Ninguém duvidava que o Los Angeles Chargers era um dos times mais completos da NFL em questão de talento, só que o time precisava demonstrar que sabe vencer jogos, principalmente os apertados. No ano passado, foram várias as (péssimas) decisões de Anthony Lynn que culminaram em derrotas da equipe durante a temporada e, já nesse ano, o time perdeu um jogo apertado já na semana 2 por conta dos tiros que deu no próprio pé.
Los Angeles fez um trabalho fantástico afastando boa parte dessas dúvidas nas últimas semanas. Se a vitória contra o Kansas City Chiefs, grande favorito da divisão e da conferência, não foi suficiente, uma exibição dominante em rede nacional e a vitória por 28 a 14 sobre o Las Vegas Raiders deixou claro: os Chargers são, sim, uma das equipes mais bem postas para a temporada 2021. E os motivos vão muito além do que apenas a qualidade de Justin Herbert.
Staley é o grande pilar da mudança de postura
Se os Chargers tivessem um treinador melhor administrando a partida ao longo de 2020, o time certamente não teria terminado a temporada com uma campanha negativa. Sério, Anthony Lynn machucava ativamente as chances de Los Angeles durante um confronto pelas decisões que ele tomava, e isso minou o time de brigar por algo mais mesmo na histórica temporada de calouro que Justin Herbert vinha tendo. O time chegou a entregar vantagens de pelo menos 16 pontos em quatro partidas consecutivas, se você não lembra o quão ruim era Lynn.
Talvez a presença de um treinador mediano já fosse suficiente para que esse time se destacasse. Só que Los Angeles, com certo risco, apostou no jovem Brandon Staley. Quatro semanas depois, os Chargers são um time muito melhor em absolutamente todos os quesitos. Mais importante ainda, é um time mais maduro – ainda que a derrota da semana 2 tenha causado flashbacks no torcedor.
Por melhor técnico que Sean McVay seja, ele é um dos treinadores da NFL que toma as piores decisões com relação a arriscar quartas descidas. Staley tem se mostrado exatamente o contrário de seu mentor. No duelo contra os Raiders, Staley arriscou em 4th & 2 duas vezes, uma na linha de 45 jardas no campo de defesa e outra no meio do campo. As duas foram convertidas – e um dos drives resultou no touchdown que congelou o comeback de Las Vegas na metade do último quarto. “Que bom que ele acredita na gente, porque o time inteiro confia um no outro”, disse Herbert sobre a decisão. Os modelos estatísticos concordaram que foi a decisão correta.
Evidentemente, não é só arriscar quartas descidas que fazem de Staley um ótimo treinador. Antes da temporada, discutíamos se o sistema defensivo que ele aplicou nos Rams daria certo nos Chargers. Nem precisamos saber a resposta, já que ele alterou completamente sua filosofia defensiva para adaptá-la aos jogadores mais talentosos. Os Chargers jogam com 2 safeties marcando o fundo do campo, mas não rodam cover-4 igual os Rams no ano passado.
A gente até pensou que Los Angeles pudesse entregar mais um jogo no qual tiveram uma grande vantagem. Não dessa vez. A campanha que resultou no último touchdown da partida, longa, com a quarta descida supracitada e voltando a vantagem no placar para duas posses, foi a adaga na esperança dos Raiders de voltar pro confronto. Vitória de um time competente e, principalmente, maduro.





