O Kansas City Chiefs não é um time que vai ser avaliado por uma ótica comum. São dois títulos consecutivos de conferência e o melhor quarterback da NFL no elenco, o que torna impossível julgar os Chiefs ao nível médio. Partindo do princípio que Kansas City é um forte candidato ao Super Bowl, o time precisa estar com o sinal vermelho ligado para a temporada 2021.
A defesa, que nunca foi o ponto forte do time, está no caminho de se tornar uma das piores da história da liga [foot]DVOA, Football Outsiders[/foot]. O ataque, que sempre foi ultraprodutivo, começa a mostrar vulnerabilidade com a mudança de planejamento das defesas para parar Mahomes. Pensando em janeiro, a situação dos Chiefs é crítica.
Derrota para os Bills precisa ligar alerta vermelho
Ninguém está achando que os Chiefs vão deixar de ir aos playoffs ou que o time não é mais favorito na AFC. Só que não se compara Kansas City com equipes que estarão brigando por vaga nos playoffs, e sim com aquelas de quem se espera que lutem por vaga no Super Bowl. Em relação a essas, a preocupação é grande.
As três derrotas na temporada vieram para adversários diretos na AFC. O Baltimore Ravens alterou seu plano de jogo defensivo e soube aproveitar melhor as oportunidades que vieram a partir disso. O Los Angeles Chargers, idem, num jogo marcado pelos riscos que Brandon Staley tomou, necessários para derrubar Patrick Mahomes. A afirmação definitiva veio em horário nobre: o Buffalo Bills provou que é o melhor time da NFL ao dominar os Chiefs nas três fases do jogo.
O problema defensivo é grave. O time não consegue pressionar quarterbacks adversários com eficiência, mesmo sendo a 7ª equipe que mais manda blitzes em toda a NFL[foot]25,7%, via Pro Football Reference[/foot]. Na partida contra os Bills, Frank Clark teve um bom jogo com 5 pressões em Josh Allen, porém, nenhum outro defensor conseguiu mais do que uma.
A secundária não fica atrás em termos de problemas: de acordo com a ferramenta Next Gen Stats, da NFL, Josh Allen lançou seis passes para mais de 20 jardas durante o jogo de domingo. Cinco desses foram completos, e dois desses resultaram em touchdowns para os Bills. Quando o time não consegue pressionar os quarterbacks adversários e precisa mandar mais blitzes para tal, a secundária fica vulnerável. Times como Bills, Chargers e Ravens são muito bem-equipados para tirar vantagem disso.
No ataque, os questionamentos são menos graves, mas existem. Ao que parece, as defesas da NFL aprenderam que mandar blitzes contra Patrick Mahomes não é a estratégia mais efetiva, e nas três derrotas dos Chiefs nesta temporada, o que se viu foi Baltimore, Los Angeles e Buffalo mandando pressão com quatro homens e tirando espaços no fundo do campo com mais homens em cobertura. O resultado? Travis Kelce tendo mais dificuldade para achar espaços nas zonas e Mecole Hardman, Byron Pringle e Demarcus Robinson, cujo atributos principais envolvem velocidade e agilidade, tendo problemas para criar jogadas explosivas.
Mahomes não é culpado do que está acontecendo, e nem o ataque, de modo geral, que continua muito acima da média. Os problemas de Kansas City não vão tirar o time dos playoffs, especialmente quando a tabela ficar mais fácil a partir de agora. Só que a projeção da temporada dos Chiefs é pensando em título, e não em campanha positiva. Por essa ótica, a situação exige mudanças imediatas.
Quick passes:
Defesa de papel: Os Chiefs sofreram pelo menos 29 pontos em todos os primeiros cinco jogos de 2021. De acordo com o gráfico da NBC durante a transmissão do Sunday Night Football, essa é a maior sequência da história da liga no início de uma temporada.
Mahomes vs. Everybody: Ainda sobre a estatística acima, os Chiefs cederam mais que 25 pontos 7x em 2018, 5x em 2019 e 6x em 2020. Se em anos anteriores a defesa já era considerada um problema, a situação em 2021 é ainda pior. O contrato de Frank Clark é um problema maior a cada dia: além dele não justificar nem de perto o preço de 26 milhões de dólares, ainda impede que outras áreas importantes sejam reforçadas. Mahomes, sozinho, não ganha Super Bowl – vimos isso no último mês de fevereiro.
Nem em Vegas: Com a derrota, foi a primeira vez desde janeiro de 2020 que Las Vegas não considera os Chiefs favoritos para vencer o Super Bowl, com o Tampa Bay Buccaneers agora considerado o favorito unânime. Kansas City caiu para terceiro nas cotações, atrás também do Buffalo Bills.
📅 Buffalo (4-1) joga em Tennessee contra os Titans (3-2) na Semana 6
📅 Kansas City (2-3) joga em Washington (2-3) na Semana 6
Para saber mais:
Curti: 8 vencedores e 7 perdedores da Semana 5
5 lições: Chargers mostram que são verdadeiros candidatos na briga pela AFC
Giro do College: Zebraça! Alabama perde primeiro jogo contra não ranqueado em 100 partidas







