles Rams

Adversário: Cardinals
Para classificar: Vitória ou derrota dos Bears.

A bizarra derrota para o New York Jets cobra seu preço em Los Angeles. Sem Jared Goff e Cooper Kupp, a situação da equipe é temerosa, pois é difícil imaginar os “incríveis” John Wolford e Blake Bortles fazendo o ataque rodar. O jogo terrestre pode até funcionar ao longo da partida, só que a responsabilidade recairá totalmente nas costas da defesa: o talento para neutralizar Murray existe, mas ela será capaz de vencer o jogo por si só? Os Rams estão em uma situação delicada.

Washington Football Team 

Adversário: @ Eagles
Para classificar: Vitória.

O jogo que finaliza a lista também encerrará a última rodada da NFL. A tarefa de Washington, em tese, é simples: vencer os já eliminados Eagles e “correr para o abraço”. Entretanto, a franquia precisa desesperadamente que Alex Smith retorne para jogo, algo que ainda é duvidoso até o início de sábado, já que, sem ele, nem mesmo todo o esforço defensivo foi recompensado. Se ele estiver em campo para mover as correntes, basta a linha defensiva fazer o seu trabalho que a vaga estará, praticamente, garantida.

“odds