Raiders deslancham no final e vencem Texans após decisões polêmicas da arbitragem

Quatro vitórias consecutivas, melhor campanha da Conferência Americana empatada com os Patriots e liderança isolada da AFC West. Oakland conseguiu atingir todas essas marcas graças ao triunfo sobre os Texans no Monday Night Football de ontem à noite. Mas não pense que foi fácil. Jogando no Estádio Azteca diante de um público de 76,743 pessoas, a equipe, considerada oficialmente a mandante do confronto, sofreu para vencer o segundo jogo de temporada regular da história disputado no México – o primeiro você já conhece.

Depois de muito equilíbrio e até mesmo uma leve supremacia de Houston nos três primeiros quartos, os Raiders acordaram nos 15 minutos finais de partida, quando garantiram a vitória por 27 a 20. O time anotou dois touchdowns e obteve mais de 200 jardas totais no quarto derradeiro – contra 120 nos outros 45 minutos de duelo. Derek Carr, por exemplo, acertou cinco dos seus últimos seis passes tentados para 186 jardas e dois touchdowns.

Além de dominarem o tempo de posse de bola (36 minutos), os Texans também venceram a “batalha de trincheiras”. A linha defensiva da equipe controlou a poderosa linha ofensiva de Oakland, impossibilitando que o ataque terrestre adversário funcionasse (20 carregadas para 30 jardas). A secundária igualmente vinha fazendo um bom trabalho marcando os recebedores, pelo menos até o colapso do último quarto. Brock Osweiler de novo não foi brilhante, porém, superando um laser apontado em alguns momentos para seu rosto e aproveitando-se dos buracos na defesa dos Raiders, voltou a ter mais de 200 jardas aéreas em uma partida (243), algo que não conseguia desde a semana 6. Os touchdowns do time foram anotados pelos “irmãos Miller”, no caso, o wide receiver Braxton (passe 12 jardas de Osweiler) e o running back Lamar (corrida de uma jarda).

Após irem aos vestiários com o placar empatado em 10 a 10, Houston abriu 20 a 13 no início do último quarto. Oakland, entretanto, respondeu alguns segundos mais tarde e empatou o confronto em uma conexão de 75 jardas de Carr para o running back Jamize Olawale. Aliás, os running backs da franquia não conseguiram correr, mas em compensação fizeram muito estrago recebendo passes: 11 recepções, 199 jardas (maior marca de NFL em 2016) e dois touchdowns (Jalen Richard também já havia entrado na end zone antes).

Na posse de bola seguinte, depois de pararem os adversários em uma polêmica quarta descida para meia jarda, os Raiders viraram o marcador com uma campanha relâmpago de cinco jogadas, 85 jardas e 1:32 minuto, a qual foi concluída na recepção de 35 jardas de Amari Cooper. Na sequência, os Texans tiveram a chance de buscar o empate, não conseguiram nenhuma primeira descida, chutaram um punt e não encostaram mais na bola. Resultado final: 27 a 20 para os “donos da casa”.

Decisões da arbitragem mais uma vez causaram polêmica

Infelizmente, como tem sido frequente em 2016, a arbitragem foi um dos assuntos mais comentados da partida – e não por um bom motivo. Duas decisões das zebras tomadas contra Houston causaram bastante controvérsia e podem ter influenciado diretamente no resultado.

A primeira delas ocorreu logo na primeira campanha do jogo. DeAndre Hopkins recebeu um passe de Osweiler e se livrou da marcação dos defensores correndo junto à linha lateral. O wide receiver aparentemente iria anotar um touchdown fácil, mas os árbitros pararam a jogada alegando que ele pisou fora de campo. Vendo o replay, a sensação é que Hopkins não saiu de campo, embora as imagens não sejam 100% conclusivas. O treinador Bill O’Brien tentou desafiar a marcação, contudo o lance não era passível de revisão, pois as zebras já tinham apitado e não havia mais nada a ser feito. A campanha terminou em field goal.


“RODAPE"

A segunda foi ainda mais controversa. Com o placar empatado em 20 a 20 e com pouco mais de seis minutos no relógio, Houston arriscou uma quarta descida para meia jarda na linha de 15 do campo ofensivo. Akeem Hunt tentou correr pelo meio do campo e foi derrubado por Malcolm Smith. Olhando as imagens, a impressão é que o corredor conseguiu o avanço necessário para mover as correntes, porém os árbitros não entenderam assim. O’Brien desafiou a marcação de turnover on downs e perdeu, já que os juízes mantiveram a decisão inicial. Um minuto e meio depois, Oakland anotou o touchdown da vitória.

O resultado colocou os Raiders (8-2) na liderança isolada da AFC West, um jogo na frente de Chiefs e Broncos. Os Texans (6-4), por sua vez, seguem no topo AFC South mesmo com a derrota, só que viram a vantagem em relação aos Colts (5-5) diminuir. O próximo compromisso de Oakland será em casa diante dos Panthers. Já Houston tentará se reabilitar recebendo os Chargers.

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.


“RODAPE"

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds