Com Von Miller MVP, Broncos vencem os Panthers e conquistam o Super Bowl 50

Ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos. Esta frase, um dos grandes clichês da NFL, resume muito bem o que vimos neste domingo no Super Bowl 50. Com uma atuação monumental de sua defesa – certamente uma das maiores de todos os tempos no Super Bowl -, Denver dominou os Panthers, venceu por 24 a 10 e levantou o terceiro Lombardi Trophy de sua história.

O linebacker Von Miller foi eleito o MVP da partida com seis tackles, 2,5 sacks e dois fumbles forçados, porém a defesa inteira dos Broncos merece elogios. Ao todo foram sete sacks, 13 hits e muita pressão em cima de Cam Newton, além de quatro turnovers forçados (três fumbles e uma interceptação). Esta performance fica ainda mais impressionante quando lembramos que Carolina era o dono do melhor ataque da liga em termos de pontos por jogo (31,2).

Denver começa o primeiro tempo com tudo, mas Carolina equilibra as ações no segundo quarto

A primeira campanha do jogo foi curiosamente o momento de maior destaque dos Broncos no ataque. A equipe marchou 64 jardas em 10 jogadas, contudo parou na red zone adversária e seu viu obrigada a se contentar com um field goal de 34 jardas para inaugurar o placar. Na sequência, Denver continuou mais ligado na partida e alguns minutos depois chegou ao seu primeiro touchdown da noite. Von Miller forçou um fumble de Cam Newton e o defensive end Malik Jackson levou a bola para a end zone.

Os Panthers, por sua vez, só conseguiram reagir no segundo quarto. Após um belo drive de nove jogadas e 73 jardas, Jonathan Stewart anotou o touchdown que diminuiu a diferença no placar com uma corrida de uma jarda. Depois disso, entretanto, tivemos poucos destaques, já que as equipes trocaram punts e turnovers (um fumble para Carolina e uma interceptação para Denver). O último momento especial da primeira etapa foi o retorno de punt de 61 jardas de Jordan Norwood – um recorde do Super Bowl -, o qual possibilitou aos Broncos chutarem mais um field goal e irem ao intervalo com uma vantagem de 13 a 7.

Carolina erra muito na segunda etapa e a defesa dos Broncos garante a vitória

Voltando do vestiário, os Panthers encaixaram uma boa campanha e posicionaram a bola para um disparo de 44 jardas de Graham Gano, porém o kicker desperdiçou o chute que colocaria o time de volta na partida. Em seguida, Denver respondeu com outro field goal convertido por Brandon McManus.

Carolina parecia estar conseguindo mover melhor a bola pelo campo no segundo tempo, mas novamente cometeu um erro fatal: Newton foi interceptado na linha de 10 jardas de Denver ao lançar um passe longo na direção de Ted Ginn Jr. – a jogada foi bastante bizarra, pois o safety T.J. Ward interceptou o passe e na sequência sofreu um fumble recuperado pelo linebacker Danny Trevathan.

Os Panthers ainda tiveram um sopro de esperança no início do último quarto ao forçar um fumble de Peyton Manning e chutar um field goal, só que a noite era mesmo dos Broncos. Com cerca de quatro minutos para fim do jogo, Von Miller forçou outro fumble de Newton e T.J. Ward levou a bola até a linha de quatro jardas do campo de ataque. Denver não desperdiçou a chance, entrou na end zone com o running back C.J. Anderson, converteu a tentativa de dois pontos e garantiu a vitória. Placar final de 24 a 10.

Este foi a terceira conquista de Super Bowl da história dos Broncos e a segunda da carreira do quarterback Peyton Manning.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds