Podemos ter um jogador da NFL nas Olimpíadas – relembre outras vezes em que isso aconteceu

É bastante comum o exemplo de atletas que praticaram outros esportes antes de se profissionalizarem no futebol americano – sobretudo durante a universidade -, porém alguns vão mais além e continuam competindo em alto nível em outras modalidades esportivas mesmo já estando na NFL.

Este é o caso de Nate Ebner, safety do New England Patriots, que pretende vir ao Rio de Janeiro jogar rugby nas Olimpíadas de 2016. O jogador conseguiu permissão da equipe para treinar e competir por uma vaga na seleção olímpica dos Estados Unidos e, caso ele consiga fazer parte do grupo, se reapresentará aos Patriots após o dia 11 de agosto – data do término da competição.

Ebner, uma escolha de sexta rodada no Draft de 2012, teve sucesso jogando rugby na universidade de Ohio State e deixou claro seu amor pelo esporte: “O rugby sempre fez parte da minha vida desde que eu tinha seis anos de idade. Eu provavelmente peguei uma bola e comecei a jogar e assistir meu pai jogando então sempre fez parte da minha vida. Eu cresci com o rugby como a maioria das crianças provavelmente cresceu com o futebol americano, basquete ou beisebol. Para mim, sempre esteve por perto”.

A situação de Ebner é interessante e notável, mas ela está longe de ser uma exceção. Ao longo da história vários atletas da NFL participaram de Olimpíadas, sendo que muitos inclusive ganharam medalhas. Pensando nisto, preparamos uma lista com alguns dos exemplos mais famosos.

Medalhistas olímpicos e membros do Hall da Fama da NFL

Existem apenas três homens no mundo que conquistaram medalhas olímpicas e estão presentes no Hall da Fama da NFL.

Jim Thorpe, considerado um dos grandes atletas de todos os tempos, venceu as competições de pentatlo e decatlo nas Olimpíadas de 1912. Depois disso, jogou na NFL enquanto ela ainda estava em seus primórdios e foi eleito para o Hall da Fama do futebol americano profissional em 1963.

Antes de começar a atuar pelos Cowboys em 1965, ser escolhido para três Pro Bowls e ganhar o Super Bowl VI, o wide receiver Bob Hayes conquistou duas medalhas de ouro nas Olimpíadas de Tóquio em 1964 (100 metros rasos e revezamento 4 x 100). Hayes acabaria entrando para o Hall da Fama apenas em 2009.

Por fim, temos Ollie Matson. Além de conquistar uma prata (revezamento 4 x 400) e um bronze (400 metros rasos) nos Jogos Olímpicos de 1952, o halfback foi eleito para seis Pro Bowls ao longo de sua carreira e imortalizado no Hall da Fama da NFL em 1972.

Tricampeão olímpico e jogador dos Lions na década de 1960

Glenn Davis não teve uma passagem muito marcante na NFL, afinal ficou apenas duas temporadas na liga com os Lions (1960 e 1961). Antes disso, porém, ele conquistou três medalhas de ouro olímpicas: uma em Melbourne em 1956 (400 metros com barreiras) e outras duas em Roma em 1960 (400 metros com barreiras e revezamento 4 x 400).

Herschel Walker nas Olimpíadas de Inverno de 1992

Herschel Walker, estrela do College Football e running back da NFL por 13 temporadas, é muito conhecido por ter sido o protagonista de uma das trocas mais importantes da história da liga (no caso, o negócio envolvendo Cowboys e Vikings em 1989), contudo o que muita gente não sabe é que ele disputou as Olimpíadas de inverno de 1992 na equipe de bobsled dos Estados Unidos – mas não ganhou nenhuma medalha.

Outro ex-atleta da NFL que se aventurou nos jogos de inverno foi Jeremy Bloom. O wide receiver, escolha de quinta rodada dos Eagles em 2006, nunca jogou nenhuma partida na liga, entretanto participou das competições de esqui nas Olimpíadas de Inverno de 2002 e 2006.

O curioso caso de Willie Gault

Willie Gault, wide receiver campeão do Super Bowl XX com os Bears, teve a chance de ser único jogador da história da NFL a participar tanto dos Jogos Olímpicos de Verão quanto de Inverno, porém foi atrapalhado pelo boicote dos Estados Unidos às Olimpíadas de Moscou em 1980. Seja como for, ele posteriormente acabaria fazendo parte do time olímpico de bobsled do país em 1988.

Tommie Smith jogou uma temporada na NFL

Tommie Smith protagonizou um dos momentos mais emblemáticos da história das Olimpíadas em 1968: após levar o ouro nos 200 metros rasos, o velocista levantou sua mão vestida com uma luva preta e fez a saudação dos “Panteras Negras”, grupo que lutava contra o racismo nos Estados Unidos.

tommie

A imagem de Smith protestando no pódio com seu braço estendido rodou o mundo e certamente é uma das mais conhecidas do século XX. Algo que você talvez não saiba, entretanto, é que ele foi wide receiver na NFL por uma temporada, fazendo parte do elenco dos Bengals em 1969.

Nas Olimpíadas de 2012 tivemos três atletas da NFL

As Olimpíadas passadas contaram com a presença de três atletas da NFL. O mais famoso deles é o wide receiver dos Bills Marquise Goodwin, o qual competiu no salto em distância – Goodwin não ganhou medalha em Londres, contudo conquistou a prata nos Jogos Pan-Americanos de 2015. Ademais, tivemos Jeff Demps (running back atualmente free agent) e Lawrence Okoye (offensive lineman do practice squad dos Jets) respectivamente nas provas de revezamento 4 x 100 e arremesso de disco.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds