Comissário da NFL indica que regra de recepção pode ser alterada em 2018

[dropcap size=big]Já[/dropcap] há algum tempo a maior polêmica de regra da National Football League gira em torno da recepção – principalmente com o jogador indo ao solo. Nos playoffs de 2014, Dez Bryant e o Dallas Cowboys tiveram uma marcação de passe incompleto pelo fato de Bryant mexer a bola no contato com o solo. Neste ano, Jesse James se esticou para tentar o touchdown numa jogada muito semelhante – e o passe foi declarado como incompleto por conta da bola ter mexido.

Embora a regra tenha sido corretamente aplicada em ambos os casos, é mais do que claro que boa parte das pessoas não concorda, entende ou se revolta com essas marcações. É como se os jogadores tivessem sido punidos por tentar ganhar mais território – que, bem, é o objetivo do jogo. A NFL, em contrapartida, é conhecida por mudar as regras quando o público em sua maioria clama por algo assim. O ponto extra, anteriormente uma jogada que as pessoas iam ao banheiro, ficou mais interessante com o spot da bola sendo recuado, por exemplo.

Agora, a regra de recepção pode ser endereçada na próxima intertemporada. Numa aparição recente no podcast do PFT, o presidente do Comitê de Competitividade da NFL, Rich McKay, disse que a regra será discutida na próxima reunião – que deve ser em maio. Nesta semana, o Comissário da NFL, Roger Goodell, teceu comentários sobre o assunto.

“STEELERS"

“Não é como se apenas passasse pela minha mente, eu estou preocupado”, disse Goodell. “Conversamos com cinco recebedores do Hall da Fama e com vários técnicos acerca da regra de recepção. Queremos clareza de um ponto de vista dos árbitros, dos técnicos e dos jogadores… Acho que você quer que a clareza seja um elemento disso tudo, mas o que vem acontecendo é que a regra não é o que as pessoas querem”, completou.

Goodell ainda disse que um dos recebedores lhe falou que os fãs “querem recepções”. O comissário adicionou que está procurando, além da clareza, por mais empolgação nessas jogadas – em vez de longas revisões de arbitragens para checar se um passe foi recebido ou não. Roger Goodell especificou que a maior confusão é sobre quando o recebedor está indo ao solo no processo de receber o passe – então não duvide que a liga dará uma boa olhada no assunto.

Claro, falar é fácil: difícil é saber como resolver isso. Supondo que o pressuposto de controle de bola no contato ao solo seja removido e que apenas os dois pés dentro do campo bastem… O que aconteceria? Bom, o jogador já estaria estabelecido como corredor e a bola mexendo/escapando seria marcada como fumble. Isso terá que ser levado em conta. Uma possível exceção à regra poderia ser sobre jogadas nas quais a bola cruze o plano de goal e mexam depois – como no caso de Jesse James. Aí o touchdown já estaria marcado e dane-se o que aconteceu depois. Os defensores não ficariam felizes com isso – mas haveria mais clareza e empolgação como Goodell planeja.

Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony ou no facebook – e ainda, nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Textos Exclusivos do ProClub, Assine! 
A janela de oportunidade dos Steelers está fechando?
Como explicar o apagão dos Vikings na final da NFC?
História: As 10 melhores Finais de Conferência da história da NFL
Josh McDaniels será capaz de salvar a carreira de Andrew Luck?

 

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds