Não é mais novidade para ninguém que Kyle Shanahan é um dos melhores treinadores da NFL em atividade. Dono de uma capacidade inventiva acima da média, ele criou um sistema fácil, porém muito efetivo, no ataque do San Francisco 49ers. Por vezes, com peças menos badaladas que as de outros elencos, consegue ser muito produtivo e trazer bons resultados para o time da California. Não por acaso, nomes como Raheem Mostert e Deebo Samuel são tão importantes no elenco dos 49ers.
Outro ponto muito importante do trabalho de Shanahan é a forma como ele tira proveito das fragilidades adversárias. Sempre com um plano de jogo muito bem montado, ele sabe identificar pontos fracos com rapidez e explorar de forma extensiva. Isso foi visto contra o New England Patriots, no jogo da semana 7. Com quase 500 jardas totais, a unidade ofensiva permaneceu em campo por 38 dos 60 minutos de jogo e anotou 33 pontos, o que lhes deu uma tranquila vitória. Separei alguns pontos táticos importantes dessa partida.
O inteligente uso dos motions
Uma das armas mais utilizadas nos sistemas ofensivos atuais é o motion. O movimento antes do snap serve para identificar coberturas defensivas, manter os adversários travados em suas responsabilidades, dar vantagens numéricas e leituras fáceis ao seu quarterback. Os 49ers são a segunda equipe que mais usa o artifício, ficando apenas atrás do Baltimore Ravens. Contra os Patriots, no jogo aéreo foram 16 snaps com motion, com 13 jardas por tentativa. Sem, a média cai para 7 jardas por passe lançado.
