No Café da Manhã com Ana Maria Braga hoje – digo, café da manhã dos técnicos da NFC – o head coach do San Francisco 49ers, Kyle Shanahan, indicou que Jimmy Garoppolo pode seguir no elenco da equipe para 2022. A informação de Ian Rapoport é que a cirurgia que Garoppolo teve no ombro acabou adiando conversas de troca. Ainda segundo Ian, Shanahan declinou em nomear um titular entre Garoppolo e Trey Lance caso ambos estejam no elenco.
Honestamente, não vejo desta forma. Ao menos não agora. San Francisco gastou três escolhas de primeira rodada para subir no Draft e pegar Lance. Este seria o primeiro quarterback da classe deste ano, 2022. Quando se faz um investimento como esse, com o capital de Draft que foi gasto, o quarterback precisa ser titular – ao menos no segundo ano.
Alguns times já teriam colocado Lance como titular no primeiro, mas é plenamente entendível o que aconteceu no Levi’s Stadium. É um cenário muito parecido com Kansas City em 2017. Time de playoff, quarterback no mínimo mediano, não dá para colocar o calouro cru no lugar. Mas você subiu no Draft por ele, gastou por isso. Eventualmente esse carro tem que ir para a pista. Nos Chiefs, foi – e voou baixo em 2018, ano do MVP de Patrick Mahomes.
Em San Francisco, a tendência seria essa – com o “bônus” de ter Garoppolo como seguro ou melhor, “carro pra usar no dia do rodízio”. Mas não existe almoço grátis. Pessoalmente falando, não tomaria esse caminho se fosse os 49ers. Caso não conseguisse trocar Garoppolo, cortaria o quarterback, renovaria com Deebo Samuel ou Nick Bosa o quanto antes e alocaria a grana que seria paga a Jimmy em dinheiro garantido para um dos dois, com o foco de aliviar o contrato futuro.
Cortar ou trocar Garoppolo economiza cerca de 25 milhões na folha. Esse dinheiro seria parecido ao salário de um ano de Bosa ou Samuel, dois jogadores muito mais importantes para o futuro do time do que um seguro. Aliás, seguro só compensa para roubo/furto e não para casco do carro, porque a franquia é cara demais. Um dia conversamos mais sobre isso. Neste caso, a franquia é 25 milhões. Compensa? Não é melhor colocar esse dinheiro em outro lugar mais útil?
Bom, cesso aqui minhas analogias automobilísticas. Garoppolo ainda pode ser trocado, mas o mercado está minguado. Se muito, para Carolina. Se muito, por uma terceira ou quarta rodada – e aí talvez San Francisco prefira pagar esse seguro agora e ganhar uma escolha compensatória na terceira ou quarta rodada em 2024. O barco para passar Garoppolo para frente parece ter passado e os Niners vão ter que ficar com essa por mais um ano, tudo indica.






