O destaque que os tight ends vem ganhando na NFL nos últimos anos é cada vez maior. Isso ainda não se refletiu no Draft, onde são poucos os prospectos que chegam chamando a atenção da liga. São no máximo dois ou três que ficam no radar para escolhas de dia 1 e 2, com uma leva grande de outros nomes ficando relegados ao último dia do processo de seleção. 2021 não é tão diferente, com muitos operários, que chegarão e farão seu trabalho sem chamar a atenção. Entretanto, um nome em especial foge totalmente do padrão e pode ser o tight end a ser escolhido mais alto no século. Vamos ao top-5.
Top-5 do Draft por posição: QB| RB | WR | OT | iOL | TE | iDL | EDGE| LB | CB | S
5- Tommy Tremble – Notre Dame
Pontos fortes: um dos melhores da classe bloqueando para o jogo corrido, o faz com boa técnica e muita mobilidade. Atleticamente é um jogador com bons predicados, que foram até subutilizados na universidade. Suas mãos são firmes e tem boa velocidade. Mostrou visão do campo, sendo produtivo depois da recepção para ganhar jardas extras.
Pontos fracos: foi pouco utilizado no jogo aéreo, o que prejudicou seu desenvolvimento em alguns fatores importantes, como rotas e separação. Com isso, a transição para NFL deverá ter complicações. Depende hoje basicamente do atleticismo para conseguir criar espaço em relação ao seu marcador.
Onde deve sair no Draft 2021? Dia 3
Tommy Tremble é um caso clássico de jogador mal utilizado e que por isso perderá dinheiro no Draft. Seu potencial atlético é bem maior que o demonstrado nos seus anos na universidade, onde ficou muito restrito a função de bloqueador. Deve começar sua carreira como tight end 2, jogando em pacotes específicos e tentando evoluir, para que aí sim, possa alçar voos maiores. Precisa de lapidação no jogo aéreo.
4- Hunter Long – Boston College
Pontos fortes: seu biotipo é o padrão que a NFL procura, com altura e peso de alto nível. Muito forte, é capaz de mover jogadores no jogo corrido, protegendo o peito com sua envergadura. Inteligente encontrando espaços entre as coberturas defensivas, em especial em rotas rápidas. Teve boa produção depois da recepção, muito por ter paciência esperando os bloqueadores.
Pontos fracos: trabalho nas rotas é ainda mediano, com quebras que não devem ter grande impacto na NFL. Não mostrou agilidade e velocidade que assustem em profundidade, devendo ser um jogador que se restringe a uma parte mais curta do campo. Teve alguns drops em bolas fáceis por falta de concentração, pensando em correr antes de ter a posse.
Onde deve sair no Draft 2021? Dia 3
Quando os times olham para as medidas de Hunter Long, devem chegar a babar. O clássico tight end grande e forte, ele tinha tudo para ser um prospecto dos mais desejados na posição. Porém, sua evolução técnica estagnou no ponto médio: suficiente para chegar na NFL e brigar por seu espaço, mas pouco para ser considerado um prospecto de dias 1 e 2. Alguma equipe com paciência e um bom esquema pode elevar seu jogo, tirando dele todo potencial que condiz com seu biotipo.
3- Brevin Jordan – Miami
Pontos fortes: muito veloz, é capaz de bater a maioria dos defensores em profundidade e ser uma arma esticando o campo. Suas mãos são firmes e atacam a bola, evitando qualquer chance de encostar no corpo e estourar no peito. Depois da recepção, tem a mentalidade de um running back, esperando os bloqueios com paciência e explodindo no momento certo, para conquistar muitas jardas.
Pontos fracos: mais baixo e leve que o padrão da NFL, terá problemas em situações em que a força seja primordial. Até se mostrou um bloqueador esforçado, mas não tem técnica desenvolvida. Isso lhe custará snaps na NFL, pois basicamente será um recebedor no início de sua carreira. Precisa melhor seus cortes nas rotas, para se livrar da marcação.
Onde deve sair no Draft 2021? Fim do segundo/começo do terceiro round.
Brevin Jordan foge do padrão tradicional de tight end, parecendo um wide receiver mais pesado e com alguma capacidade de ser útil bloqueando, em especial em campo aberto. Sua capacidade de produzir depois da recepção será seu principal chamariz: se cair num time que use os passes curtos, pode se tornar uma peça importante rapidamente. Caso contrário, terá que evoluir tecnicamente nos bloqueios, se tornando suplementar no começo da carreira.
