Começamos nossa série dos melhores de cada posição no Draft deste ano com os wide receivers. É mais um ano de uma classe com grande profundidade, onde arrisco dizer que bons nomes vão ser escolhidos no dia 2 com grande convicção. Muitos nomes são cotados logo no dia 1, porém alguns times adotam a estratégia de não pegar wide receivers tão alto, pela facilidade em encontrar jogadores com produção parecida em escolhas mais baixas. Entretanto, é difícil que os 5 listados aqui deixem de ter seu nome chamado logo na primeira noite do recrutamento.
Top-5 do Draft por posição: QB| RB | WR | OT | iOL | TE | iDL | EDGE| LB | CB | S
5- Terrace Marshall – LSU
Pontos fortes: mostrou grande capacidade de criar separação, conseguindo inclusive sair da pressão na linha de scrimmage usando as mãos, algo cada vez mais necessário em wide receivers chegando na NFL. Tem grande atleticismo, com destaque para a combinação de altura (1,90 m) e velocidade. Mostra bom controle do corpo e pode ser muito produtivo depois da recepção, onde basta um espaço para que consiga uma grande jogada.
Pontos fracos: precisa de melhora correndo rotas, abrangendo uma maior variedade na NFL que aquelas executadas no college football. O processamento do jogo também precisa ser mais rápido, em especial encontrando os espaços entre as defesas.
Onde deve sair no Draft 2021? Final do primeiro/começo do segundo round
Após ser um bom coadjuvante para Ja’Marr Chase e Justin Jefferson no título nacional de 2019, Terrace Marshall assumiu o protagonismo em 2020 em meio ao segundo ir para a NFL e ao primeiro ter dado pt-out. Marshall provou ser capaz de ser o nome principal mesmo com um suporte mais frágil ao seu redor. Dono de uma capacidade atlética, que combinada com sua boa técnica, chama atenção da NFL, pode ser considerado o sleeper da classe: não será de se espantar se sair antes de onde está projetado.
4- DeVonta Smith – Alabama
Pontos fortes: é um exímio corredor de rotas, sempre fazendo quebras efetivas e sendo produtivo gerando separação. Dono de boa velocidade e mudança de direção, será útil em qualquer faixa do campo. Mãos firmes e seguras para evitar drops, ataca a bola com naturalidade e sabe criar jardas extras depois da recepção. Máquina de highlights, venceu o Heisman no ano passado.
Pontos fracos: a maior preocupação sem dúvidas é relação ao seu peso: disse estar pesando apenas 76 kg e o histórico de jogadores tão leves não é nada bom na NFL. Explodiu um pouco mais tarde que o comum. Seu uso das mãos saindo da pressão na linha também precisará ser trabalhado na NFL.
Onde deve sair no Draft 2021? Top-15
A temporada de 2020 de DeVonta Smith é histórica e não por acaso ele venceu o Heisman Trophy, tornando-se o primeiro wide receiver a ganhar o prêmio desde Desmond Howard em 1991. Muito completo do ponto de vista técnico, Smith peca apenas por problemas de peso, que trazem dúvidas sobre sua transição para NFL (i.e Marquise Brown). Entretanto, por vezes esse assunto é colocado como um impeditivo maior que deveria: talentoso, Smith deve ter uma boa carreira na NFL, podendo até dar um passo acima.
3- Rashod Bateman – Minnesota
Pontos fortes: chegará na NFL pronto no quesito rotas, uma preocupação cada vez mais para os times na transição de um wide receiver. Apesar de ter uma altura apenas na média, “joga grande”: consegue capturar bolas longe do corpo ou no alto com facilidade surpreendente. Muito inteligente lendo as defesas e encontrando buracos nelas.
Pontos fracos: apesar de ter corrido as 40 jardas em 4,39 segundos, não mostrou essa velocidade no tape, sendo considerado apenas mediano em profundidade. Teve alguns drops por falta de concentração, pensando em correr antes da posse definitiva.
Onde deve sair no Draft 2021? Top-25
Usando mais um clichê da NFL, Rashod Bateman tem todas as ferramentas para ser o wide receiver 1 de uma equipe. Acostumado a produzir em situações de bolas contestadas, é um jogador que deve sofrer pouco na passagem para o nível profissional. Suas rotas afiadas o ajudam a estar livre com consistência e isso é esperado já no seu ano 1 na NFL. É um nome muito seguro, apesar de o teto não ser tão alto.
