31 anos de idade. Nove temporadas. Muita dor.
Assim podemos resumir o que pode ser o final da carreira de um dos mais prolíficos recebedores da história da NFL. Calvin Johnson, wide receiver do Detroit Lions, teria reportado ao time que pretende se aposentar antes da próxima temporada, fazendo de 2015 seu último ano como jogador de futebol americano profissional. As informações, passadas ao público na noite deste domingo por Adam Schefter – insider da ESPN americana – é que de que Johnson teria anunciado sua decisão ao técnico Jim Caldwell no dia seguinte à Semana 17.
O técnico do Detroit Lions, por sua vez, pediu para que Calvin tomasse algum tempo na decisão antes de qualquer coisa. De maneira respeitosa, Johnson concordou. Segundo Schefter, porém, uma fonte próxima ao jogador informou que ele estaria bastante feliz com a decisão que já tinha tomado.
Decisão reflete batalha recente contra lesões
Johnson, conhecido por Megatron (em referência ao personagem da série Transformers, um robô enorme) vem batalhando contra lesões nos últimos anos, notoriamente no tornozelo. Além disso, ele frequentemente reclama de dor no corpo. “Como vários jogadores neste estágio de minha carreira, estou avaliando minhas opções para meu futuro. Espero tomar uma decisão sobre isto num futuro não tão distante”, disse o recebedor de forma oficial em comunicado. Os Lions, então, disseram que “têm profundo respeito por Calvin e certamente vão entender sua decisão acerca de seu futuro no futebol americano”.
Após o furo reportado por Schefter, a franquia de Detroit expediu outro comunicado salientando que “Nós mantemos o que dissemos no comunicado anterior, em 6 de janeiro”. Johnson iria para sua décima temporada da NFL, tendo sido escolhido para o Pro Bowl em cinco ocasiões. No ano passado, ele esteve em campo em todas as partidas de Detroit na temporada, fato raro se considerarmos as lesões recentes. Foram 1214 jardas recebidas e nove touchdowns – números inferiores àqueles postados em seu auge, 2012. Naquele ano, Johnson teve 1964 jardas, atual record de mais jardas recebidas numa temporada regular – média de 122 jardas recebidas por partida.
Caso se aposentasse, além do record de mais jardas recebidas em um só ano, Calvin Johnson também teria duas marcas importantes dos Lions. O wide receiver com mais recepções (731) e mais jardas totais recebidas (11.619). De toda forma, talvez a marca mais impressionante tenha vindo em 2008. Os Lions tiveram Jon Kitna, Dan Orlovsky e Daunte Culpepper lançando para Johnson. Mesmo assim, numa temporada 0-16, ele teve 1300 jardas recebidas. Que venha o hall da fama.







