Dallas Cowboys kicker Dan Bailey (5) is seen in action during an NFL wild card playoff football game against the Detroit Lions at AT&T Stadium on Sunday, January 4, 2015 in Arlington, Texas. Dallas won 24-20. (AP Photo/Aaron M. Sprecher)

Os 5 melhores kickers de 2015

Jason Licht, General Manager do Tampa Bay Buccaneers, ao tentar justificar a escolha do kicker Roberto Aguayo na segunda rodada do Draft desse ano, contou uma história de seu tempo como olheiro do New England Patriots. Segundo ele, em uma ocasião, Bill Belichick juntou toda sua equipe de olheiros e pediu que colocassem todos os jogadores do elenco em ordem, do melhor ao pior. Ao perceber que nenhum deles havia colocado o kicker Stephen Gostkowski entre os 10 melhores, o treinador lhes teria dado um belo sermão, que mudou a maneira como muitos deles viam a posição.

A posição de kicker tem sido uma das mais subestimadas do esporte por muito tempo. Brian Billick, ex-técnico do Baltimore Ravens, chegou a declarar que “kickers não são jogadores de futebol americano”.  Ainda que equivocada, é possível entender de onde veio essa declaração de Billick. Kickerspunters, por desempenharem tarefas muito específicas, que exigem um tipo de preparação muito especializado, treinam separadamente de seus companheiros de equipe a maior parte do tempo, o que dificulta sua integração ao grupo. Além disso, um erro seu durante uma partida pode significar a anulação dos esforços de todos os outros jogadores. E isso faz com que o jogador atue sob uma pressão imensa.

Isso ficou evidente nos playoffs da temporada passada, quando chutes teoricamente fáceis, errados por Blair Walsh e Stephen Gostkowski contribuiram de forma definitiva para a eliminação de suas equipes.

Mas se kickers podem ser determinantes em uma derrota, também o podem ser para vitórias. Nos últimos 20 anos, 23,59% dos jogos da NFL tiveram uma margem de vitória de 3 ou menos pontos. Ou seja, quase um quarto dos jogos são decididos por um field goal. Ainda assim, Jan Stenerud é o único kicker a ser votado para o Hall of Fame da NFL. Os exemplos são infinitos. Se Garrett Hartley tivesse errado o chute final da decisão da Conferência Nacional da temporada 2009, Brett Favre, e não Drew Brees, teria enfrentado Peyton Manning no Super Bowl XLIV e a história de redenção de New Orleans não teria seu final. Não fosse por Adam Vinatieri e talvez Tom Brady tivesse dois argumentos a menos em seu lado da discussão de melhor quarterback de todos os tempos.

O problema é que os kickers só são lembrados quando erram. Nós do Pro Football não concordamos com isso, e resolvemos fazer nossa parte, lembrando quem foram os melhores jogadores da posição na temporada regular de 2015.

5 – Adam Vinatieri

O já lendário kicker, de 43 anos, mostrou que ainda tem lenha pra queimar. Acertando 25 de 27 field goals tentados e 91,4% de seus extra points, Vinatieri manteve a precisão pela qual sempre foi conhecido. O número de chutes tentados por ele, entretanto, foi baixo. Mas isso está diretamente ligado aos problemas ofensivos da equipe dos Colts, e deve mudar em 2016 com Andrew Luck saudável. Vejamos se a idade começa a pesar.

4 – Stephen Gostkowski

kicker de Bill Belichick novamente provou ser um dos principais jogadores de sua equipe. Extremamente preciso, o jogador dos Patriots acertou todos seus chutes de menos de 40 jardas. No restante deles, Gostkowski acertou 16 de 19. Se não bastasse isso, o kicker converteu cada uma de suas 52 tentativas de extra point. Quis o destino que o primeiro extra point errado de sua carreira viesse justamente nos playoffs, o que acabou forçando o New England Patriots a tentar – e errar – uma conversão de 2 pontos quando tentava empatar o jogo com o Denver Broncos. Mas nosso foco aqui é a temporada regular, por isso deixamos de lado esse detalhe e não temos nada além de elogios às suas atuações.

3 – Josh Brown

A temporada de 2015 foi uma das melhores da longa carreira do kicker do New York Giants. Com 30 acertos em 32 tentativas, Brown foi um dos dois líderes da NFL em precisão, com 93,8% de acerto em seus chutes de field goal. O que o mantém abaixo da segunda colocação, entretanto, é a baixa quantidade de chutes de mais de 50 jardas. Ainda que tenha convertido todas as suas tentativas a partir dessa distância, Brown tentou esses chutes apenas três vezes durante a temporada. Isso não é um grande demérito para o jogador, mas nesse ponto de nossa avaliação, as performances são tão similares que cada detalhe conta.

2 – Steven Hauschka

Hauschka também acertou todos os field goals de mais de 50 jardas que tentou. A vantagem, para o kicker de Seattle, é que ele teve seis tentativas a partir dessa distância. Apenas Robbie Gould, do Chicago Bears, teve mais acertos dessa distância, mas ele precisou de nove tentativas para chegar a seus sete acertos. A precisão do jogador dos Seahawks não se restringiu a chutes longos. Steven acertou 23 dos outros 25 chutes que tentou. O que o impediu de chegar à primeira colocação foram os extra points. Com 4 erros em 44 tentativas, sua porcentagem de acerto de 90,9% é apenas a 26ª melhor da liga.

1 – Dan Bailey

O que um técnico espera de seu kicker? Que ele seja preciso, tenha boa potência na perna e não perca chutes fáceis. Bailey se destacou em todos esses quesitos em 2015. O kicker dos Cowboys demonstrou sua precisão acertando 30 de 32 chutes tentados, igualando os 93,8% de acerto de John Brown. Com 5 chutes de 50 jardas ou mais, ele teve somente um a menos que Steven Hauschka e provou que a força da perna está lá. E quanto aos chutes fáceis, ele igualou a performance de Stephen Gostkowski, ao acertar todos seus chutes de menos de 40 jardas e extra points. Apresentando todos os pontos fortes de seus concorrentes, Dan Bailey é uma escolha fácil pra primeira colocação. E 2016 promete ser um ano ainda melhor para o jogador dos Cowboys, já que, assim como Vinatieri, ele voltará a contar com seu quarterback titular para obter ainda mais tentativas de chute.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds