Quem foi o melhor jogador defensivo de 2016?

Hoje honraremos os nomes que fizeram dos ataques um inferno em 2016. Se seu quarterback lançou uma interceptação, errou um passe ou simplesmente não conseguiu mover as correntes no domingo, você provavelmente deve canalizar sua raiva nos defensores, cuja atuação perfeita, para muitos, deixa um jogo mais “chato”. Eu, por outro lado, não enxergo dessa forma. Tão bom quanto um passe de vinte jardas de profundidade é um sack depois de se desvencilhar de marcação tripla.

Para quem acompanha a cobertura do ProFootball, a coluna com as “Premiações da Semana” se tornou uma forma de homenagear os melhores e piores de cada rodada. Desde a Semana 9, elegemos em diversas categorias os atletas merecedores de tais honras (ou desonras). Com o final da temporada regular, nada mais justo que extrapolarmos a coluna semanal e darmos os prêmios pelo conjunto da obra em 2016. Ao contrário das menções honrosas normalmente atribuídas aos jogadores que quase venceram o prêmio, vamos citar os cinco melhores, uma maneira de apontarmos diversos merecedores. Sem mais demora, vamos aos melhores jogadores defensivos de 2016!

Quinto lugar – Vic Beasley, edge rusher do Atlanta Falcons

Em 2015, o Atlanta Falcons teve um grande problema em criar pressão em cima dos quarterbacks adversários. Foram apenas 19 sacks, a pior marca da NFL. Vic Beasley, escolha de primeira rodada da franquia naquele ano, conseguiu apenas quatro, tentando fazer o que fora selecionado para fazer. Pois bem, em 2016, o camisa 44 deu um salto de qualidade – e liderou a NFL em sacks.

Foram 15.5 quarterbacks amassados antes que pudessem se livrar da bola. A defesa do Atlanta Falcons pode ainda não ser um primor, embora já seja visível uma planta-baixa do estilo defensivo de Dan Quinn. Keanu Neal, o safety contestado no começo da temporada, terminou a temporada regular mostrando serviço; o linebacker Deion Jones foi um dos melhores calouros defensivos, tudo isso sem Desmond Trufant. Nesse cenário de melhora a cada temporada, Vic Beasley tem tudo para subir de produção, e se tornar um jogador dominante para os campeões da NFC South nas temporadas vindouras (e nesta pós-temporada!).

Quarto lugar – Von Miller, edge rusher do Denver Broncos

Quem é rei nunca perde a majestade. Von Miller segue sendo um jogador absolutamente dominante, seja na pressão ao quarterback ou na ajuda ao jogo terrestre. Foram 13.5 sacks, três fumbles forçados e mais uma temporada para não deixar dúvida de que o camisa 58 se mantém discutivelmente como o melhor de sua posição.

Infelizmente para o torcedor do Denver Broncos, o jogador não terá como tentar reprisar suas decisivas performances nos playoffs de 2015, mas fica o alento de que, se Von Miller estiver em campo, os campeões do Super Bowl 50 terão uma força quase incomparável na sua defesa.

Terceiro lugar – Khalil Mack, edge rusher do Oakland Raiders

Alguns fãs do Denver Broncos devem querer minha cabeça agora, mas peço um pouco de tempo para justificar. Primeiramente, é inegável que Khalil Mack não teve o começo de temporada arrasador que esperavam dele, anotando apenas um sack nas primeiras cinco semanas. Depois disso, o camisa 52 encontrou a melhor forma e foi o único jogador dominante do lado defensivo do Oakland Raiders.

Ninguém na NFL infernizou a vida dos quarterbacks mais vezes que Khalil Mack, que conseguiu 96 vezes deixar os signal callers adversários pressionados. Mesmo com as cinco semanas abaixo da média, Mack terminou a temporada regular com 11 sacks, 5 fumbles forçados e uma interceptação. É especialmente impressionante a performance da escolha de quinta rodada do Draft de 2014, pois os adversários sabiam que era ele quem deveria ser impedido, e de nada adiantava. Ademais, seu desempenho em momentos decisivos – como na partida contra o Carolina Panthers, na qual ele bateu uma marcação tripla, fez o sack em cima de Cam Newton, forçou o fumble e recuperou a bola para os Raiders o elevam ao patamar de um dos melhores jogadores defensivos da NFL em 2016.

Segundo lugar – Aaron Donald, defensive tackle do Los Angeles Rams

A temporada de Aaron Donald talvez tenha passado batida por muitos fãs de futebol americano aqui no Brasil. Afinal, o Los Angeles Rams teve um ano pra lá de mediano no lado ofensivo, e isso não chama muito a atenção. Apenas para ilustrar, o ataque de Case Keenum e Jared Goff teve a pior média de pontos por partida, com 14 anotados por jogo. Mesmo assim, o camisa 99 mostrou que do outro lado da bola as coisas são melhores para a franquia. Donald teve 82 pressões criadas pra cima dos quarterbacks adversários, a quarta melhor média da NFL. Se considerarmos que Aaron Donald joga posicionado internamente na linha defensiva, esse número é muito impressionante. A velocidade para bater as marcações e seu auxílio no jogo terrestre o credenciam como uma das super estrelas defensivas da NFL, e certamente o melhor inside defender em atividade.




Primeiro lugar – Landon Collins, strong safety do New York Giants

Talvez uma surpresa para muitos nesta temporada, Landon Collins teve um ano brilhante, para ser breve. O camisa 21 teve uma temporada de calouro contestada – com lesões entre os free safeties titulares, o produto de Alabama teve que entrar na fogueira e jogar numa posição diferente (suas habilidades traduzem melhor como strong safety). Naturalmente, o desempenho fora de posição foi abaixo da média, e um sinal amarelo foi aceso para muitos fãs e analistas.

Pois bem, esse ano jogando deslocado fez toda a diferença. Collins não só ganhou a experiência de um ano no nível profissional como aprofundou seu entendimento das posições de safety como um todo, em despontou em 2016 como o melhor strong safety da NFL. Líder na sua posição em stops defensivos, com 46, Landon Collins teve ainda cinco interceptações, demonstrando não só uma eficiência no auxílio ao jogo terrestre como no diagnóstico de jogadas e leitura das intenções do quarterback. A defesa do New York Giants, como um todo, foi extremamente sólida, e o fato de que Collins foi o grande destaque diz muito sobre a temporada do jogador.

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds