Pé no freio: Ian Book não é o futuro do New Orleans Saints

Não é 'só' o jogo contra o Miami Dolphins - aquela partida foi apenas uma confirmação de expectativas anteriores. Book não tem talento ou potencial pra um dia ser um titular consistente na NFL

book

Todos nós queremos que o nosso time encontre um quarterback bom e que vá liderar a franquia por anos. Quem torce para o New Orleans Saints não precisou se preocupar com isso até pouco tempo, já que Drew Brees passou 15 anos junto da organização, mas quarterback virou motivo de preocupação quando Brees começou a cair de nível – e se aposentou em março desse ano.

No carrossel de quarterbacks que New Orleans embarcou em 2021, nenhuma das principais opções dava muita confiança no longo prazo – Jameis Winston é inconsistente, enquanto Taysom Hill e Trevor Siemian são passadores muito ruins. A esperança passou para Ian Book, calouro de quarta rodada que foi inserido no time titular contra o Miami Dolphins depois de problemas com os veteranos. Seu único jogo só confirmou as expectativas de muito tempo atrás: Book não tem qualidade para ser titular na NFL.

Problemas de Notre Dame continuam

Não ironicamente, o maior problema de Book desde os tempos de Notre Dame é sua dificuldade de ler as defesas e de processar o jogo com a rapidez que o futebol americano exige. Você consegue se dar bem com isso quando existe uma diferença abismal de talento – como no College -, mas se safar disso numa liga como a NFL é impossível.

Não é novidade alguma que calouros são os jogadores que mais sofrem em soltar a bola rápido e processar o jogo de forma consistente. Só que Book está abismal nessa categoria: no seu único jogo, contra o Miami Dolphins, ele segurou a bola, em média, 3.77 segundos após o snap[foot]PFF, via The Athletic[/foot], o que é um tempo gigantesco. Trey Lance, o segundo nessa categoria – e que, verdade seja dita, ganha um passe por sua mobilidade para estender jogadas, solta em 3.38, uma diferença gigantesca.

Book não consegue entender o que está acontecendo a sua volta com a rapidez necessária para a NFL. Não é um simples ‘problema de calouro’ que vai ser corrigido com o tempo – é uma falha grave no seu jogo que se arrasta há anos e que não vai ter correção. Na verdade, pode até ter – porém, surge a pergunta: por que os Saints investiriam tanto tempo num jogador que nunca mostrou que pode dar um retorno considerável?

Book caiu no Draft e nunca foi considerado o prospecto de elite porque, veja só, ele não é um jogador de elite. Com algum tempo de desenvolvimento, mais repetições, sob a tutela do excelente Sean Payton, ele pode se transformar num reserva consistente. Mas não se engane – ele era o quarto quarterback da equipe em setembro por uma razão. Os Dolphins foram agressivos contra ele porque sabiam que não representava uma ameaça.

 “odds
Já é assinante? Faça login aqui.
Está logado e a página ainda não aparece?
Basta recarregar ou limpar o cache de seu navegador.
Aproveite o precinho camarada, clique abaixo e assine nosso site em 1x de R$ 79,60 ou 4x de 19,90, clique acima!