“Hard Knocks” é um reality show anual produzido pela HBO, que tem como objetivo acompanhar uma franquia da NFL durante todo o período do Training Camp. Como as câmeras têm acesso a praticamente tudo, desde o trabalho no campo, passando pelos vestiários e indo até às reuniões de treinadores, é talvez a melhor – ou mesmo a única – oportunidade de nós, pobres mortais, conhecermos um pouco mais da preparação e dos bastidores de um time profissional de futebol americano.
Tal excesso de exposição, por outro lado, faz com que as equipes geralmente não queiram participar do programa, contudo elas acabam sendo obrigadas a abrirem suas portas de acordo com determinados pré-requisitos. Em 2019, o escolhido/obrigado a participar do reality foi o Oakland Raiders, o que deixou os fãs da NFL em polvorosa, pois poucas vezes na história do “Hard Knocks” se viu uma possibilidade maior de barracos e cenas lamentáveis.
Esta já é provavelmente a edição mais interessante do programa, graças ao imenso drama e número de histórias que um elenco de peso formado por Jon Gruden, Antonio Brown, Vontaze Burfict, Richie Incognito etc. pode proporcionar – é o famoso vestiário bomba-relógio ao qual fizemos referência neste outro texto. Deste modo, separamos as narrativas dignas de mais atenção durante o aguardado reality – vale lembrar que, pelo menos até hoje, a HBO nunca disponibilizou o show para o Brasil, mas há a possibilidade de transmissão pela ESPN assim como ocorreu no ano passado.
Antonio Brown x Vontaze Burfict
Antigos desafetos na AFC North, Brown e Burfict agora são companheiros de time. Para quem não se lembra, o momento mais marcante entre ambos foi quando o linebacker deu uma pancada na cabeça de Brown no Wild Card de 2015. O lance causou uma concussão no wide receiver, fazendo-lhe perder a fase seguinte do mata-mata e rendendo uma punição de três jogos ao ex-jogador dos Bengals – mais tarde, Brown ainda acusou Burfict de tentar matá-lo e o chamou de idiota.
Recentemente os dois tentaram colocar panos quentes no passado trocando mensagens carinhosas nas redes sociais, mas é difícil acreditar que tudo foi superado de uma hora para a outra, sobretudo por se tratarem de dois caras com personalidade, digamos, intensa. Brown, por exemplo, deu um ataque de estrelismo poucas semanas atrás, quando do nada resolveu atacar Juju Smith-Schuster, seu antigo amigo e companheiro de time, na internet.
O Training Camp será a primeira oportunidade de vê-los convivendo juntos por um longo de período, o que revelará se a mistura Brown e Burfict é mesmo tão explosiva quanto todo mundo imagina que seja. Em todo o caso, não surpreenderia se no final das contas os dois malucos acabassem se tornando amigos – isto é, se não se matarem durante o processo.
O retorno de Richie Incognito
Ao mesmo tempo em que foi um dos melhores guards da liga durante momentos de sua carreira, Incognito também coleciona vários episódios controversos fora de campo. Por exemplo, ele foi o pivô do escândalo de bullying do Miami Dolphins em 2013, perseguindo Jonathan Martin. Já no ano passado, sem arrumar uma equipe para atuar na NFL, Incognito brigou em uma academia da Flórida e, meses depois, surtou durante o enterro do pai, ameaçando funcionários da funerária e exigindo que a cabeça do seu pai fosse cortada para ser usada em pesquisas.
Sabe-se lá Deus porque, Gruden decidiu que seria uma boa ideia assinar com um dos jogadores mais tóxicos e problemáticos dos últimos tempos, o qual, para piorar, já tem 35 anos de idade e ficou uma temporada afastado dos gramados. Vejamos quais são os planos do treinador para Incognito e principalmente se este não será o responsável por explodir de vez o vestiário de Oakland.
Gruden x Derek Carr
Assistir a Gruden tentando controlar um vestiário com Brown, Burfict e Incognito vai ser incrível, mas vê-lo lidando com Derek Carr tende a ser a cereja do bolo de todo “Hard Knocks”. Por quê? Porque o técnico já mostrou várias vezes que não é dos maiores fãs do seu atual quarterback, inclusive o expondo desnecessariamente após derrotas na última temporada.
Se ao longo da carreira como comentarista Gruden construiu a imagem de alguém amigão e gente boa, isso mudou radicalmente no ano passado. Atitudes como abrir mão de Khalil Mack e trocar farpas com o seu signal caller titular, por exemplo, revelaram uma personalidade muito mais propícia a bater de frente com quem quer seja, nem que isso signifique colocar fogo no parquinho. Agora, durante o reality show, teremos a chance de acompanhar mais de perto a dinâmica entre ele e Carr nos bastidores, verificando quão estremecida ou não está a relação dos dois.
A construção do novo Oakland Raiders
Por fim, saindo um pouco do território das brigas, polêmicas e desavenças, temos a questão do time de futebol americano propriamente dito. Em 2018, Gruden tratou principalmente de destruir o trabalho dos antecessores e fincar seus próprios alicerces. A filosofia mudou, muitos jogadores e treinadores partiram, muitos atletas novos chegaram. Pois bem, terminada a primeira fase da reconstrução, os Raiders de 2019 provavelmente terão mais a cara do head coach segundanista.
Além de podermos descobrir um pouco mais detalhadamente quais são os planos para o futuro da franquia, o que inclui também a realocação para Las Vegas, teremos a chance de conferir como é o dia a dia de trabalho com Gruden, sem dúvida um dos personagens mais excêntricos da NFL na atualidade. Como ele lida com os medalhões, os calouros, o resto do staff, as novas tecnologias (que ele já disse não ser muito fã), enfim, tudo isso está no pacote do que promete ser um grande show.
Preparado para a temporada do Fantasy Football? A grande novidade deste ano é um guia atemporal escrito por Antony Curti e Eduardo Miceli – com estratégias para Draft e temporada como um todo. A pre-venda já começou e ta com 25% OFF, clica aqui e aproveita 🙂
Exclusivo de nossos assinantes – assine agora, teste grátis por 7 dias ou assine com 30% de desconto
🏈 PRO! | NFL 2019: os 10 melhores treinadores
🏈 PRO! | Qual a divisão mais equilibrada da NFL?
🏈 PRO! | 5 times que podem regredir em 2019
🏈 PRO! | Como os Patriots mostraram o caminho para administrar o salary cap
🏈 PRO! | 10 clichês da intertemporada da NFL







