Menosprezados, porém fundamentais. Os jogadores de interior de linha defensiva vão fazer o trabalho sujo no miolo da unidade. Eles vão ser importantes para fechar os caminhos dos running backs adversários e também vão auxiliar a quebrar o pocket na posição mais frágil para um quarterback, mas como é difícil converter isso em números brutos, o talento deles acaba recebendo menos atenção do que deveria.
A posição não é mais a mesma de antigamente: para ser um atleta de elite, ser bom no apressamento de passe é fundamental. Com isso, vemos jogadores cada vez mais talentosos fazendo parte desse panteão. Com exceção do maior deles, eles podem até não serem vangloriados, mas continuarão tendo seus nomes mencionados todos os anos.
Donald, a divindade
Toda regra tem sua exceção. Se a posição não costuma receber o devido mérito, Donald foge dessa sina. O defensor do Los Angeles Rams tornou-se o protótipo ideal de um jogador de interior de linha defensiva, conseguindo feitos cada vez mais impressionantes a cada ano. Sua dominância é de outro patamar e chega a ser injusto para os jogadores de proteção que têm de enfrentá-lo nas trincheiras: é praticamente impossível parar tanta força e técnica.
Se nós ordenássemos todos os jogadores de interior de linha defensiva da história por quantidade de sacks, Donald já estaria em sétimo lugar com 85,5 – neste ano, se conseguir mais do que 11, uma meta bastante plausível, chegará à segunda posição. Em tackles para perda de jardas, ele é líder isolado. Não há palavras para descrever seu talento: ele é uma divindade do futebol americano e nada indica que ele caíra de produção em 2021. No último ano, ele pressionou o quarterback adversário 69 vezes, sua melhor marca em uma temporada[foot]Fonte: PFF[/foot].
Ademais, Donald pode fazer, literalmente, qualquer função. Com o caminhar dos anos, ele passou de um atleta que se posicionava majoritariamente em frente ao center para um alinhamento no ombro de dentro do offensive tackle adversário, onde ele performou igualmente bem. Admirem essa força da natureza enquanto é tempo, pois ele ruma para cravar seu nome entre os maiores da história.
