Curti: QUAL O FUTURO DE CAM NEWTON EM 2020?

Há algumas hipóteses. Tudo vem da questão salarial

2019 não vem sendo o melhor dos anos para as primeiras escolhas gerais do Draft. Eli Manning (2004) foi para o banco. Andrew Luck (2012) aposentou. Jameis Winston (2015) e Baker Mayfield (2018) lideram a NFL em interceptações. Hoje, Cam Newton (2011) foi colocado na reserva de machucados e não joga mais na temporada regular.

Newton tem um futuro nebuloso pela frente, por mais absurdo que soasse dizer isso em 2015, quando ele foi MVP e chegou ao Super Bowl depois de campanha 15-1. Aos 30 anos, Cam vem de uma sequência de lesões que dinamitaram seu potencial como passador.

No ano passado, foram duas no ombro. A derradeira, num hit de TJ Watt no Thursday Night Football contra os Steelers, veio num momento no qual o Carolina Panthers brigava por Wild Card e tinha campanha de 6-2. Dali para frente, ele nunca mais foi o mesmo. Para piorar, machucou o pé na pré-temporada e sua eficiência caiu ainda mais – culminando em péssimas atuações no início desta temporada.

Newton tem oito derrotas seguidas no currículo. Durante o período, apenas Josh Rosen (Cardinals/Dolphins, powered by Tank) teve rating pior. Desde o Super Bowl 50, Cam é o 30º em rating, aliás.

Aquela temporada foi lendária. Mas, desde então, os números do camisa 1 não são os mesmos. Em jardas por tentativa, caiu de 7.8 para 7.1. Na razão TD/INT, saiu de 3.5 para 1.6. Enfim, as lesões no ano passado e neste. Assim, é uma decisão difícil para Carolina.

Há algumas hipóteses. Tudo vem da questão salarial. Como dito, Cam tem 30 anos e não tem a mobilidade de outrora. Será que vai recuperar isso com lesões e anos a mais na conta? Sem ela, não é o mesmo jogador valioso que fora outrora. Newton tem contrato por mais uma temporada, 2020. Nesta, o cap hit é de 21.1 milhões – se cortado, os Panthers economizam 19.1 M. Se trocarem, também.

Temos algumas equipes precisando de quarterbacks e, com esse contrato, o certo seria Carolina capitalizar em cima disso caso queira seguir em frente. Mas, sendo sincero, o que eu faria seria esperar. Kyle Allen tem teto baixo de produção e seus dois últimos jogos foram bem abaixo do seu início. Ideal mesmo seria ver como a recuperação se dá e faça Newton jogar o contrato inteiro em 2020. Se saudável, na pior das hipóteses para Carolina, coloca a franchise tag para 2021.

Se os Panthers acharem que com Kyle Allen e McCaffrey voando dá para seguir em frente e não acharem que dá para ter algo bom com Newton no futuro, então apertam o gatilho. Mas, como você pode ver, isso depende de Allen. Vejamos o que rola então.

“odds