Como funcionam os waivers da NFL?

Quando um jogador é dispensado por um time, não necessariamente ele está disponível para assinar com qualquer equipe - na maioria das vezes, ele estará sujeito ao processo conhecido como 'waiver'

waiver

Durante o ano, você viu aqui no Pro Football algumas explicações relacionadas aos contratos da NFL. Você aprendeu, por exemplo, o que eram os ‘voidable years’, o artifício que as equipes da NFL utilizaram em 2021 para driblar o teto salarial e contratar reforços. Você também descobriu como funcionava uma reestruturação de contrato e porque as equipes faziam isso com seus jogadores.

O texto de hoje também tem esse propósito explicativo, mostrando o que é e como funciona o ‘waiver wire’ da NFL. Assim como nos outros artigos, é algo que parece complexo à primeira vista, mas na prática, não é. É mais uma forma da liga manter suas 32 equipes de forma equilibrada e que haja renovação nas equipes de playoff e nas últimas colocações todos os anos.

O que é o waiver da NFL?

O waiver é uma ‘ordem’ pela qual as equipes da NFL podem pegar os jogadores que foram dispensados por outras equipes antes que eles sejam free agents. Essa ordem é definida a partir das campanhas das equipes: os piores times da NFL estão no topo da prioridade para pegar jogadores que precisam passar pelos waivers.

O waiver é atualizado semanalmente, e o único dado que importa para sua ordem é a campanha da NFL. Hoje, o Detroit Lions (0-8) tem a pior campanha da liga; se 6 jogadores forem cortados e passarem pelos waivers durante a semana, e os Lions enviarem um waiver claim para os 6, então Detroit contratará os 6. Não existe, por exemplo, o ‘ir para o fundo da lista’ que está presente no Fantasy Football. A única coisa que importa para a prioridade no waiver da NFL é a campanha da equipe.

Todo jogador cortado passa pelos waivers?

A imensa maioria, sim, mas não todos. Existem regras específicas para determinar se um jogador se torna um free agent automático ou se ele passa pelo processo de waivers.

Desde que o ano fiscal da NFL começa (meio de março) até a semana final para o prazo de trocas, as regras são as seguintes: se um jogador tem pelo menos quatro accrued seasons* na NFL, então ele se torna um free agent automaticamente ao ser dispensado. Se um jogador tem menos de quatro accrued seasons, então ele precisa passar pelo processo de waivers antes de se tornar um free agent.

Quando acaba o prazo final de trocas (em 2021, foi em 2 de novembro) até o fim da temporada regular, todo jogador cortado precisa passar pelo processo de waivers, sem exceção. Ou seja: qualquer jogador que foi cortado desde a última terça-feira vai obrigatoriamente estar disponível via waiver claim antes de se tornar, de fato, um agente livre e poder escolher seu destino.

*Accrued season: quando um jogador faz parte do elenco da temporada regular de uma equipe por, pelo menos, seis jogos.

O exemplo: Odell Beckham Jr.

Para que possamos deixar mais claro, vamos usar o exemplo de Odell, que foi oficialmente cortado pelos Browns nessa segunda-feira e estará disponível nos waivers até terça-feira, 18h (horário de Brasília).

Como o prazo final para trocas já passou, Beckham Jr. obrigatoriamente passa pelo waiver. Se essa dispensa tivesse ocorrido na segunda-feira da semana passada – ou seja, antes da deadline -, ele seria um free agent automaticamente, já que ele possui 4 temporadas com pelo menos 6 jogos na NFL.

Se o Detroit Lions, que tem a pior campanha da NFL atual, quiser contratar Beckham Jr., a prioridade é deles, e eles terão o recebedor no mesmo contrato que ele estava quando deixou o Cleveland Browns. Se os Lions (0-8) não quiserem, a prioridade vira do Houston Texans, com 1-8. Se os Texans não quiserem, a prioridade vira o Miami Dolphins (2-7), e assim vai.

Quando um jogador é pego nos waivers, ele chega a sua nova equipe com o mesmo contrato que estava quando dispensado de seu time anterior. Se ele passar pelos waivers sem ninguém pegá-lo e se tornar um free agent, então ele pode assinar qualquer contrato que quiser. Assim como em outros termos da NFL que parecem complicados à primeira vista, o waiver é muito mais simples do que parece.

Para saber mais:
Defesa dos Titans finalmente atingiu seu potencial
Curti: 4 coisas que os Chiefs faziam bem em 2020 e que estão mal neste ano
Curti: 5 vencedores e 4 perdedores, Wk 9: Shanahan segue tomando nó tático do oponente
5 lições: Defesa dos Patriots voltou ao patamar que colocava medo na NFL

“odds