Garoppolo vs Lance: para Shanahan, competição está aberta

Apesar de Jimmy Garoppolo saltar na frente na disputa pela titularidade no San Francisco 49ers, o treinador Kyle Shanahan coloca a posição em aberto e projeta uma batalha nos treinos de pré-temporada.

Logo que o San Francisco 49ers selecionou Trey Lance na terceira escolha geral do Draft, o futuro de Jimmy Garoppolo começou a ser questionado. Ou melhor, já estava sendo quando San Francisco subiu para a terceira escolha geral. Afinal de contas, apesar de ido ao Super Bowl com a equipe em 2019, o quarterback tem vasto histórico de lesões, coisa que inclusive o fez perder grande parte da temporada passada. Além disso, seu contrato é de fácil saída, deixando pouco dinheiro pendente na folha de San Francisco, o que ajudaria em caso de uma troca.

Entretanto, semanas antes do Draft, o treinador Kyle Shanahan disse contar com Jimmy e que achava pouco provável que ele um novato conseguisse entregar logo o que o seu veterano conseguia. Com Lance sendo um quarterback com pouca rodagem – apenas um ano como titular e jogando na FCS – todos passaram a acreditar num ano de transição. Faz bastante sentido, caso contrário Garoppolo poderia ter sido usado como moeda de troca, até para recuperar um pouco o capital de Draft gasto na escolha de Lance.

Porém, em matéria publicada por Tim Kawakami, do site The Athletic[i] https://theathletic.com/2648639/2021/06/14/49ers-trey-lance-mac-jones-kyle-shanahan/ a mensagem foi outra: “Definitivamente, vejo como Jimmy o titular”, disse Shanahan. “Mas se Trey está pronto para competir, não tenho nenhum problema com isso. Eu não fico lá e digo: “Ei, nós não vamos colocar um quarterback novato. Temos que deixá-lo aprendendo no primeiro ano. ‘… Eu realmente não tomo nenhuma decisão como essa até que eu realmente tenha uma opinião sobre isso. Isso será em função de como eu o vejo no training camp. Se ele entrar e estiver jogando em alto nível e pensarmos que ele nos dá a melhor chance de ganhar, não hesitaríamos em fazer isso”. Ou seja, a competição está aberta.

Garoppolo ainda é favorito

Como Shanahan disse, ele vê Garoppolo como titular no momento e na continuidade da entrevista diz que acha difícil ele ser batido agora e que Lance terá que performar em altíssimo nível para superar o camisa 10 em sua primeira pré-temporada. Alguns pontos pesam bastante a favor do veterano e o contexto da divisão fala muito sobre isso. Não que o treinador dos 49ers esteja ameaçado no cargo, longe disse: todavia, em quatro temporadas a frente da franquia, apenas a de 2019 teve mais vitórias que derrotas. Mesmo que não chegue ao Super Bowl como naquele ano, vencer e não comprometer é importante – até para evitar futuras contestações.

Jogando dentro da NFC West, possivelmente a divisão mais forte e equilibrada de toda liga em 2021, colocar um quarterback calouro pode queimar etapas, trazendo resultados que tirem a equipe do páreo logo. Por mais que Lance seja talentoso, Garoppolo é um quarterback experimentado e que já passou por diversas situações complicadas em campo, com boas respostas na maior parte das vezes. Quando saudável em tempo integral, conseguiu trazer bons frutos e entregar o que o sistema de seu treinador pedia. Essa segurança lhe dá a predileção da comissão técnica.

Mobilidade pode ajudar Lance

Um fator que pode beneficiar o calouro vindo de North Dakota State de imediato é seu atleticismo. Kyle Shanahan montou em San Francisco um ataque muito eficiente correndo com a bola e não é novidade para ninguém que isso deve continuar sendo a força geradora de sua unidade ofensiva. Entretanto, com a capacidade de correr com a bola que Lance mostrou, isso poderia ser elevado a outro patamar. Decerto, seria algo que complicaria a vida das defesas adversárias. Para ilustrar, em seus tempos de college football, o quarterback teve grandes números pelo chão: 18 touchdowns, mais de 1300 jardas – com média de quase 7 por tentativa – em apenas um ano. 

Outro ponto que pode pesar a seu favor é a força do braço e a capacidade de lançar em profundidade. Claro que o sistema dos 49ers é calcado em jardas após a recepção, mas ter a ameça em profundidade traz mais espaços tanto para isso quanto para o jogo corrido – dado que estica o campo. Na única temporada que Garoppolo teve por completo, ele foi o segundo titular que menos lançou bolas que viajaram pelo menos 20 jardas no ar[ii] https://www.footballoutsiders.com/stat-analysis/2020/2019-20-deep-ball-project. Trazer esse elemento para o jogo do time da California pode ajudar demais Lance a ganhar seu espaço rapidamente.

Tal qual uma corrida de cavalos, Jimmy Garoppolo está uma cabeça a frente no começo da prova. Mas seguindo a analogia, sabemos que o cavalo mais jovem e com mais força tem tudo para no decorrer da corrida emparelhar e ultrapassar, dando grandes chances a Trey Lance: o páreo está aberto e quem ganha com isso é o San Francisco 49ers.

Leia também:
O efeito Aaron Donald
Pilares e Peças para o sucesso de Green Bay
Se Gilmore sair, 5 times possíveis

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds