Quais combinações de resultados os Cowboys e os Packers precisam para chegarem aos playoffs?

Protagonistas de um dos melhores jogos da temporada 2017 e do melhor jogo da última pós-temporada – descontado o Super Bowl LI – Dallas Cowboys e Green Bay Packers tiveram anos aquém do desejado. Outrora favoritos para vencerem suas respectivas divisões, veem este como um sonho distante: o Philadelphia Eagles já garantiu matematicamente a NFC East e o Minnesota Vikings tem as mãos na taça da NFC North.

Sem Ezekiel Elliott e Aaron Rodgers por boa parte da temporada, Cowboys e Packers encontram-se com campanha positiva – mas numa Conferência Nacional tão disputada, a “nota de corte” do Wild Card (repescagem para os que não venceram suas divisões) parece alta demais: 10 vitórias, 6 derrotas e, mesmo assim, oração e pensamento positivo serão necessários. Rodgers volta nesta semana contra o Carolina Panthers, adversário direto na briga por pós-temporada. Zeke volta de suspensão na Semana 16, contra o Seattle Seahawks – faltando uma  partida contra um Philadelphia Eagles já classificado e sem Carson Wentz.

Dito isso: quais milagres esses times precisam para chegarem à pós-temporada e manterem acesas as chamas de esperança pelo título do Super Bowl LII? Se você torce para um dos dois, acenda a vela e venha conosco.

“dallascowboys"

Dallas Cowboys: Vencer tudo e zicar a NFC South e North

Para início de conversa, Dak Prescott terá que emular Aaron Rodgers e seu “Run The Table”: o Dallas Cowboys não tem chance de classificação se não vencer todos os jogos – respectivamente, at Raiders, vs Seahawks (com Zeke) e at Eagles (com Zeke). Não é dos calendários mais difíceis – o jogo-chave parece ser a partida em casa contra o Seattle Seahawks.

Mas espere: não é tão fácil. Além de vencer os três jogos que faltam, os Cowboys precisam torcer contra seus adversários. É necessário que Packers e Lions percam pelo menos um jogo – e eles se enfrentam na Semana 17, então é bom torcer por derrota antes disso – e que Panthers OU Falcons percam dois dos três jogos que faltam. O problema aqui reside em mais confronto direto: Packers e Panthers já se enfrentam nesta semana.

Quem zicar: Panthers, Falcons, Packers, Lions (mas não todos ao mesmo tempo, porque eles têm confrontos entre si)

“greenbay"

Green Bay Packers: Run The Table II – A Missão

A situação dos Packers é ligeiramente mais fácil, dado que em vez de esperar a estrela voltar na Semana 16 – Zeke – ela já volta neste domingo. Aaron Rodgers foi liberado pelos médicos para jogar a partida da Semana 15 contra o Carolina Panthers. Para que os Packers tenham chance de playoff, o time tem que vencer essa e as outras duas partidas do ano – contra Vikings, em casa, na Semana 16 e fora de casa contra os Lions na Semana 17.

Leia também: Uma Nova Esperança: Confirmada, volta de Aaron Rodgers torna-se melhor narrativa ao final da temporada

Além do “Run The Table”, Rodgers e os cheeseheads precisam que os Seahawks percam pelo menos uma das próximas três partidas – respectivamente, contra Rams, Cowboys e Cardinals. Mas não só: Os Saints precisam vencer os Falcons no confronto que ainda resta entre eles. Atlanta tem vantagem no desempate – confronto direto – contra o Green Bay Packers. Ante esse cenário, os Packers controlariam o próprio destino na Semana 17 contra o Detroit Lions – e o jogo entre Atlanta Falcons e Carolina Panthers viraria “vida ou morte”, fortíssimo candidato a ser o Sunday Night Football da Semana 17.

Quem zicar: Panthers no confronto direto, Falcons, Seahawks. 

O que a matemática diz?

Maior site de “analytics”, o Football Outsiders semanalmente posta as chances matemáticas de pós-temporada. Lá, o Dallas Cowboys aparece com vida mais complicada que o Green Bay Packers: tem apenas 3,4% de chance de chegar à pós-temporada. Green Bay, por sua vez, aparece com 4,3%.

A versão estatística da ESPN, o FiveThirtyEight, coloca o Green Bay Packers com 6% de chance de pós-temporada – na sequência, o Dallas Cowboys aparece com 4%. Por fim, o New York Times coloca Dallas com 6% de chance e o Green Bay Packers com 9%.

Seja como for, é praticamente inviável que ambos cheguem juntos à pós-temporada – até porque Green Bay tem vantagem no desempate/confronto direto. Mas são duas narrativas interessantes para acompanharmos na reta final da temporada.

Mais NFL: 
Podcast, Ep 58: Não há um favoritaço claro na temporada 2017 da NFL
Eagles: Fim da linha ou ainda há esperança sem Carson Wentz?
Packers vivos: Vitória sofrida na prorrogação abre caminho para volta de Aaron Rodgers

Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony ou no facebook – e ainda, nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

“RODAPE"

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds