Playoffs, 0-16 e o que está em jogo na Semana 17

[dropcap size=big]A[/dropcap]penas 12 dos 32 times da NFL têm passaporte garantido para a pós-temporada. Com praticamente 2/3 das franquias dizendo adeus ao sonho do Super Bowl, podemos dizer que a Semana 17 costuma ter muitas coisas em jogo.

Ou tipo isso. Ao contrário de outras temporadas, não há um confronto direto valendo título de divisão ou mesmo um confronto valendo vaga na pós-temporada. Falando nelas, nove já estão decididas – há apenas duas vagas da repescagem da AFC e uma da NFC em aberto. Dos oito possíveis campeões de divisão, sete já estão decididos. O título da NFC South continua em aberto, mas os competidores, Carolina e New Orleans, já estão classificados.

Isso tudo não quer dizer que a Semana 17 não tenha narrativas interessantes. O mando de campo na pós-temporada da Conferência Americana, por exemplo, é algo para ficar de olho – dado que sediar a final pode importar muito para Pittsburgh ou New England. Sem mais delongas, vamos às narrativas.



Leia também: Do que seu time precisa? Confira todos os cenários de playoffs para a Semana 17

Estreia de James Harrison e Mando de Campo em Jogo na AFC

Começando justamente pela questão do mando de campo na AFC. Na temporada passada, o New England Patriots recebeu o Pittsburgh Steelers na final da Conferência Americana – lesão de Le’Veon Bell à parte, foi um passeio no Gillette Stadium. Neste ano, os Steelers foram bem mais competitivos quando jogaram em casa – principalmente Ben Roethlisberger.

Ao mesmo tempo, a potencial revanche se desenha como uma Terceira Guerra Mundial. James Harrison “trocou de lado” após ser cortado por Pittsburgh – seus ex-companheiros de time soltaram o verbo nesta semana, acusando Harrison de “pedir pra sair”. Agora em New England, Harrison deve estrear neste domingo contra o New York Jets.

O que está em jogo: Ser Cabeça-de-Chave #1 da AFC e sediar um potencial confronto na final;
Protagonistas: Steelers e Patriots; Para ter o mando da AFC, Pittsburgh precisa vencer Cleveland e New England precisa perder para o New York Jets
Jogos: Jets @ Patriots | Browns @ Steelers

Tentando evitar o 0-16

O Cleveland Browns terá no máximo uma vitória mais uma vez. Para não passar o ano em branco, Cleveland precisa ir ao Heinz Field e fazer algo que não consegue desde que a Pepsi Twist sequer existia – leia-se, 2003: vencer o Pittsburgh Steelers fora de casa.

Os Steelers devem poupar alguns jogadores, como Le’Veon Bell e Ben Roethlisberger. Mesmo assim, não é como se a vida de Cleveland fosse fácil – em todas as outras posições, vamos combinar que Pittsburgh leva vantagem. Ainda mais quando falamos de comissão técnica.




Caso os Browns percam, será a segunda campanha 0-16 da história da NFL. A última aconteceu em 2008, quando o Detroit Lions passou no vazio – ao menos, no Draft seguinte, conseguiram seu franchise quarterback em Matt Stafford.

O que está em jogo: Não ser o segundo 0-16 da história
Protagonistas: Steelers e Browns;
Jogo: Browns at Steelers

Seahawks e Falcons brigando por pós-temporada

Resta apenas uma vaga na pós-temporada da Conferência Nacional e já sabemos que será uma de repescagem. Não há confronto direto para esta vaga – infelizmente – mas ao menos os jogos serão no mesmo horário: Seahawks e Cardinals de um lado, Panthers e Falcons do outro. Para Carolina e Arizona, não vale muita coisa: os Panthers já estão classificados e os Cardinals já estão eliminados.

De toda forma, em se tratando de confrontos divisionais, é óbvio que Arizona e Carolina querem colocar água no chopp de seus rivais. Aqui, a conta é simples: se os Falcons vencerem, classificam. Se perderem e os Seahawks ganharem, quem passa é Seattle (e se estes perderem, claro, estão eliminados e quem passa é Atlanta).

O que está em jogo: #6 da NFC
Protagonistas: Seahawks/Falcons/Cardinals/Panthers
Jogos: Cardinals at Seahawks; Panthers at Falcons

Duas vagas na AFC

Titans, Ravens, Bills e Chargers brigam por duas vagas de repescagem na Conferência Americana. Aqui, é uma bagunça por conta das combinações de resultados – sugiro que você leia este texto para saber o que cada time precisa. Ravens e Titans estão em posição mais confortável, controlando seu próprio destino – mas não quer dizer que a vida seja fácil. Se puder dar um palpite, arriscaria em classificação de Baltimore e do Los Angeles Chargers.

O que está em jogo: #5 e #6 da NFC
Protagonistas: Bils/Titans/Ravens/Chargers
Jogos: Dolphins-Bills; Jaguars-Titans; Ravens-Bengals; Chargers-Raiders

Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony ou no facebook – e ainda, nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

“RODAPE"

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds