Uma senha sera enviada para seu e-mail

A não ser que muita coisa mude até oício da semana que vem, Jon Gruden deve ser contratado como novo head coach do Oakland Raiders. O time demitiu Jack Del Rio após a derrota para os Chargers no último domingo, a qual colocou o time com campanha 6-10 – e a demissão parecia, nos bastidores, condicionada aos Raiders conseguirem Gruden.

Contudo, a equipe não poderia anunciar de imediato a contratação. Explica-se; Existe uma regra na NFL, chamada de Rooney Rule em homenagem a Dan Rooney – dono dos Steelers e falecido ano passado – que obriga as franquias a entrevistar um candidato de uma minoria étnica. Assim, Oakland não poderia simplesmente assinar com Jon antes de que outros candidatos fossem entrevistados. Trata-se apenas de uma formalidade nessa altura do campeonato. “Acredito que eles estejam entrevistando candidatos nesta semana”, disse Gruden. “Bem, eu acho que estou sendo considerado, sim… Espero que eu seja candidato”, completou.

Ao mesmo tempo, Gruden não pode ser anunciado porque é o atual comentarista da ESPN americana para o Monday Night Football – e no pacote da ESPN gringa, ainda há um jogo para ele comentar. E os preparativos certamente causarão desconforto, porque trata-se de um jogo do Kansas City Chiefs – potencial rival de divisão de Gruden no futuro próximo. De qualquer forma, sejam os Chiefs ou os Titans, adversário na partida, muito provavelmente nenhum dos treinadores dessas equipes devem cooperar muito nas entrevistas antes do confronto.

“colts"

Gruden treinou os Raiders há 17 anos

Jon Gruden treinou o Oakland Raiders de 1999 a 2001 – deixou o cargo 17 anos atrás ao ser trocado para o Tampa Bay Buccaneers. A última partida dele em Oakland foi a eliminação ante o New England Patriots no jogo que, para todos os efeitos, é considerado oício da Dinastia – o Tuck Rule Game. Em 2002, Gruden foi campeão com o Tampa Bay Buccaneers contra o Oakland Raiders no Super Bowl – e em Tampa, ficou até 2008.

Naquela temporada, perdeu para os Raiders e foi demitido. Como o mundo é um enorme moinho, ele deve voltar na temporada que vem com a expectativa de salvar Derek Carr de uma das piores temporadas de sua carreira, na qual o quarterback regrediu. Não foram revelados detalhes da proposta dos Raiders para Gruden, mas acredita-se que inclua uma porcentagem das ações do time – o que certamente balançou o treinador.

Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony ou no facebook – e ainda, nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

“RODAPE"