Carolina Panthers pode ser vendido por até 9 bilhões de reais

[dropcap size=big]A[/dropcap] maior parte dos times da NFL estão na lista dos 50 times mais valiosos do mundo – o Dallas Cowboys, já há algum tempo, é o primeiro da lista (com valor de mais de 10 bilhões de reais).

O poder da NFL como máquina de imprimir dinheiro é demonstrado justamente quando uma franquia é colocada à venda. A que está “na pista” atualmente é o Carolina Panthers. Embora a estimativa da Forbes fosse que o time tivesse valor de mercado na ordem dos 2,3 bilhões de dólares, o valor de venda pode chegar a 2,8 (aproximadamente 9 bilhões de reais).



Jerry Richardson, dono da franquia desde sua criação nos anos 1990, colocou o time à venda após reportagem da Sports Illustrated em dezembro do ano passado. A reportagem alegou que Richardson foi um dos que estiveram envolvidos em comportamento (bastante) inadequado, como uso de gírias racistas e comportamento sexualmente sugestivo a mulheres empregadas pela organização. De acordo como o artigo, Richardson pedia regularmente para mulheres nos escritórios do time para que elas se virassem – para que ele pudesse “admirar seus traseiros”.

Ante isso tudo, Jerry colocou o time a venda para evitar futuras punições pela NFL – qualquer pessoa com mais de dois neurônios sabe que ele fez isso porque de fato essas coisas lamentáveis aconteceram.

“Leilão” pelos Panthers

Richardson não detém 100% das “ações” dos Panthers: há alguns sócios minoritários. De acordo com o The Charlotte Observer, jornal da região, esses sócios estão empolgados com a possibilidade lucro acima do valor que a Forbes etiqueta o time. [Alguns acionistas minoritários] “estão esperando por um belo leilão entre os interessados”, escreveu o Observer.

E aí você sabe: a velha lei da oferta e demanda aparece. A chance de ser dono de uma franquia da NFL é uma oportunidade única e que não aparece todo ano – longe disso. Oferta baixa e demanda alta… Preço nas alturas.

Não se faz necessário que haja apenas um dono, tal como o New England Patriots com Robert Kraft ou o Dallas Cowboys com Jerry Jones. Pelas regras da liga, pode haver um grupo de até 25 pessoas físicas – mas pelo menos uma delas têm que possuir quotas superiores a 30%, fazendo desta o sócio majoritário. Isso significa que o novo dono dos Panthers (o majoritário, que mandará na coisa toda) deve desembolsar praticamente 700 milhões de dólares (2,1 bilhões de reais).



Vejamos como isso se desenvolve. Alguns famosos, como P Diddy (artista de hip hop) e Stephen Curry (armador do Golden State Warriors, que é torcedor dos Panthers) já demonstraram interesse em adquirir o time. Além desses famosos, outros nomes especulados pelo ProFootballTalk incluem bilionários como David Tepper (investidor) Frank e Lorenzo Fertitta (ex-donos do UFC) e um grupo que inclui Félix Sabates, conhecido por ser sócio em equipes de automobilismo.

Em abril, teremos um curso/workshop que tratará sobre tudo o que você precisa saber sobre o Draft da NFL. Veja mais detalhes aqui.

Textos Exclusivos do ProClub:
ProClub: Ron Rivera, Jerry Richardson e a relação patrão/empregado na NFL

Período para franchise tag já começou – veja quem pode recebê-la
Há um plano claro de sucessão no New England Patriots
Mesmo pagando mais do que deve, Detroit precisa usar a franchise tag em Ezekiel Ansah
A importância de ter Peyton Manning comentando jogos em 2018 é maior do que parece

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds