Defesa dos Patriots pode manter o alto nível em 2020?

Com a contratação de Cam Newton, o talento defensivo se torna ainda mais importante.

A história recente da NFL não é benevolente com defesas de elite que não possuem ataques respectivamente competentes, como foi visto com o Jacksonville Jaguars em 2017, e com o Chicago Bears em 2018. Dito isso, a única esperança do New England Patriots para a próxima temporada residia na unidade comandada por Bill Belichick, afinal, esperar que Jarrett Stidham revolucionasse o ataque da franquia era torcer pelo absurdo.

No último domingo, porém, Adam Schefter anunciou que os Patriots chegaram a um acordo pela contratação de Cam Newton para ser o quarterback titular da equipe em 2020. Agora, com um nome qualificado na posição, New England pode, novamente, aspirar a disputa pela divisão e, com isso, a qualidade defensiva toma ainda mais importância para a próxima temporada.

Curti: Cam Newton dá a chance dos Patriots se manterem no topo em 2020

Principais peças permanecem 

Um grande fator para o sucesso defensivo é o entrosamento. Dessa forma, a manutenção das principais peças defensivas da unidade dos Patriots é um primeiro passo primordial para 2020. Dont’a Hightower, Jason McCourty, Patrick Chung e Stephon Gilmore serão os pilares dessa unidade mais uma vez e isso, por si só, já é o suficiente para manter a unidade de New England entre as melhores da liga. 

Ademais, a permanência de nomes de qualidade e experientes, principalmente na secundária, permitirá que os calouros defensivos consigam se encaixar no esquema com relativa tranquilidade. Kyle Dugger foi uma escolha muito contestável, mas, rodeado por uma secundária talentosa, pode evoluir rapidamente. Josh Uche, por outro lado, possuirá um papel de extrema importância desde o início – sobre o qual falaremos a seguir – e, com isso, a manutenção das peças-chaves da defesa faz-se ainda mais importante.

Linha defensiva é carente, mas problemas podem ser mitigados

O front defensivo de New England já era o ponto fraco da defesa da franquia na última temporada – e continuará sendo em 2020. Jamie Collins, que chegou a ser um dos melhores defensores da liga no início do último ano, caiu vertiginosamente de rendimento na segunda metade de 2019 e não permaneceu no time, colocando o fardo da esperança no recém-draftado Josh Uche. O EDGE era um dos jogadores mais versáteis do último recrutamento e, de certa forma, assemelha-se a Collins, pois é bom no pass rush e também possui qualidade para marcar em zona, o que é excelente do ponto de vista tático, já que gera maior indecisão ao quarterback adversário.

Evidentemente, a esperança da linha defensiva não pode residir apenas em um calouro, entretanto, não há motivos para o desespero, pois os problemas do setor podem ser mitigados. Em primeiro lugar, a secundária permanece extremamente talentosa e, com isso, é capaz de ganhar tempo para que o pass rush se desenvolva. A parte tática é igualmente importante, já que com a chegada de Uche, Belichick pode prosseguir colocando 5 ou 6 homens na linha de scrimmage para disfarçar suas coberturas: como o calouro e Hightower podem fazer a marcação em zona, as leituras dos quarterbacks são dificultadas.

Por fim, a chegada de Newton permitirá que o ataque da equipe consiga mover as correntes constantemente. A partir da metade da temporada passada, quando Tom Brady e Josh McDaniels não mais conseguiam encontrar um caminho eficiente para a parte ofensiva, a defesa dos Patriots começou a oscilar, pois ficava mais tempo em campo e, com isso, cansava e a brecha para erros se abria – essa foi a tática utilizada pelo Tennessee Titans nos playoffs.

Belichick continuará com o comando defensivo 

A chegada de Newton, a manutenção das principais peças defensivas e o esquema tática como forma de mitigar uma linha defensiva frágil são pontos que trazem uma perspectiva extremamente positiva para que a defesa de New England mantenha o alto nível em 2020. Para completar o otimismo, todos eles são oriundos das decisões de Bill Belichick, o nome principal pelo sucesso defensivo em 2019 e que continuará comandando a unidade na próxima temporada.

O treinador observou os pontos fracos de sua defesa e, com isso, atacou suas necessidades com os movimentos vistos acima; prova disso é que nenhum wide receiver – posição carente do time – foi escolhido no Draft. Portanto, com as carências aparentemente supridas, o primeiro olhar para a defesa de New England em 2020 é extremamente positivo. Com uma unidade de elite e um quarterback de qualidade, os Patriots estão vivos na disputa pela AFC East mais uma vez, na luta para demonstrar que há vida após a saída de Brady.

Leia também:
Por que a defesa dos Bills é menos valorizada do que deveria? 🏈
História: Como as divisões da NFL foram formadas 🏈
🎙️Podcast ProClub: Análise de Cam Newton nos Patriots
História: Como as divisões da NFL foram formadas 🏈

“odds