Em jogo de poucos pontos, Carolina afasta crise e Saints se complicam

O Carolina Panthers agora tem três vitórias nos últimos quatro jogos. Esta é a forma positiva de encarar as coisas caso você seja um torcedor que vê o copo sempre meio cheio. Se quiser vê-lo como meio vazio, Cam Newton mais uma vez foi o alvo da Operação Piñata. E os Panthers quase implodiram mais uma vez no segundo tempo, tal qual acontecera no domingo na derrota contra o Kansas City Chiefs.

A expectativa de todos é que a secundária inexperiente de Carolina fosse múltiplas vezes exposta por Drew Brees – tal qual acontecera na Semana 6, quando os Saints saíram com a vitória em casa contra os Panthers. Ontem, porém, a média de jardas por tentativa de passe de Brees ficou na linha das 4,2 – a terceira pior marca de sua carreira desde 2011.

Brees lançou 31 passes para até 5 jardas na derrota de ontem por 23 a 20.  O segredo de Carolina foi enviar pouca blitz – isto é, com pelo menos 5 jogadores indo para cima do quarterback dos Saints. Isso aconteceu em apenas 13% das situações de passe que Drew Brees enfrentou ontem. Por tabela, ele teve 87% de passes com 7 jogadores na marcação do passe; Esta sendo boa, Brees teve que se contentar com passes curtos.


“RODAPE"

Falando em Blitz….

Numa 3rd and 10 com 2:39 faltando no último quarto com apenas um tempo para pedir, os Saints mandaram apenas quatro pass rushers pra cima de Cam Newton – a pressão do pass rush de New Orleans não foi suficiente e Newton conectou com Kelvin Benjamin para um ganho de 18 jardas. Após o passe, os Panthers dinamitaram o resto do cronômetro e saíram com a vitória.

Muitas críticas foram feitas à chamada, mas vale lembrar que em situações como esta – sofrendo blitz e precisando converter terceira descida – Cam Newton tem desempenho superior a quando ele sofre pressão de até 4 pass rushers (não-blitz). Respectivamente, 42% de conversão e 30%. A chamada foi certa, mas os Saints acabaram ficando do outro lado da porcentagem.

Num duelo de quarterbacks que quase sempre proporciona muitos pontos, as defesas apareceram e os dois signal callers foram bastante limitados. Brees teve apenas – digo apenas porque para seus padrões, é pouco – 285 jardas passadas e dois touchdowns. Newton, constantemente pressionado, teve números inferiores: 192 jardas e apenas um touchdown passado.

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds