Após nova decisão judicial, punição de 4 jogos de Brady devido ao Deflategate volta a valer

E a novela continua: Tom Brady está novamente suspenso por quatro partidas devido ao seu alegado, pela NFL, envolvimento no escândalo conhecido como Deflategate. Na manhã desta segunda-feira (25), o 2º Tribunal de Recursos dos Estados Unidos reverteu a decisão de primeira instância – a qual anulava a punição dada pela liga – de maneira que agora Tom Brady volta a estar suspenso por 4 jogos, com efeito imediato.

O julgado, de 33 páginas, fundamentou a decisão no seguinte: “Acreditamos que o comissário exerceu suas funções de modo adequado, de acordo com o acordo coletivo-trabalhista, e que a punições impostas foram adequadamente justificadas no acordo – e não privaram Brady de ampla defesa e contraditório, além de outros princípios do devido processo legal. Com efeito, nós revertemos o julgamento de primeira instância”.

Ainda cabe recurso a Brady, mas segundo Gabe Feldman, catedrático de Direito Desportivo da Universidade de Tulane, o primeiro passo eventual seria medida cautelar para suspender a punição até que esse novo eventual recurso fosse julgado. Após, o recurso em si seria pedir para que toda a corte do segundo circuito de apelações acatasse essa nova apelação – pedido este que raramente é deferido. Em último caso, Brady poderia apelar para a Suprema Corte dos Estados Unidos – equivalente ao Supremo Tribunal Federal no Brasil. De toda forma, como o caso praticamente não versa sobre matéria constitucional – objeto de supremas cortes – mas, sim, trabalhista, seria difícil que a o pedido fosse ouvido. “Tom Brady está quase sem chances. Acho que a chance que ele ainda tem é bem pequena”, disse Feldman à NFL Media.

Caso Brady realmente tenha que cumprir a punição, os quatro primeiros jogos são contra Arizona (no Sunday Night Football fora de casa) e depois três jogos em casa – dois deles contra adversários da AFC East: Miami, Houston e Buffalo.

Relembre o caso

Esta decisão é mais uma reviravolta no controverso caso, iniciado em janeiro de 2015, na final da Conferência Americana disputada entre Patriots e Colts. Alguns dias depois do confronto, foi descoberto que New England murchou deliberadamente suas bolas para obter uma vantagem ilícita no jogo. Em maio, Brady recebeu a punição de quatro partidas por conta da sua provável participação no esquema. Contudo, em setembro, às vésperas do início da temporada regular, o quarterback teve sua pena anulada pela justiça americana e pode atuar normalmente.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds