Newton, Brady, Palmer ou Wilson: quem foi o MVP da temporada 2015?

Provavelmente você já tem a resposta desde a Semana 13. Mas este texto é um meio de lembrarmos os feitos dos quatro principais candidatos a jogador mais valioso (most valuable player, sigla de MVP) da temporada de 2015 da NFL. Antes de mais nada, é importante delimitar alguns conceitos;

A “base de cálculo” para o prêmio é a temporada regular. Nada que esses jogadores tenham feito em janeiro após a Semana 17 acaba contando. Outra coisa importante é que o MVP não é necessariamente o melhor jogador da temporada ou do momento – mas, sim, aquele mais valioso, sem o qual a campanha de um dado time não teria sido a mesma.

Por fora corre Carson Palmer

Embora tenha feito uma pós-temporada fraca e recheada de interceptações, não podemos esquecer que o quarterback do Arizona Cardinals fez um ano bastante sólido. Ele estabeleceu records do Arizona Cardinals – de touchdowns, jardas aéreas e jogos para mais de 300 jardas. Além disso, Palmer foi um jogador bastante explosivo, com 13 dos 35 touchdowns da temporada sendo passes para mais de 15 jardas.

Leia Também: Carson Palmer, Bruce Arians e o Super Bowl

A competência de Russell Wilson na reta final da temporada

Russell Wilson teve um início de ano catastrófico, para não falar outra coisa. O signal caller de Seattle Seahawks estava no passo para ser sackado mais de 70 vezes na temporada. Graças a sua mobilidade e a uma sensível melhora na linha ofensiva, ele começou a ter partidas cada vez melhores em seus últimos jogos de 2015.

Se contarmos apenas os sete últimos confrontos, ele teve 24 passes para touchdown e apenas uma interceptação – o que, tendo sete jogos como base de cálculo, é um record na NFL. Wilson foi, também, a verdadeira ameaça dupla: ele foi o primeiro quarterback da história da liga a ter 4000 jardas aéreas, 30 touchdowns passados e 500 jardas corridas num único ano.

Tom Brady liderando um exército desfalcado

Com Julian Edelman em campo, o New England Patriots não perdeu nenhuma partida na temporada regular. Sem ele, as coisas foram diferentes. Ainda, Edelman não foi o único desfalque que os Patriots enfrentaram neste ano. Além de múltiplos na posição de running back – tanto que Steven Jackson chegou a ser contratado – a equipe da Nova Inglaterra chegou a perder Rob Gronkowski (TE) e Sebastian Vollmer (OL) por dadas partidas. Ainda falando em linha ofensiva, os Patriots tiveram 39 combinações diferentes na linha – de longe a maior marca da NFL, algo que por vezes prejudica a proteção ao passe.

Leia também: Por que as pessoas amam odiar Tom Brady?

Mesmo com tudo isso, Tom Brady liderou a NFL em touchdowns aéreos e ratio de touchdowns/interceptações. E tudo isso aos 38 anos de idade. Foram 36 touchdowns passados e 4770 jardas totais (nesta estatística ele foi o terceiro da liga). Ao final do ano, Brady tem 428 touchdowns passados na carreira – empatado com Drew Brees pela terceira maior marca da história.

Cam Newton é o franco-favorito

É realmente difícil tirar o prêmio de MVP deste cara. Foram 45 touchdowns totais (35 passados e 10 corridos), liderando a NFL por seis (Brady teve 39 totais). Além disso, Newton teve sete jogos com pelo menos um touchdown passado e um corrido, o que faz dele o melhor da NFL na marca. Não obstante, na carreira, ele está empatado com ninguém menos do que Steve Young no número de jogos nos quais correu e passou para touchdown (31).

Foi o melhor ano da carreira do número um de Carolina e do Draft de 2011. Além dos 35 touchdowns passados, Newton teve o melhor rating da carreira e boa parte deles veio de dentro do pocket. Ou melhor, a maioria absoluta – 32. Isso faz com que quaisquer preconceitos acerca de seu estilo de jogo acabem indo por água abaixo.

Leia também: Depois de Cam Newton, os quarterbacks negros serão apenas conhecidos como quarterbacks

Após comandar o Carolina Panthers a 15 vitórias e apenas uma derrota na temporada – contra um adversário divisional brigando por playoffs, fora de casa e no último quarto – Cam Newton tem a chance de vencer o Super Bowl 50 e de estabelecer novos paradigmas na liga – além de ao mesmo tempo quebrar paradigmas anteriormente estabelecidos. E para você, quem será o MVP da temporada 2015 da NFL?

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds