Como todos já estão cansados de ouvir, o draft de 2014 foi marcado por ter excelentes wide receivers. Logo nas primeiras 15 escolhas já percebemos esse talento, com jogadores como Sammy Watkins, Mike Evans eOdell Beckham Jr. se tornando protagonistas de seus times logo nas suas primeiras temporadas na liga. Porém, toda essa audiência para estes jogadores fez com que outros passassem, de certo ponto, despercebidos pela maioria dos torcedores. Mas quais são os outros grandes jogadores desta posição que foram escolhidos na mesma época? Veja uma lista com os principais:
KELVIN BENJAMIN
Benjamin foi um monstro na temporada passada, finalizando com 73 recepções para 1008 jardas e nove touchdowns. Com o head coach dos Panthers, Ron Rivera, falando que na volta das férias o jogador estava em sua melhor forma física desde que entrou na liga, tudo indicava que a sintonia com o quarterback Cam Newton iria continuar aumentando, e a dupla conseguiria melhorar ainda mais nesta temporada. Porém, com Benjamin sofrendo uma séria lesão em um treino conjunto com o Miami Dolphins, o wide receiver perdeu toda a temporada, freando sua evolução. Resta imaginar como ele irá retornar quando melhorar, mas o colocando junto com o, hoje, candidato a MVP da temporada, Cam Newton, ótimas coisas ainda podem acontecer na sua carreira.
BRANDIN COOKS
Cooks teve um início meio lento na NFL, sofrendo um pouco na sua primeira temporada. Em 2015, porém, após o New Orleans Saints trocar sua principal arma ofensiva, Jimmy Graham, Brandin parece finalmente mostrar seu potencial de primeira rodada. Com 74 recepções para 993 jardas e oito touchdowns, o wide receiver já mostra ser o principal alvo do veterano quarterback Drew Brees, assim como um dos grandes trunfos ofensivos dos Saints.
JORDAN MATTHEWS
Matthews teve uma primeira temporada que ultrapassou as expectativas do time que o escolheu, Philadelphia Eagles, terminando com 872 jardas e oito touchdowns. Mesmo sofrendo com alguns problemas de drops, Jordan consegue manter seu ritmo, já estando com 839 jardas restando ainda dois jogos por jogar. O jogador teve a melhor performance de sua carreira no último domingo, quando terminou com oito recepções para 159 jardas e um touchdown, mostrando que o talento está presente.
ALLEN ROBINSON
Robinson talvez tenha o maior potencial desta classe – sem contar os três jogadores mencionados na introdução. Após sofrer com lesão na sua primeira temporada – que, mesmo assim, ainda foi muito boa, conquistando 548 jardas em 10 jogos – Allen se consolidou como uma força no Jacksonville Jaguars em 2015. Com 69 recepções, 1141 jardas e 13 touchdowns, o jogador pode ser considerado um dos melhores da posição nesta temporada, ajudando o também segundanista quarterback Blake Bortles a ter uma melhora significativa nesta temporada.
JARVIS LANDRY
Companheiro de time de Beckham em LSU, Landry ainda é pouco mencionado quando se fala nos bons recebedores da liga. Seus números, porém, mostram o contrário: o jogador teve 84 recepções para 758 jardas e cinco touchdowns em sua temporada de calouro, e elevou estes números para 97 recepções e 974 jardas com quatro touchdowns restando dois jogos na temporada em 2015. Ele pode ser considerado o melhor jogador ofensivo do Miami Dolphins, e é muito perigoso sempre que está em campo.
JOHN BROWN
Brown é uma arma em profundidade que formou um casamento perfeito com o esquema do head coach Bruce Arians e do quarterback Carson Palmer. Em Arizona, John ultrapassou todas as expectativas criadas em torno dele na primeira temporada, quando conseguiu 696 jardas e cinco touchdowns. Nesta temporada de 2015, porém, ele está ainda mais sólido, conseguindo 58 recepções, 933 jardas e seis touchdowns nos 13 jogos em que participou. O jogador se tornou peça fundamental em um dos melhores – se não for o melhor – ataques da liga, e deve ser mencionado entre os destaques do draft de 2014.
ALLEN HURNS
Hurns, um jogador que nem draftado foi, recebeu a chance de atuar pelo Jacksonville Jaguars e, hoje, faz dupla mortal com Allen Robinson, outro jogador citado nesta lista. Após surpreender na sua temporada de calouro, na qual teve 51 recepções, 677 jardas e seis touchdowns, melhorou ainda mais na sua segunda, já tendo 53 recepções para 907 jardas e oito touchdowns após a semana 15. Mostando ótima velocidade e um poder para ferir os adversários em jogadas explosivas, Hurns tem tudo para ser efetivo durante muitos anos ainda.
MARTAVIS BRYANT
Bryant sofreu com lesões e problemas fora de campo na sua primeira temporada, sendo ativado apenas na sétima semana pelo Pittsburgh Steelers, mas mostrou potencial de sobra quando entrou em campo. Contando com excelentes atributos físicos, o jogador tem 1,93m de altura e uma velocidade surpreendente, Martavis consegue criar muitas jardas em passes curtos, assim como passar voando pelos marcadores em jogadas mais longas. Neste ano, após ser suspenso dos primeiros quatro jogos da temporada, o jogador já tem 48 recepções para 759 jardas e seis touchdowns.
DONTE MONCRIEF
Moncrief mostrou ser um grande recebedor em sua primeira temporada, e as expectativas para sua segunda eram muito grandes. Mesmo sofrendo com problemas na posição de quarterback – Andrew Luck está machucado e Matt Hasselbeck, aos 40 anos, vem sofrendo com o forte ritmo dos jogos – Donte tem 61 recepções, 720 jardas e seis touchdowns até aqui, e se espera que estes números possam ser ainda maiores com Luck saudável e um ataque mais estável.
DAVANTE ADAMS
Adams não teve grandes números na sua primeira temporada, afinal, teve a concorrência de jogadores como Jordy Nelson e Randall Cobb, que atuavam na mesma posição e tiveram grandes temporadas. Para este ano se esperava que ele pudesse ter uma papel ainda maior no time, o que ficou mais evidente após uma lesão tirar Nelson da temporada inteira. Contudo, Davante também sofreu com alguns problemas físicos, ficando limitado em alguns jogos, o que atrapalhou bastante sua evolução. Problemas ofensivos do Green Bay Packers – e do quarterback Aaron Rodgers – também são alguns fatores para uma temporada abaixo do jogador, que tem apenas 387 jardas e um touchdown em 2015.
Com tantos jogadores promissores para o futuro, a posição de wide receiver – que já conta com vários outros jovens talentos, como Julio Jones, Antonio Brown e A.J. Green – tem tudo para continuar crescendo e sendo uma das mais importantes da liga. O draft de 2014 mostrou prospectos promissores em várias posições diferentes, mas os desta posição excederam todas as expectativas.
