O fator Las Vegas: como os favoritos se saem no Super Bowl?

Neste momento, o Carolina Panthers é o favorito para o Super Bowl 50 – isto é, ao menos nas bolsas de apostas em Las Vegas. Em alguns sites que operam no Brasil, com a Betmotion, os Panthers são favoritos por 6 pontos. Mas o que isso quer dizer, historicamente? Façamos uma análise histórica para ver quando Vegas acertou e quando errou.

Super Bowl 50 é o primeiro no qual Peyton Manning é a zebra

Por consequência do favoritismo dos Panthers, o Denver Broncos é considerado zebra para o Super Bowl. Esta é a primeira vez que um time comandado por Peyton chega com esse status – em realidade, foram zebra na final de Conferência contra os Patriots, mesmo jogando em casa. No Super Bowl XLVIII, os Broncos eram favoritos por 2,5; No XLIV os Colts eram por 4,5 – e na única vez que Manning venceu, no XLI, o eram por 7 pontos.

É apenas a sétima vez que Peyton Manning é zebra em uma partida de pós-temporada. Nas outras seis, perdeu em três vezes e ganhou em três vezes. As vitórias vieram contra Kansas City (2003), Baltimore (2006) e no mês passado contra New England. As derrotas vieram contra Jets em 2002, New England em 2003 e New England em 2004.

Favoritos venceram em apenas 65% das vezes

O favoritismo no Super Bowl não significa necessariamente uma vitória certa. Nas últimas 49 edições, o favorito em Las Vegas venceu em 32 – o que dá mais ou menos 65% de aproveitamento. Quando consideramos por “quantos pontos” a vitória é esperada – o chamado handicap – ela também não aconteceu em muitas ocasiões. Em duas o time venceu exatamente pelo esperado, em 24 por mais e em 23 por menos ou perdeu.

Ouça nosso podcast: Rádio América #09 | Everaldo Marques | Super Bowl 50

Se formos contar apenas as últimas oito edições, o favorito venceu em apenas três delas. Ou seja, isso não quer significar tanta coisa assim. Quando estamos falando dos dois melhores times de cada conferência, tudo pode acontecer.

“odds