A beleza da NFL está, também, no fato de que ela é uma das ligas mais imprevisíveis do mundo. Praticamente todo ano a gente vê um time saindo de quarto lugar na divisão para primeiro no ano seguinte, por exemplo. A NFC East não tem um campeão idêntico desde os Eagles de 2001 a 2004. Sendo difícil de prever, teremos expectativas altas para várias equipes e algumas acabam desapontando. Não só elas: também falamos de jogadores e treinadores aqui.
Listas costumam não ser unanimidade e aqui não seria diferente. Impossível que você leitor concorde com todas. Algumas você não vai considerar decepção. Outros você vai achar que deveriam dar lugar a uma decepção maior. Mas é um exercício interessante nessa primeira metade da temporada.
1- Defesa do Miami Dolphins
Uma das mais agressivas na temporada passada, a unidade defensiva de Miami entrou nesta temporada credenciando o time a voos mais altos. Quem sabe a primeira ida à pós-temporada na Era Brian Flores. A equipe tomou 30 pontos ou mais em quatro jogos neste ano. Tirando a vitória contra o fraquíssimo elenco do Houston Texans, Miami tem apenas uma outra vitória na temporada, na longínqua semana 1 contra o New England Patriots de um Mac Jones estreando na liga.
A defesa dos Dolphins não fecha jogadas. É a terceira que mais pressiona, é a 11ª em turnovers. Mas ao mesmo tempo, é a segunda pior em aproveitamento de terceiras descidas. É a 27ª em pontos cedidos por jogo. Será que a agressividade não está tomando uma proporção que precisa ser dosada? É a que mais manda blitz na NFL, é a quinta que mais toma touchdown passados contra a blitz. O que gera uma decepção é justamente isso: Brian Flores parece não fazer os ajustes que precisa.
2- Patrick Mahomes
Já batemos bastante em Mahomes aqui em ProFootball. Não porque não gostamos do cara, justamente o contrário: porque a barra é muito mais alta para ele. O número assustador de interceptações nesta temporada, embora algumas sejam fruto de drops, não ajudam. A conexão em profundidade com Tyreek Hill não é a mesma. Falamos mais neste texto, 5 coisas que os Chiefs faziam bem e não estão mais fazendo em 2021.
Seja a ótica que for: com a barra mais alta, com a barra mais baixa, o fato é que Mahomes é uma decepção em 2021 em meio ao que esperávamos dele. O quarterback dos Chiefs abriu a temporada como o favorito nas bolsas de apostas para o prêmio de MVP da temporada. Neste momento, é o 11º nas cotações, uma queda considerável.
3- Minnesota Vikings, Mike Zimmer
Lesões atrapalharam 2020 e o início de temporada foi desastroso para Kirk Cousins, com 10 interceptações nos seis primeiros jogos. Veio 2021 e a expectativa, considerando que o time tem vários bons jogadores, era que a vaga de playoff de 2020 que fora do Chicago Bears ficasse com o Minnesota Vikings nesta temporada. 9 semanas depois… A equipe tem campanha negativa. Os problemas podem ser mil, mas não creio que Kirk Cousins seja o único culpado.
O Deivis falou bastante sobre neste texto, mas vale citar aqui também: é um time indisciplinado e tem problemas para fechar jogos. Quer prova maior que a campanha de Minnesota em jogos decididos por apenas uma posse? 2-5, pior campanha da liga. É hora de contestarmos mais Mike Zimmer, cujo trabalho não faz jus à confiança que muitos colocam nele.
