Cowboys em 1º: NFL novamente domina lista de times mais valiosos do mundo

A revista Forbes, a mais conhecida do mundo quando o assunto é “onde está o dinheiro”, divulgou nesta semana[note]https://www.forbes.com/sites/forbespr/2017/07/12/forbes-releases-list-of-the-worlds-most-valuable-sports-teams/#2c21618a6f5f[/note] sua lista de 50 times mais valiosos do mundo. A lista é anual e, para variar é dominada por franquias da NFL. Dos 32 times da liga, 29 estão presentes – Cincinnati Bengals, Buffalo Bills e Detroit Lions são os únicos que não constam.

A realocação de Chargers/Raiders/Rams ajudou bastante: para mudar de cidade (Raiders apenas em 2019/2020), as equipes têm de pagar uma taxa de realocação. Ou seja: as outras equipes receberão 50 milhões de dólares para levar pra casa – sem nenhum centavo indo para os jogadores. Isso obviamente é o tipo de coisa que valoriza um time.

Neste ano, a lista (referente a 2016) conta com dois times a mais da NFL. Eram 27 entre os 50 mais valiosos na temporada 2015. Na de 2016, entende-se muito do porquê de Stan Kroenke, dono dos Rams, ter realocado o time de St. Louis para Los Angeles: ao ir para o maior mercado consumidor dos Estados Unidos, Kroenke viu os Rams entrarem na lista e estarem avaliados em 2.9 bilhões de dólares.

Com os 29 times, a NFL lidera com folga como a liga mais valiosa do mundo. Em segundo, a NBA com oito. O terceiro lugar é “dividido” entre times da Major League Baseball e do futebol europeu – ambos têm sete times na lista, cada.

Ezekiel Elliott pode perder alguns jogos por suspensão neste ano – a NFL estaria lhe investigando por conta de suposta violência doméstica por parte do running back dos Cowboys: Leia mais aqui.

Embora a NFL seja a liga com mais times no top 50, o top 10 é bem diversificado – e é composto das “potências” de cada um dos grandes esportes americanos e do futebol. O Dallas Cowboys, com valor estimado em 4 bilhões de dólares (nada mal se pensarmos que Jerry Jones comprou o time por “apenas” 100 milhões no final da década de 1980), encabeça o ranking mais uma vez. Depois, o primeiro time da NFL a figurar na lista é o New England Patriots, atual campeão – em 6º, com avaliação de 3,2 bilhões. Real Madrid (2º), Barcelona (3º), New York Yankees (MLB, 4º) e Manchester United (5º) fecham o top 5. Ainda entre os dez primeiros a NFL ainda conta com Washington (8º), New York Giants (9º) e San Francisco 49ers (10º, empatado com os Lakers da NBA).

Publicidade




“Realocações e novos estádios valorizam os times da NFL, com os Cowboys sendo o modelo econômico que todo time espera alcançar”, diz o editor-chefe da FORBES, Kurt Badenhausen. “Jerry Jones transformou um time que dava prejuízo no time que mais dá lucro no mundo”, completou.

Nenhum time da NFL, scuderia da Fórmula 1 ou equipe da NASCAR figura na lista. Depois do Top 10, você pode conferir aqui as posições dos outros times do futebol americano. Quanto à metodologia, a FORBES diz que os valores são com base no valor da empresa (patrimônio líquido e mais débito) e mais com base no estádio no qual a franquia joga (a menos que o time esteja com um novo estádio ainda construindo).

Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony ou no facebook – e ainda, nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

“RODAPE"

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds