Siemian conseguirá ter bala na agulha contra os Saints? Esta e mais 4 perguntas para a Semana 10

A semana 10 da temporada 2016 da NFL começou com mais um Thursday Night Football pouco equilibrado, com a vitória relativamente fácil do Baltimore Ravens sobre o “invicto” (ops…) Cleveland Browns. Neste próximo domingo, alguns jogos prometem confrontos interessantes e equilibrados. Desde um equipe aparentemente invisível, passando pela sombra de um veterano, chegando a dois jogos noturnos (convenhamos, de madrugada) muito interessantes, há muito o que se falar sobre a semana 10 da NFL.

Mais uma vez trabalharemos nosso “akinator” interno para tentar responder 5 perguntas sobre os jogos deste domingo. Vamos lá então.

O Kansas City Chiefs, “invisível” até agora, tem bala na agulha pra brigar na AFC West?

A equipe comandada por Andy Reid está, até o momento, tendo uma ótima temporada, com 6 vitórias e 2 derrotas. No momento, os Chiefs ocupam a segunda posição na divisão, atrás apenas do Oakland Raiders. Apesar disso, todas as atenções têm sido direcionadas para os Raiders e para o Denver Broncos. É claro que o estilo agressivo do ataque de Oakland e o fato de Denver ser o atual campeão contribuem para a “invisibilidade” de Kansas City. Apesar disso, os Chiefs se mostram muito fortes e equilibrados, devendo fazer parte dessa disputa até os momentos finais da temporada.

Nesta semana, os Chiefs têm um jogo difícil, contra os Panthers em Charlotte. Uma vitória certamente contribuirá para colocar a equipe mais próxima do centro das atenções. Apostamos que é exatamente isso que vai acontecer.

Em uma semana em que os Broncos precisam dele, Trevor Siemian vai fazer por onde?

Até o momento, os Broncos têm pedido para o quarterback Trevor Siemian basicamente não fazer muita besteira. Com uma grande defesa, o atual campeão da NFL pode arcar, na maioria das semanas, com uma produção apenas moderada de seu ataque. Neste domingo as coisas serão um pouco diferentes. Denver vai até New Orleans enfrentar os Saints. A equipe liderada pelo quarterback Drew Brees tem um ataque poderoso, marcando muitos pontos particularmente quando joga dentro de casa (média de mais de 30 por partida).

Ainda que a defesa de Denver seja, possivelmente, a melhor da NFL, é provável que Brees e companhia consigam mover a bola e marcar um bom número de pontos. Cairá, então, sobre Trevor Siemian a responsabilidade de gerar um desempenho ofensivo de maior volume que o habitual para os Broncos. Em um momento em que o jogo terrestre da equipe (particularmente após a contusão de C.J. Anderson) vem cambaleando, será o quarterback o principal responsável pelo ataque. Nossa aposta é que, mesmo com a fragilidade da defesa dos Saints, Siemian não conseguirá levar sua equipe a marcar mais pontos que o ataque adversário. Caso isso se confirme, é de se esperar que os Broncos entrem em crise, começando a cogitar até a troca de Siemian pelo calouro Paxton Lynch.

Dak Prescott conseguirá manter as boas atuações mesmo com a “sombra” de Tony Romo tão perto?

O Dallas Cowboys é, neste momento da temporada, a melhor equipe da Conferência Nacional, com 7 vitórias e 1 derrota. A campanha surpreendente dos Cowboys vem junto da ainda mais surpreendente atuação do quarterback calouro Dak Prescott. Prescott, selecionado na quinta rodada do draft, tem mostrado muita segurança e precisão para liderar (junto com o também calouro Ezekiel Elliott) a equipe.

Nesta semana, Dallas tem um compromisso difícil: vai a Pittsburgh enfrentar os Steelers. Para Dak Prescott, além da defesa do adversário, há outro fator que pode ser preocupante: a sombra de Tony Romo. O veterano quarterback, que deixou a posição de titular dos Cowboys devido a uma contusão sofrida ainda na pré-temporada, está de volta aos treinos. Ainda não é certo se Romo estará disponível para o jogo, mas logo logo a pergunta que vem sendo repetida nas últimas semanas será respondida: quando estiver saudável, Tony Romo volta a ser titular? Até o momento, tudo indica que não. Dak Prescott deve se manter na equipe (pelo menos enquanto os Cowboys continuarem ganhando).

A questão então passa a ser outra: com o risco de perder a posição a qualquer momento, Prescott conseguirá manter seu nível de atuação? É o que veremos a partir do jogo contra os Steelers neste domingo. A segurança e maturidade de Prescott até o momento sugerem que o quarterback não vai se abalar, seguindo com seu bom desempenho.


“RODAPE"

Na semana 10, os Patriots serão finalmente testados em 2016?

O New England Patriots segue com seu já tradicional bom desempenho na temporada 2016. São 7 vitórias e 1 derrota, com a liderança da divisão e da conferência americana. Mesmo durante a suspensão de Tom Brady, nos primeiros quatro jogos da temporada, a equipe foi bem, perdendo seu único jogo para os Bills (em que os Patriots atuaram com seu terceiro quarterback, Jacoby Brissett). Depois do retorno de Brady foram só vitórias. Mais do que isso, poucos jogos foram realmente disputados. A impressão é de que a equipe não foi realmente testada. Até porque aquele que deveria ter sido o jogo mais difícil, contra Pittsburgh, acabou sendo alterado pela ausência de Ben Roethlisberger.

Mas, neste Sunday Night Football, os Patriots devem ser realmente testados. O Seattle Seahawks vai a New England, no que tem tudo para ser um jogão. Os Seahawks têm um jeito de sempre estarem dentro de uma partida e certamente serão adversários duríssimos para a equipe de Tom Brady e Bill Belichick. New England segue como favorito à vitória, mas sem nenhuma facilidade.

O Monday Night Football ressurgiu das cinzas?

Essa pergunta pode parecer meio sem sentido, principalmente para quem acompanha a NFL há menos tempo. Mas para quem já está nessa há mais tempo, é fácil lembrar de quando o Monday Night Football (MNF) era o ponto alto da semana de jogos na NFL, com as partidas mais aguardadas ocupando este horário. Após as últimas mudanças nos contratos de transmissão da NFL, o Sunday Night Football passou a ocupar o lugar de maior destaque, inclusive com a possibilidade de mudar os jogos programados para manter os confrontos mais interessantes no domingo à noite.

Desde então, o MNF foi relegado a uma posição menos importante e com menos grandes confrontos programados. Neste ano, especificamente, tivemos muitos jogos sem grande emoção. Na última semana, entretanto, tivemos um jogão entre Bills e Seahawks. E agora, na semana 10, há a expectativa de outro ótimo jogo. Cincinnati Bengals e New York Giants são equipes fortes, mas irregulares e que precisam muito da vitória. Apesar dessa promessa de um bom jogo, a resposta para a pergunta, infelizmente, é não. O restante da tabela do MNF segue com jogos entre equipes mais fracas, ou menos equilibrados. Fica a expectativa (difícil de ser cumprida nos moldes atuais) de uma mudança na montagem da tabela dos jogos da NFL, de modo que seja possível voltar à época do “Are you ready for some football?”.

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds