Há cerca de um ano, fizemos um exercício um pouco diferente aqui no ProFootball: um power ranking divisional. Assim como os power rankings tradicionais, ele tinha como objetivo medir a força, classificando os integrantes entre melhores e piores, contudo, ao invés de avaliar franquias, tratava sobre as divisões da NFL. Os critérios de classificação eram basicamente dois: qualidade dos times e competitividade, pois divisões niveladas por baixo ou com uma disparidade muito grande entre uma equipe e as outras tendem a ser menos interessantes.
No final, acertamos algumas “previsões” e erramos outras. A AFC West realmente foi a melhor divisão da liga, pelo menos se pensarmos nos critérios citados acima, e a AFC South de novo deixou a desejar. Por outro lado, quebramos a cara ao ranquear a NFC West em segundo – fora Seattle (que também não esteve nos seus melhores anos se compararmos com os desempenhos recentes) ela foi bastante fraca, lembrando os tempos em que era conhecida como “NFC Weak”. Ainda assim, mantivemos um bom aproveitamento.
Agora, a pouco menos de um mês do início da temporada regular, chegou o momento de atualizarmos nosso power ranking divisional para a versão 2017. Confira como ficou a nova ordem (spoiler: possíveis surpresas nas duas extremidades da lista).
8. AFC East
Record em 2016 (total de vitórias e derrotas das quatro equipes juntas): 36-28
Posição anterior: 4º
Vamos chutar o balde e colocar a AFC East como a pior divisão de 2017. O motivo? A completa falta de disputa. Vamos ser realistas: qual é a chance de New England não vencer outra vez o título? Buffalo, passada a boa impressão deixada em 2014, voltou a ser uma equipe mediana e a habitar o reino da mediocridade nas duas últimas temporadas. Miami, time de playoff em 2016 e reconhecidamente a segunda força da divisão, acabou de perder seu quarterback titular para uma lesão no joelho. E os Jets… Bem, os Jets conseguiram a façanha de (des)montar o pior elenco da NFL.
Salvo uma reviravolta inimaginável, os Patriots devem nadar de braçadas rumo ao seu 9º título consecutivo da AFC East, o que é muito legal para os fãs da franquia, porém faz com que a divisão seja previsível e pouco divertida.
7. NFC West
Record em 2016: 23-39-2
Posição anterior: 2º
Para a surpresa de muita gente – inclusive a nossa – a NFC West foi péssima em 2016. 49ers e Rams, juntos, venceram seis partidas e fizeram por merecer a vaga no seleto grupo de piores equipes da NFL. Arizona teve uma regressão imensa em relação a 2015, sofrendo com a queda de desempenho de Carson Palmer e da linha ofensiva. Nem mesmo os campeões Seahawks escaparam da instabilidade, atrapalhados principalmente pela sua linha ofensiva em forma de queijo suíço que não deixava o ataque render.
As perspectivas não são muito melhores para 2017. Sem quarterbacks confiáveis e cheios de buracos nos times, San Francisco e Los Angeles deverão novamente ter temporadas difíceis. Seattle, por sua vez, segue como o adversário a ser batido, mesmo sem uma offensive line que demonstre segurança. A única esperança de uma divisão melhor e mais disputada é Palmer e os Cardinals, donos de um elenco talentoso no papel, reencontrarem a forma de dois anos atrás.
6. AFC South
Record em 2016: 29-35
Posição anterior: 8º
Publicidade
Podem falar o quiser da AFC South, mas ninguém pode acusá-la de não ser equilibrada e emocionante. Se por um lado em 2016 as equipes outra vez deixaram a desejar tecnicamente, por outro Houston, Tennessee e Indianapolis lutaram até as últimas semanas pelo título. Os Texans sofreram nas mãos de Brock Osweiler, contudo, carregados por uma defesa excelente, venceram a divisão. Titans e Colts, apesar de oscilarem ao longo da temporada, acumularam vitórias e se mantiveram na briga. Quem destoou foram os Jaguars, puxados para baixo por uma âncora chamada Blake Bortles.
Em 2017, Houston, Tennessee e Indianapolis trabalharam para resolver suas principais carências – respectivamente a instabilidade under center, a falta de talento nas posições de cornerback e wide receiver e a defesa. Teremos que esperar para ver se isso melhorará significativamente esses times, porém, em todo o caso, a disputa pelo topo da AFC South tende a continuar acirrada.
5. AFC North
Record em 2016: 26-37-1
Posição anterior: 5º
Acostumada a colocar três equipes nos playoffs há alguns anos, a AFC North atualmente vive uma fase não tão boa. Pittsburgh segue firme e forte como favorito na divisão e uma das maiores forças da Conferência Americana. Bengals e Ravens, entretanto, decepcionaram em 2016 e tentarão dar a volta por cima – no momento, despertam mais dúvidas do que certezas: Baltimore com seus problemas ofensivos e contusões em massa, Cincinnati com o desmanche de sua linha ofensiva. Por fim, temos os Browns, os quais sem dúvida são melhores hoje em relação ao 1-15 do ano passado, mas ainda estão longe de serem um time competitivo.
No geral, a AFC North não é tão “sexy” quanto há duas ou três temporadas, embora seja uma divisão caracterizada por uma rivalidade fortíssima. Se o nível técnico não é mais tão elevado, pelo menos o ódio que as franquias nutrem umas pelas outras garante ótimos duelos divisionais, sobretudo entre Steelers, Ravens e Bengals.
4. NFC North
Record em 2016: 30-34
Posição anterior: 3º
Com Aaron Rodgers pegando fogo e os Packers voando nas seis partidas finais de 2016, muita gente esqueceu a bela temporada de Matthew Stafford e dos Lions. Até mesmo os Vikings tiveram seus lampejos, embora tenham perdido oito dos últimos 11 jogos do ano – o começo 5-0, por outro lado, mostrou o potencial da equipe. Apenas os Bears foram os patinhos feios da divisão, disputando com 49ers e Rams o título de piores da conferência.
A NFC North deve manter a mesma pegada em 2017: Green Bay, comandados por Rodgers, com um certo favoritismo, Minnesota e Detroit logo atrás (mas não muito distantes) e Chicago ainda buscando um rumo. É uma divisão bem disputada com três times capazes de brigar pelo título ou pelo menos por uma vaga nos playoffs via repescagem.
3. NFC East
Record em 2016: 39-24
Posição anterior: 7º
No ano passado, a NFC East ficou na sétima posição em nosso power ranking. Hoje, ela está em terceiro. Esta subida se deve ao fato de Cowboys e Giants terem mudado da água para vinho: Dallas com seus garotos prodígios Dak Prescott e Ezekiel Elliott, New York com o crescimento de sua defesa. Já Washington e Philadelphia terminaram com campanhas medianas, porém não passaram vergonha – os Redskins, aliás, lutaram até o fim pelo Wild Card.
A sensação hoje é que qualquer um dos quatro têm condições de conquistar o título, tamanho o equilíbrio dentro da divisão. Cowboys e Giants, no papel, chegam mais credenciados pelo retrospecto de 2016 – New York talvez até em superioridade, por conta dos reforços para o ataque e o possível enfraquecimento defensivo de Dallas. Redskins e Eagles, todavia, também contam com times talentosos e perigosos – os últimos, para terem sucesso, dependem da evolução de Carson Wentz. Em suma, será uma disputa acirrada entre quatro equipes de qualidade.
2. AFC West
Record em 2016: 38-26
Posição anterior: 1º
Não há muito o que dizer sobre uma divisão que reuniu duas franquias com 12 vitórias. Raiders e Chiefs, cada um com suas características, foram brilhantes e ficaram com justiça entre os melhores da Conferência Americana. Denver, apesar de suas dificuldades na linha ofensiva e na posição de quarterback, ganhou nove partidas. Até mesmo os lanternas Chargers tiveram seus méritos. A equipe perdeu vários jogos por conta de vacilos inacreditáveis no final e, se olharmos o desempenho como um todo, talvez merecesse uma sorte melhor do que cinco vitórias.
A AFC West chega de novo em 2017 como uma das divisões mais fortes e imprevisíveis da NFL. Qualquer um de seus quatro membros pode sagrar-se campeão, mesmo Los Angeles, embora no momento corra por fora. Mais do que isso, Denver, Oakland e Kansas City são candidatos a irem longe nos playoffs.
1. NFC South
Record em 2016: 33-31
Posição anterior: 6º
O último representante da Conferência Nacional no Super Bowl, um time que disputou o Vince Lombardi Trophy há dois anos e agora busca redenção, uma equipe jovem e talentosa em pleno crescimento e uma franquia comandada por um quarterback futuro membro do Hall da Fama. Prepare-se, pois a NFC South tem tudo para ser uma briga de foice em 2017.
Atlanta levou a divisão com sobras ano passado, mas, após a saída do coordenador ofensivo Kyle Shanahan, Matt Ryan e o ataque devem voltar ao planeta Terra. Tampa Bay segue seu projeto de reconstrução, quase chegou aos playoffs em 2016 e aparenta estar pronto para vencer imediatamente. Por fim, temos Saints e Panthers. Ambos ganharam respectivamente sete e seis partidas na última temporada, mas não são times horrorosos. Com alguns ajustes, podem ser muito mais competitivos – e trabalharam bem durante o Draft neste sentido.
A NFC South alcançou o primeiro lugar no nosso power ranking por conta do seu imenso equilíbrio e imprevisibilidade, já que todo mundo tem condições de lutar em pé de igualdade pelo título. Além disso, se você quiser outro motivo, é a divisão com o melhor quarteto de quarterbacks titulares em toda a NFL: Drew Brees, Matt Ryan, Cam Newton e Jameis Winston.
Comentários? Feedback? Siga-me no Twitter em @MoralezPFB, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.









