Quando Adhemar, ex-jogador de futebol do São Caetano, quase foi kicker na NFL

Há alguns meses, contamos aqui no Pro Football a trajetória do kicker Tony DiRienzo, o único brasileiro draftado na história da NFL – recentemente, aliás, conseguimos entrevistá-lo. Embora tenha tido bastante sucesso na universidade de Oklahoma, sendo posteriormente escolhido pelos Chargers na oitava rodada do Draft de 1976, “Tony D”, como era chamado, desistiu da carreira de jogador profissional e nunca disputou uma partida de temporada regular na liga. Entretanto, muitos anos depois, mais precisamente em 2014, coube ao paulista Cairo Santos a honra de conseguir o feito. O kicker, assinado como free agent não-draftado pelo Kansas City Chiefs, estreou na NFL no dia 07/09/2014, tornando-se o primeiro e até agora único brasileiro a jogar uma partida de temporada regular.

Estes são dois dos melhores exemplos da relação entre Brasil e o futebol americano jogado nos Estados Unidos, porém não são os únicos. Além dos brasileiros atualmente presentes no College Football e do kicker Maikon Bonani, o qual chegou a fazer parte do elenco de pré-temporada dos Titans, podemos citar também o caso de Adhemar, ex-jogador de futebol do São Caetano que quase foi parar na NFL em 2006.

A história do atacante ficou relativamente famosa e bem conhecida do público na década passada, contudo ela ainda pode ser uma novidade para os fãs da bola oval mais novos, por isso merece ser contada novamente. Confira.

Quem é Adhemar Ferreira de Camargo Neto?

Se você acompanhou o futebol brasileiro no início dos anos 2000, com certeza lembrará de Adhemar. Ele foi um dos destaques daquele time meteórico do São Caetano que chocou o mundo com resultados impressionantes em várias competições. Entre outros feitos, o atacante foi artilheiro e vice-campeão da Copa João Havelange de 2000 – torneio equivalente ao Campeonato Brasileiro do ano.

Famoso sobretudo pela força do seu chute e pelas cobranças de falta, Adhemar ainda atuou no Stuttgart, da Alemanha, e no futebol asiático antes de encerrar sua carreira no São Caetano em 2006. Ao todo, foram 68 gols com a camisa da equipe paulista, número que o transformou no maior artilheiro da história do clube.

O convite para mostrar seus talentos aos Buccaneers

Logo após se aposentar da bola redonda, Adhemar foi convidado para fazer um teste com um olheiro do Tampa Bay Buccaneers. A posição não poderia ser outra: kicker. Segundo o próprio jogador, ele passou na avaliação, impressionando o representante da franquia com a potência e a precisão dos seus chutes, porém problemas burocráticos prejudicaram sua ida aos Estados Unidos.

Em uma entrevista concedida em 2012 ao site IG, o ex-atacante explicou:

“Um empresário americano veio para o Brasil e queria me ver chutando para ter certeza da potência. De 10 tentativas, acertei 9. E todas de 50 jardas (metade do campo). Aí esse empresário disse que ia arrumar, mas eu teria que ficar 3 meses em escola de kicker, teria que esperar ser draftado, no começo eu não podia ir com a família, tinha que ter visto de trabalho. A proposta ficou meio vaga, preferi não ir.”

Adhemar teve uma chance real de ser o primeiro brasileiro a jogar NFL. Talvez o mais impressionante de tudo seja o fato de que isso aconteceu em 2006, quando a popularidade do futebol americano no Brasil era infinitamente menor do que hoje em dia.

Ele não seria o primeiro ex-jogador de futebol da liga

Mesmo que a burocracia não tivesse atrapalhado, Adhemar ainda assim não seria o primeiro ex-jogador profissional de futebol a atuar na NFL. Toni Fritsch, ex-atleta do Rapid Viena e da seleção austríaca, foi kicker na liga entre 1971 e 1982, inclusive ganhando o Super Bowl VI com o Dallas Cowboys.

Talvez no futuro vejamos um caso parecido com o de Fritsch, pois o também austríaco Christian Fuchs, lateral-esquerdo campeão da Premier League com o Leicester, disse recentemente ter a intenção de ser kicker na NFL quando pendurar as chuteiras.

10 anos depois do interesse de Tampa Bay, Adhemar finalmente estreará no futebol americano

Por uma daquelas ironias da vida, Adhemar enfim jogará futebol americano em 2016, 10 anos depois de entrar na mira dos Buccaneers. Com 44 anos de idade, ele será o kicker do São Caetano Blue Birds, equipe que disputa a primeira edição da São Paulo Football League (SPFL). Sua estreia está marcada para às 10 horas da manhã do próximo domingo, 22 de maio, contra a Ponte Preta Gorilas.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds