Ninguém sabe se estamos diante do surgimento de uma nova dinastia do New England Patriots, mas não dá para culpar quem compara o pontapé inicial da era Mac Jones com o começo da era Tom Brady. Essa inclusive é a nova moda entre torcedores e jornalistas, afinal várias semelhanças unem o time de 2021 ao time que 20 anos atrás iniciou a maior dinastia do futebol americano.
Sem entrar no mérito do debate “Mac Jones é o novo Tom Brady?”, é interessante notar como Bill Belichick parece estar repetindo a fórmula que deu tão certo em 2001 e culminou na zebraça diante do St. Louis Rams no Super Bowl. Não por acaso, New England é a equipe mais consistente da atualidade, candidata a vencer a AFC East e até terminar no seed #1 da Conferência Americana.
Defesa forte e arroz com feijão no ataque: a fórmula do sucesso
Não é nenhuma novidade os Patriots terem uma defesa consistente. Podemos contar nos dedos as vezes nas quais isso não aconteceu nos últimos 20 anos. Em 2001, por exemplo, a solidez defensiva foi a marca da franquia, carregando Tom Brady aos playoffs e ajudando-o a desbancar o todo-poderoso “The Greatest Show on Turf”. Hoje ocorre o mesmo com Mac Jones, embora o próprio Kurt Warner tenha dito que o calouro vem fazendo mais por New England do que Brady fazia no início do milênio.
Vejamos os números. A unidade de 2001 terminou na 6ª posição em pontos permitidos por jogo (17) e 8ª em turnovers forçados (35); curiosamente, ela não era das melhores cedendo jardas (na verdade, foi a 8ª pior), porém isso não importa se os adversários não conseguiam anotar pontos. O ataque, por sua vez, era discreto pelo alto (apenas o 23º em jardas aéreas), confiando mais nas corridas do running back Antowain Smith. Lembremos que Brady era um estreante substituindo o veterano Drew Bledsoe.
Já a defesa de 2021 é estatisticamente top de linha em quase tudo, figurando no 1º lugar em pontos por jogo (15,8), 4º em média de jardas (316,7) e 2º em turnovers forçados (25). Nesse sentido, Jones é ainda mais privilegiado em comparação a Brady. De resto, vale dizer que o atual ataque aéreo é o 14ª melhor da liga, com o calouro somando 16 touchdowns e 8 interceptações em suas 12 primeiras partidas como titular – Brady, em 2001, totalizou 16 touchdowns e 10 interceptações no mesmo espaço amostral.
