Na lista de hoje, temos 5 (6, na verdade) jogadores que farão uma falta imensa aos seus times na temporada que vem, seja entre aposentadorias, cortes ou apenas idas para outros times na free agency. Em todos os casos, os respectivos substitutos são jogadores de qualidade suspeita ou que ainda são incógnitas na NFL. Confira:
Drew Brees, QB, New Orleans Saints
Não dá pra começar a lista com outro nome que não seja o de Brees, agora aposentado e rumo ao Hall da Fama no primeiro ano de elegibilidade. Mesmo que seu auge já estivesse passado e que os problemas físicos claramente estivessem limitando-o em campo em 2020, ele ainda era um quarterback que cuidava bem da bola e podia executar o ataque dentro de suas limitações – Brees teve um TD:INT ratio de 4.0 em 2020, ainda um número bem satisfatório.
Os Saints vão sentir falta de Brees não apenas dentro de campo como um dos melhores e mais eficientes quarterbacks da NFL, mas também como o líder histórico da franquia e uma presença importantíssima no vestiário. Talvez essa falta seja ainda mais acentuada quando Jameis Winston ou Taysom Hill estiverem em campo e não conseguirem replicar a mesma eficiência de Brees, principalmente cuidando da bola.
Matt Judon, EDGE, Baltimore Ravens
Até dá pra discutir sobre a verdadeira qualidade de Matt Judon fora do sistema dos Ravens, só que é fato que Baltimore perdeu sua principal arma pressionando os quarterbacks adversários: Judon liderou a equipe em sacks (6.0), pressões (32) e acertos no quarterback adversário (21)[foot]PFR[/foot] em 2020.
A menos que o calouro Jayson Oweh faça na NFL o que ele não fez em Penn State – isto é, sackar o quarterback -, o time não tem ninguém capaz de replicar essa produção de forma individual e vai depender ainda mais do sistema agressivo de Don Martindale para conseguir sacks. Obviamente, um alto número de blitzes abre outros espaços na defesa.
Bud Dupree, EDGE, Pittsburgh Steelers
O caso de Dupree nos Steelers é bastante parecido com o de Judon no rival divisional, no qual o EDGE assinou com outra equipe num contrato grande e não há ninguém para replicar a produção na vaga que se abriu.
A questão em Pittsburgh é que a equipe tem em T. J. Watt o melhor EDGE da liga, só que a função de Dupree não era necessariamente liderar o grupo de pass rushers e, sim, aproveitar a atenção que as linhas ofensivas davam para Watt e tirar o máximo possível dessa situação – não à toa, foram 19,5 sacks em 27 jogos nos últimos dois anos. Alex Highsmith, o provável substituto, teve 2 sacks como calouro em 2020, então a esperança do time é que ele possa ter um salto de produção agora como titular.





