Griffin, Keenan Allen… Quais equipes saem mais prejudicadas com as lesões da Semana 1?

Não precisamos nem falar que o futebol americano é um esporte de contato. As contusões são frequentes e, dentro de um temporada regular curta, com 17 semanas (16 jogos e uma semana de folga para cada equipe), cada jogo perdido por um jogador importante pode fazer grande diferença na temporada das equipes. Como não poderia ser diferente, a semana 1 da temporada regular foi o primeiro momento do esporte em “velocidade padrão” para muitos jogadores (depois da “marcha lenta” na pré-temporada). Desta forma, muitos jogadores foram expostos, após um bom tempo, às colisões que fazem parte da natureza do futebol americano e da NFL.

Nesta primeira semana de jogos, já tivemos algumas contusões em jogadores importantes, que podem trazer prejuízo para as equipes envolvidas. Falaremos então sobre as cinco lesões que podem impactar de maneira mais negativa seus times.

5- Sam Shields, Cornerback – Green Bay Packers – Concussão

O veterano da secundária dos Packers, Sam Shields sofreu uma concussão após uma tentativa de tackle na vitória da equipe sobre o Jacksonville Jaguars. Shields já entrou no protocolo de concussão, consistente de descanso dos treinos e avaliações seriadas da equipe médica. Como sempre no protocolo de concussão, é difícil saber da disponibilidade do cornerback para a partida do próximo domingo à noite, contra os Vikings. Um fator complicador no caso de Shields é que esta é a sua quarta concussão, o que sugere uma recuperação mais lenta (além de um risco maior de consequências a longo prazo para a saúde do jogador).

Para os Packers, não contar com Sam Shields aumenta a pressão sobre os jovens cornerbacks da equipe, principalmente se Shields ficar fora por muito tempo.

4- Brian Cushing, Linebacker – Houston Texans – Torção do Ligamento Colateral Medial do Joelho

O linebacker Brian Cushing, veterano no campo e nas contusões pelo Houston Texans, sofreu uma lesão moderadamente séria no joelho. O defensor não precisará de cirurgia, mas deverá ficar fora por 4 a 6 semanas. Desde que entrou na liga, em 2009, Cushing já perdeu muito tempo, por lesões prévias e também por uma suspensão por uso de doping. O histórico de contusões do jogador inevitavelmente traz preocupação sobre a recuperação de Cushing.

Nao há dúvida que Cushing fará falta para os Texans, mas a equipe tem recursos defensivos para compor o elenco. Especificamente na posição de inside linebacker, Bernardrick McKinney deve ocupar  o lugar de Cushing até o retorno do titular.

3- Delvin Breaux, Cornerback – New Orleans Saints – Fratura de fíbula

O cornerback Delvin Breaux sabe o que é uma contusão grave. O jogador sofreu, ainda no high school, uma fratura em 3 vértebras, o que o impediu de atuar no futebol universitário. Depois de passagens na Arena Football League (AFL) e na Canadian Football League (CFL), Breaux chegou aos Saints em 2015. Logo em sua primeira temporada na NFL, o cornerback foi muito bem, conseguindo 3 interceptações e sendo escolhido o MVP defensivo da equipe. Com a fratura em um dos ossos da perna, Breaux deve ficar 6 semanas fora da equipe.

Sem Delvin Breaux, a secundária dos Saints cai muito de nível. Os reservas imediatos do cornerback são dois calouros não-draftados, Ken Crawley e De’vante Harris. Considerando que a defesa já não é o ponto forte da equipe, é certo que New Orleans sentirá muita falta de Breaux neste período.

2- Robert Griffin III, Quarterback – Cleveland Browns – Fratura no ombro

O que acontece quando se juntam um quarterback com um histórico grande de contusões é uma equipe para a qual tudo parece sempre dar errado? Parece que a sorte dos Browns e de Robert Griffin III ainda não mudou. Em seu primeiro jogo como titular da equipe, Griffin sofreu uma lesão no ombro, incluindo uma pequena fratura, que deverá afastá-lo do campo por entre 8 e 10 semanas. O estilo de jogo de RG3, frequentemente correndo com a bola, inevitavelmente o coloca em risco para contusões, que por sua vez têm contibuído para a dificuldade do quarterback em se firmar na NFL. Talvez a lesão atual coloque um ponto final nas perspectivas de titularidade de Griffin na NFL.

Para os Browns, a contusão do quarterback coloca o projeto do técnico Hue Jackson em modo de espera. Passar 8 a 10 semanas com Josh McCown como titular diminui muito as (já não muito boas) perspectivas da equipe dos Browns. Se com RG3 valia a aposta, com McCown… talvez seja melhor começar a pensar no draft.

1- Keenan Allen, Wide Receiver – San Diego Chargers – Ruptura do Ligamento Cruzado Anterior do Joelho

Keenan Allen, principal recebedor do San Diego Chargers, está fora da temporada 2016. Já na primeira partida do ano, contra o Kansas City Chiefs, Allen rompeu o ligamento cruzado anterior  (LCA) do joelho direito, necessitando de intervenção cirúrgica. Depois de duas primeiras temporadas muito boas na liga, em 2013 e 2014, o wide receiver tem sofrido com as contusões. Ano passado, já no meio da temporada, o jogador sofreu uma laceração renal, que também o tirou de todo o resto do ano. Agora, além de não jogar em 2016, fica a dúvida sobre o retorno de Keenan Allen. Afinal, muitas vezes, após uma lesão de LCA, os jogadores têm dificuldade de retornar a jogar com a mesma velocidade e explosão anteriores à contusão.

San Diego é uma equipe em transição, particularmente no ataque. Com veteranos como Philip Rivers e  Antonio Gates, além de jovens como Allen e Melvin Gordon, é difícil saber pra que direção aponta o vetor da equipe. Fato é que, sem Keenan Allen, o time perde muito. As demais opções de recebedores ficam muito atrás de Allen em termos de qualidade, o que sobrecarregará muito Rivers, Gates e Gordon. Desta forma, não há contusão na semana 1 mais devastadora do que a de Keenan Allen.

Por um triz

Finalmente, não é possível falar sobre as lesões ocorridas na semana 1 da temporada 2016 da NFL sem mencionar os jogadores (e equipes) que escaparam por pouco de contusões graves, que poderiam ter sido catastróficas para os times. Sammy Watkins, wide receiver do Buffalo Bills, que foi operado na intertemporada devido a um pé quebrado, aparentemente voltou a sentir dor durante e após o jogo contra os Buccanners. Chegou-se a cogitar uma nova fratura para Watkins, mas aparentemente não há lesão. O jogador continuará jogando, ainda que com dor. Já o Seattle Seahawks passou um susto no domingo quando, após levar uma pisada de Ndamukong Suh (dessa vez acidental!), o quarterback Russell Wilson torceu o tornozelo. Apesar disso, Wilson conseguiu terminar o jogo contra os Dolphins e, mais importante ainda, não deve perder outros jogos por conta da contusão. Veremos se a torção impactará a mobilidade do quarterback, tão importante em seu estilo de jogo.

Sabemos que é inevitável que as contusões aconteçam na NFL e, certamente, veremos mais casos de lesões que terão grande impacto no desempenho das equipes ao longo da temporada. Fica sempre a torcida para o menor número possível de contusões graves.

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds