Grupo de donos da NFL ainda insistem na permanência dos Raiders em Oakland

Ao longo da temporada 2016, ProFootball vem reportando as principais novidades acerca da potencial mudança do Oakland Raiders para Las Vegas ou para Los Angeles. O Oakland Alameda County Coliseum, estádio usado pela franquia desde sua volta a Oakland em 1995, é certamente o mais obsoleto da NFL – sofre constantemente com vazamentos hidráulicos e é o único da NFL dividido com um time da MLB (os A’s).

Com efeito, em nada surpreende o fã mais antenado de futebol americano que os Raiders queiram um estádio novo e, se não conseguirem, poderão se mudar. Mudanças são corriqueiras na NFL e o próprio time já passou por duas – ao início dos anos 80 para Los Angeles e em 1995 de volta para Oakland. Embora uma potencial mudança para Las Vegas venha ganhando “ritmo” e “momentum”, o repórter Steve Wyche, da NFL Media, reporta que há uma ala de donos de franquias que não querem que os Raiders deixem a cidade de Oakland.

A opinião dos donos importa na medida que uma realocação só é aprovada pela liga caso 24 dos 32 donos votem afirmativamente para que ela ocorra. Ou seja, é uma maioria qualificada, maioria simples de 17 donos não bastaria. Todo voto conta.

Segundo Wyche, a NFL (e seus donos de franquias) começaram a prestar mais atenção na questão de San Diego depois que os eleitores de lá votaram contra o financiamento público – através da criação de novo imposto – de um novo estádio na região para os Chargers. Portanto, a prioridade reflete a ordem de votos do início deste ano: primeiro Chargers e depois a liga irá pensar nos Raiders. Os Chargers, aliás, tem até janeiro de 2017 para decidir sobre a mudança para Los Angeles (onde iriam dividir estádio com os Rams) ou não.

Estudos feitos pela NFL listaram alguns “contras” na mudança dos Raiders para fora de Oakland. A princípio, a região da Bay Area (Oakland + San Francisco) é um mercado interessante para a liga, dado que além da baía acaba atraindo Nevada, Oregon e o norte da Califórnia. O repórter da NFL media ainda disse que a liga ainda tenta uma saída em Oakland para a construção de um novo estádio. A monetização da franquia na Bay Area seria mais fácil, no longo prazo, do que em Las Vegas. E o dinheiro é a voz mais alta na NFL.

E se o estádio em Oakland não sair?

Wyche reporta que a situação de San Diego será priorizada, como disse acima. Depois de uma decisão acerca daquela, que deve vir ao início de 2017, a liga olhará com mais atenção para os Raiders. Se os Chargers conseguirem um estádio em San Diego (o que parece cada vez mais improvável) E os Raiders não conseguirem nada em Oakland, aí surge a opção da volta do Los Angeles Raiders. No círculo interno de muitos donos de franquia – não foi reportado quais – a decisão por Los Angeles seria bem mais aceitável do que Las Vegas.


“RODAPE"

Embora o estádio esteja com financiamento estatal um tanto encaminhado no playground da America, Vegas possui uma série de “contras” para um time da NFL. A princípio, a liga é uma das mais conservadoras quando o assunto é jogo. Além disso, Vegas é uma cidade tal qual muitas no litoral de São Paulo: a população só aumenta consideravelmente em feriados, o que faz com que uma fan base fixa (ideal no que tange à venda de carnês anuais de ingressos, uma das mais seguras fontes de renda das franquias) seja mais difícil de surgir. Já em Los Angeles, pelo fato dos Raiders já terem jogado lá, a coisa é mais fácil nesse sentido.

Por fim, Wyche reporta algo importante. “Uma fonte com que falei deixa isto bem claro: como prioridade a NFL não quer outro time em Los Angeles agora que os Rams estão lá. Em vez disso, ela quer quatro estádios na Califórnia (Oakland, San Diego, Los Angeles e Santa Clara/San Francisco)”. Isto resume a ideia da liga em querer, para os Raiders, Oakland em primeiro lugar. Depois, se não der e os Chargers ficarem em San Diego, eles iriam para Los Angeles. E só se esta opção não se concretizasse a cidade de Las Vegas poderia receber a franquia preta e prata.

Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds