As piores gestões na NFL são aquelas que atribuem sempre seus fracassos a fatores externos, seguindo a rota sem fazer correções necessárias. Anos e anos são perdidos desta forma, vendo janelas de talentosos jogadores se fecharem e nada de real importância ser conquistado. Para felicidade do torcedor do Baltimore Ravens, a direção de sua franquia é diferente. Em vez de simplesmente aceitar que 2021 foi um ano ruim pelas lesões que corroeram o time, os Ravens fizeram a mea-culpa e estão se ajustando.
O trabalho até agora na intertemporada tem sido cirúrgico. Não é preciso fazer 200 movimentos e gastar horrores de dinheiro com jogadores medianos – alô Jacksonville Jaguars -, mas escolher bem as peças e quem vai comandá-las. E foi justamente pela comissão técnica que elas começaram. Don Martindale deixou o comando da defesa após 4 anos e Mike Macdonald retornou da universidade de Michigan para comandar a unidade. Ele já trabalhara na franquia de 2014 a 2020, como treinador assistente do próprio Martindale.
Era o momento de ajustar as velas
Martindale fez um bom trabalho frente a defesa dos Ravens, mas algumas teimosias custaram caro ao time em 2021. Primeiro, a insistência no uso de blitzes para compensar a ausência de um pass rusher de primeira linha pelas laterais. A estratégia se tornou ainda mais arriscada com as lesões que desmontaram a secundária de Baltimore e fizeram a defesa desandar. A expectativa é que com Macdonald, o time não abandone o uso de homens extra na pressão nem deixe de jogar majoritariamente em cobertura individual. Todavia, a busca do equilíbrio é fundamental e é isso que se espera do novo coordenador.
Para isso, o trabalho no mercado foi de excelência. Primeiro chegou Marcus Williams, safety vindo do New Orleans Saints. Jogador top-5 da posição, ele traz uma segurança no fundo do campo que os Ravens não tinha faz bastante tempo. Em 2021, ele liderou os safeties da NFL em passes incompletos forçados – aqueles em que o defensor está próximo e disputa a bola com o recebedor -, conseguindo 38%[foot]Pro Football Focus[/foot]. Além disso, ele um grande alcance, conseguindo patrulhar bastante campo sozinho.





