Credit: Jason Getz -USA TODAY Sports

Panthers batem Cardinals em grande estilo e garantem vaga no Super Bowl 50

Há sete anos atrás o Arizona Cardinals bateu o Carolina Panthers por 33 a 13 no Divisonal Round da temporada de 2008. Naquele duelo o quarterback dos Panthers, Jake Delhomme, lançou cinco interceptações e sofreu um fumble, totalizando seis turnovers que acabaram com os sonhos da franquia naquele ano. Ontem, no mesmo estádio, foi a vez do signal caller dos Cardinals cometer seis turnovers – quatro interceptações e dois fumbles – resultando numa vitória esmagadora do Carolina Panthers, carimbando em grande estilo a passagem para o Super Bowl 50.

Panthers abrem grande vantagem logo no primeiro quarto

No duelo de quarterbacks vencedores do Heisman, o Carolina Panthers de Cam Newton, tal como na partida contra o Seattle Seahawks, impôs seu ritmo desde o início. No primeiro quarto, depois de abrir o placar com um field goalTed Ginn Jr. correu para 22 jardas numa reverse play, deixando a vantagem logo em dez pontos. Na campanha seguinte dos Panthers, em três jogadas, Cam Newton encontrou o wide receiver Corey Brown, que se desvencilhou da marcação e percorreu o campo inteiro para anotar o touchdown de 86 jardas e colocar 17 a 0 para os donos da casa.

Assim, logo no segundo quarto, o buraco do qual o Arizona Cardinals teria que sair já era enorme. Para piorar, logo após o touchdowns de Brown, Carson Palmer sofreu o primeiro turnover da noite, num fumble recuperado por Luke Kuechly. Felizmente para o time da NFC West, os donos da casa não conseguiram pontuar nesta inversão de posse.

Na posse seguinte, David Johnson  entrou na endzone e reduziu a vantagem para 10 pontos, após uma longa campanha no segundo quarto. A poucos minutos do final do segundo quarto, o Carolina Panthers estabeleceu seu ritmo mais uma vez com Jonathan Stewart Mike Tolbert, numa campanha finalizada por uma corrida de uma jarda de ninguém menos que Cam Newton.

Mais uma vez, o buraco era de 17 pontos. E na primeira jogada da campanha seguinte, Carson Palmer sofreu seu segundo fumble da noite, recuperado por Tre Boston. Numa posição de campo favorável, o Carolina Panthers marchava para cavar ainda mais o poço no qual os Cardinals se encontravam. Entretanto, o passe de Cam Newton foi interceptado numa leitura precisa de Patrick Peterson, que levou a bola até a linha de 22 jardas no campo de ataque. Um touchdown nesta oportunidade seria um sopro de esperança para o torcedor dos Cardinals. Mas de nada adiantou: Carson Palmer foi interceptado na endzone, num passe displicente para John Brown.

Panthers controlam o ritmo da partida e capitalizam em cima de turnovers

Com a primeira posse do segundo tempo, o Carolina Panthers tirou o pé do acelerador e começou a controlar o relógio. Em 11 jogadas ao longo de 7 minutos, os donos da casa anotaram mais um field goal, deixando o placar em 27 a 7.

Precisando pontuar de qualquer forma, o Arizona Cardinals tinha enorme dificuldade em explorar seus recebedores. Com grande pressão do front seven dos Panthers, os campeões da NFC West não conseguiram diminuir a vantagem, sendo forçados a fazer o punt. Não bastasse as dificuldades ofensivas, defensivamente os Cardinals não conseguiam mais parar a máquina ofensiva comandada por Cam Newton. Com direito a corridas de 11 e 12 jardas consecutivas do camisa 1, o signal caller entrou na endzone mais uma vez, aumentando a vantagem para 27 pontos.

Numa situação praticamente irreversível, o Arizona Cardinals precisava pontuar muito e rápido. Com isso, Carson Palmer começou a arriscar mais passes, sendo bem sucedidos na campanha seguinte, anotando um touchdown para o tight end Darren Fells e realizando a conversão de dois pontos.

Só que a noite não era mesmo dos Cardinals. Na campanha seguinte da equipe, Carson Palmer foi interceptado por Kurt Coleman. Os Panthers aproveitaram a posse de bola e anotaram mais um touchdown, depois de percorrer mais de 70 jardas. Foi a vez do calouro Devin Funchess receber o passe na endzone. Para fechar o jogo, Mike Tolbert entrou na endzone na conversão de dois pontos, num passe na flat para o fullback. 

Mas a conversão de dois pontos não foi o último capítulo da noite. Na primeira jogada da nova posse do Arizona Cardinals, Luke Kuechly interceptou Carson Palmer – o quinto turnover da noite para o camisa 3 – e correu para a endzone, coroando a atuação defensiva da equipe e aumentando a vantagem para 34 pontos. Com o jogo já definido, Palmer ainda teve tempo para lançar mais um pick, mas dessa vez os Panthers não pontuaram.

Uma partida histórica para a franquia da Carolina do Norte, que chega ao segundo Super Bowl em seus 20 anos de existência. Com o ataque e a defesa jogando em altíssimo nível, o Carolina Panthers chega na Califórnia confiante de que pode bater a fortíssima defesa do Denver Broncos e levar o primeiro Vince Lombardi para Charlotte.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds